quinta-feira, 20 de maio de 2010

Programa "Professor Plugado"
A secretaria de João Pessoa através do programa "professor plugado" que é um projeto desenvolvido junto com o Governo Federal que busca capacitar professores da rede municipal com aulas sobre introdução à educação digital, e ao concluir esta etapa os docentes recebem noteboocks, sendo importante salientar que o programa é voltado apenas para os gestores efetivos.
Segundo a diretora do Departamento de Informática Educativa da Secretaria Municipal de João Pessoa (SEDEC), Daniele Dias com os cursos os professores aprendem sobre o uso pedagógico de tecnologia da informação relacionados aos conteúdos educacionais na escola pública.
Diante da informação apresentada não podemos negar que seja um grande avanço para a educação pública, mas o programa acaba favorecendo parte do docentes e com isso acaba desfavorecendo o próprio aluno. Porém esta ferramenta não vem apenas para atualizar o corpo docente mais tornar o aluno mais próximo do mundo digital, sendo necessário expandir o programa a todos, sabendo de início que é impossível devido ao grande número de contratos existentes, mas não sendo necessário discutir sobre isso, e sim refletir sobre o programa e suas metas já que irá atender parte do alunado.
Mª da conceição, 3º Período Noite G4

5 comentários:

  1. Há muito que se analisar ainda esse programa, pois tenho encontrado professores que fizeram parte do curso somente porque o resultado final seria a premiação (o notebook), sairam do mesmo modo que entraram, sem saber como usar, porém de posse do hardware. Vale salientar que qualquer iniciativa é sempre bem vinda, e que os resultados aparecerão a médio ou longo prazo.

    ResponderExcluir
  2. A inclusão dos professores na era digital e muito importante, e ao eles receberem os noteboocks, eles vão fica ainda, mas adaptados a essa nova era, e seria ainda melhor que isso fosse aplicados para os alunos deixando ainda, mas por dentro dessas novas tecnologias.
    vanessa camelo

    ResponderExcluir
  3. É um bom começo para implantar as TICs de forma pedagógica nas escolas. Realmente esses cursos rápidos não trazem preparação, mas abrem a possibilidade para o(a) professor(a) interessado(a) aprender mais, e se ele(a) tem o equipamento, aumenta as chances de capacitação.

    Lúcia Maria - G2 - Turma 02 Tarde

    ResponderExcluir
  4. È bom saber o nosso sistema de ensino tem caminhado (ainda que em pequenos passos)rumo ao progresso...
    Este projeto é um bom exemplo, ele juntamente com a formação continuada devem estar sempre em constante avaliação para que ambos possam alcançar de fato seus objetivos.
    E não apenas permanecer em bonitas palavras que convencem apenas aqueles que não o conhecem na prática.

    ResponderExcluir
  5. O curso de capacitação para os professores da rede municipal de Joaõ Pessoa é uma avanço, é importante, quanto a isso não há questionamentos, porém é preciso repensar um pouco mais sobre o intuito, de fato, com que os professores participam deste. Alguns profissionais assistem a aula meramente e infelizmente, apenas para receber o notebook. Isso é uma realidade. Não sabem eles que os aspectos técnicos do uso é de fundamental importância para que se possa desenvolver os aspectos pedagógicos que essas ferramentas podem oferecer. Não adianta saber "MEXER" no computador, é preciso saber U.S.Á - L.O de forma coerente!

    Ingrid Biserra/ pedagogia/ 3º período/ tarde/ g5

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário