sexta-feira, 28 de maio de 2010

Um pouco sobre "Ferramentas de Busca"

Durante a década de 90 o Cadê? e o Altavista eram referências como fonte de pesquisa, mas isso durou até o Google ‘vir ao mundo’. O Cadê? era uma das principais fontes de pesquisa de páginas nacionais e o Altavista era uma referência mundial.
A primeira ferramenta de busca, denominada Archie, nasceu antes da origem do World Wide Web, desenvolvida por um estudante da Universidade de Montrel em 1990, nela estava armazenada uma lista de diretórios de arquivos disponíveis em servidores FTP públicos.
Em 1993 foi criado o primeiro Web Crawler – o “robô” responsável por varrer e indexar os websites – mas sua finalidade era apenas medir o tamanho da internet. O JumpStation foi a primeira ferramenta de busca que uniu os elementos básicos dos motores de pesquisa – o crawler, a indexação e a pesquisa – porém suas buscas só obtinham resultados através dos títulos das páginas. Em 1994, o Web Crawler foi capaz de buscar por informações em qualquer parte do corpo da página, e a partir daí, surgiram várias ferramentas, como por exemplo, o Altavista.
O Cadê? foi criado em 1995, moldado pelo Yahoo e funcionava como diretório, onde as páginas eram catalogadas manualmente.
Em 1995 surge o protótipo de busca do Google, que vai sendo aperfeiçoado e em 1998 dá origem a empresa Google Inc. A ferramenta de busca do Google trouxe novos componentes à tecnologia dos motores de busca e o mais importante foi o PageRank – organiza o ranking dos resultados da pesquisa.
O Cadê? e o Altavista dominaram o mercado das ferramentas de busca até 1999 e a partir daí o Google toma conta com seu auto nível de popularidade.
O Google desenvolveu – e desenvolve - diversas ferramentas para oferecer o resultado esperado de uma pesquisa e investe bastante nesse ramo. Não dizendo que é a melhor dentre todas as ferramentas de busca, e que as outras não investem no ramo, mas podemos realizar uma busca em duas ferramentas e veremos a classificação dos resultados e a partir daí fazer uma análise na relevância desses resultados. Que tal fazer o teste? Busque sobre os mesmos temas no Google e no Cadê? e descreva sua opinião.

Janaíne Maurício; turma 2, G7

9 comentários:

  1. Tuana Porto - Turma 02 (tarde) - G730 de maio de 2010 07:47

    Muito interessante! As ferramentas de busca ao passar do tempo ganham mais credibilidade pela grande utilização dos sites de busca... Acredito que o google hj faz toda a diferença,em relação a outros sites!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto e da sugestão de atividade!
    Experimentar, analisar e avaliar são ações importantes para os educadores que pretendem fazer usos mais adequados dessas ferramentas no processo de ensino e aprendizagem.

    ResponderExcluir
  3. Foi muito sugestiva sua comparação.!
    É bem verdade que hoje tudo que se quer saber e pesquisar só se lembra mesmo é do famoso GOOGLE.Nós como então alunos e futuros docentes não podemos desempenhar nossas atividades sem essa ferramenta tão essencial para pesquisas...é tudo de bom!!

    ResponderExcluir
  4. Gicele - turma Noite11 de junho de 2010 16:47

    Gostei da sua comparação e as suas dicas!

    ResponderExcluir
  5. É, não adianta. O Google sai na frente em velocidade e em quantidade. A qualidade não dá pra analisar, pois são muito resultados, mas observem as diferenças. O termo da minha pesquisa foi "TIC's na educação". O resultado foi o seguinte:

    Google: Aproximadamente 515 mil resultados em 0,25 segundos.

    Cadê?: Aproximadamente 88 mil resultados em 2 segundos.

    Isso não dá certeza da qualidade, mas o fato é que o Google é mais abrangente e encorpado. Mas a concorrência sempre faz maravilhas, quanto mais mecanismos de busca em expansão faz com que eles cresçam em quantidade e qualidade. Nós, sabendo filtrar direitinho o que queremos, só temos a ganhar.

    ResponderExcluir
  6. É, as ferramentas de busca são muito úteis. Por meio de palavras-chave encontramos o assunto que estamos procurando em poucos segundos. E o Google ,sem dúvida, chega na frente dos concorrentes em termos de quantidade de informação e de velocidade dessa informação. Essa ferramenta utilizada de forma coerente, nos ajuda bastante no dia-a-dia!


    Ingrid Biserra/ pedagogia/ 3º período/ tarde/ g5

    ResponderExcluir
  7. Em outras palavras, as ferramentas de busca seria a chave de uma porta, que aberta nos mostra caminhos para o conhecimento, para informação, onde o passado encontra o presente e cria o futuro.

    Gildo albino de Figueirêdo 3º período noite

    ResponderExcluir
  8. O melhor da disciplina educação e tecnologia, foi ter aprendido a pesquisas nessas ferramentas de busca como google acadêmico por ter credibilidade e ser um site seguro, facilitando e desenvolvendo a aprendizagem.

    Merielle/3perido/noite/G1

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário