Programa "Professor Plugado"
A secretaria de João Pessoa através do programa "professor plugado" que é um projeto desenvolvido junto com o Governo Federal que busca capacitar professores da rede municipal com aulas sobre introdução à educação digital, e ao concluir esta etapa os docentes recebem noteboocks, sendo importante salientar que o programa é voltado apenas para os gestores efetivos.
Segundo a diretora do Departamento de Informática Educativa da Secretaria Municipal de João Pessoa (SEDEC), Daniele Dias com os cursos os professores aprendem sobre o uso pedagógico de tecnologia da informação relacionados aos conteúdos educacionais na escola pública.
Diante da informação apresentada não podemos negar que seja um grande avanço para a educação pública, mas o programa acaba favorecendo parte do docentes e com isso acaba desfavorecendo o próprio aluno. Porém esta ferramenta não vem apenas para atualizar o corpo docente mais tornar o aluno mais próximo do mundo digital, sendo necessário expandir o programa a todos, sabendo de início que é impossível devido ao grande número de contratos existentes, mas não sendo necessário discutir sobre isso, e sim refletir sobre o programa e suas metas já que irá atender parte do alunado.
Mª da conceição, 3º Período Noite G4
Há muito que se analisar ainda esse programa, pois tenho encontrado professores que fizeram parte do curso somente porque o resultado final seria a premiação (o notebook), sairam do mesmo modo que entraram, sem saber como usar, porém de posse do hardware. Vale salientar que qualquer iniciativa é sempre bem vinda, e que os resultados aparecerão a médio ou longo prazo.
ResponderExcluirA inclusão dos professores na era digital e muito importante, e ao eles receberem os noteboocks, eles vão fica ainda, mas adaptados a essa nova era, e seria ainda melhor que isso fosse aplicados para os alunos deixando ainda, mas por dentro dessas novas tecnologias.
ResponderExcluirvanessa camelo
É um bom começo para implantar as TICs de forma pedagógica nas escolas. Realmente esses cursos rápidos não trazem preparação, mas abrem a possibilidade para o(a) professor(a) interessado(a) aprender mais, e se ele(a) tem o equipamento, aumenta as chances de capacitação.
ResponderExcluirLúcia Maria - G2 - Turma 02 Tarde
È bom saber o nosso sistema de ensino tem caminhado (ainda que em pequenos passos)rumo ao progresso...
ResponderExcluirEste projeto é um bom exemplo, ele juntamente com a formação continuada devem estar sempre em constante avaliação para que ambos possam alcançar de fato seus objetivos.
E não apenas permanecer em bonitas palavras que convencem apenas aqueles que não o conhecem na prática.
O curso de capacitação para os professores da rede municipal de Joaõ Pessoa é uma avanço, é importante, quanto a isso não há questionamentos, porém é preciso repensar um pouco mais sobre o intuito, de fato, com que os professores participam deste. Alguns profissionais assistem a aula meramente e infelizmente, apenas para receber o notebook. Isso é uma realidade. Não sabem eles que os aspectos técnicos do uso é de fundamental importância para que se possa desenvolver os aspectos pedagógicos que essas ferramentas podem oferecer. Não adianta saber "MEXER" no computador, é preciso saber U.S.Á - L.O de forma coerente!
ResponderExcluirIngrid Biserra/ pedagogia/ 3º período/ tarde/ g5