sexta-feira, 21 de maio de 2010

Uso do Chat como mediador Pedagógico



O uso pedagógico do chat, ou sala de bate-papo on line é um campo a se investigar e pode trazer novas dimensões não só para o ensino à distância, mas como instrumento de construção de conhecimentos, pesquisa, troca de informação e comunicação entre sujeitos que buscam aprender, seja com instituições de ensino ou não.
Essa nova realidade cria e exige outra postura do professor. Portanto, o ato de pensar e fazer educação assume um novo paradigma em que, na era digital, o aluno passa a ser o gerenciador do seu próprio conhecimento, sendo o professor o mediador nessa construção do saber.
Podemos perceber que o chat é uma ferramenta que favorece a comunicação entre grupos.Os alunos interagem com os outros participantes por meio da comunicação escrita, utilizando códigos peculiares do ambiente virtual. Essa ferramenta pode contribuir para o aprimoramento da capacidade de raciocínio e agilidade na escrita. Após o chat, deve ser gerado um relatório de registro que deve ser analisado pelos professores e alunos na busca de identificar o que foi discutido, incluindo os assuntos mais palpitantes ou questões gramaticais, com vistas a levar os participantes a uma reflexão. Além disso, o chat pode ajudar os professores a entender os assuntos que mais interessam seus alunos e, dessa forma, desenvolver uma pedagogia de projetos que tem seu foco nas reais necessidades dos participantes.
Dessa forma, essa ferramenta deve ser inserida na escola, com vistas a favorecer o progresso e o desenvolvimento de alunos e professores em toda a sua dimensão. Nesse âmbito, se faz necessário um repensar sobre o papel do professor e o que o futuro aponta para a sua prática. Assim o professor na era da informação está envolvido com processos múltiplos do conhecimento que pressupõe flexibilidade, interatividade, adaptação e cooperação.

O chat como mediador pedagógico. Vanessa dos Santos Nogueira.Pedagoga
Colunista - Brasil Escola.com Disponível em: 21/05/2010.http://www.educador.brasilescola.com/trabalho-docente/o-uso-pedagogico-chat.htm.

Kelly Deise, aluno do 3° período manhã.

7 comentários:

  1. O chat é umas das ferramentas da web a qual não se pode fugir, servindo a elaboração de aulas a distancia, a organização de trabalhos em grupo etc.
    Patrícia Fernanda Souza Vasconcelos, 3° período manha.

    ResponderExcluir
  2. Monitora Evaneide Silva21 de maio de 2010 às 18:19

    Otímo tema Kelly.
    Pois o chat está sendo usado como ferramenta básica no ensino de educação á distancia pelas universidades virtuais,como exemplo o Moolde,que é uma sala virtual.

    ResponderExcluir
  3. O chat é uma ferramenta muito importante e que deve ser utilizada na educação a distancia, pois ha uma comunicação entre aos usuários que é de grande importância no processo ensino aprendizagem, e flexível as necessidades de cada um.
    vanessa camelo

    ResponderExcluir
  4. Imagino o dia em que a universidade tiver suas salas e turmas presenciais ligadas a internet de forma eficiente. Assim será possível usar o chat em contato direto com outras universidades e organizações, debater com outros professores, alunos e profissionais. O futuro da educação com as TICs é promissor.

    Cledson - G2 - Turma 02 Tarde

    ResponderExcluir
  5. Monitora Evaneide Silva25 de maio de 2010 às 06:42

    Usar o Chat como ferramenta para socialização dos alunos,mais tímidos da sala,proporciona,uma melhor atuação deste aluno com a turma.
    Através da linguagem escrita,o aluno se sentirá mais confortável em dar sua opnião sobre algum assunto.Já que na sala sentiria vergonha e com medo,passando por um constrangimento perante todos,o que não seria bom para o desenvolvimento deste aluno.

    ResponderExcluir
  6. O chat é uma importante ferramenta para educação, permitindo comunicação virtual em tempo real, porém não basta ter só a idéia, pois o professor tem que possuir habilidades necessarias para transformar suas aula atrativas, objetivas e o que é mais importante produtivas.

    Merielle Pereira/3periodo/Noite/G1

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário