sexta-feira, 28 de maio de 2010

Chat na Educação

A utilização do computador como ferramenta de ensino está sendo uma idéia cada vez mais difundida nas escolas. Percebe-se a importância desse instrumento em sala de aula na seguinte citação:
“(...) Cada dia surgem novas maneiras de usar o computador como recurso para enriquecer e favorecer o processo de aprendizagem. Isso nos mestra que é possível alterar o paradigma educacional; hoje, centrado no ensino, para algo que seja centrado na aprendizagem” (Valente, 1993: 1)
“ Pensar no chat como uma ferramenta pedagógica é algo desafiador para o professor, visto que ele assumirá outro papel, o de não ser mais meramente um repassador de informações, mas um mediador. Ele deixa de ser o centro do saber e estará interagindo com os participantes por meio das novas tecnologias. Desta forma, o professor na era da informação está envolvido com processos múltiplos do conhecimento que pressupõe flexibilidade, interatividade, adaptação e cooperação.”
http://chateducativo.spaceblog.com.br/765955/O-uso-do-chat-na-educacao/

Adriana Nascimento da Silva 3º período manhã

3 comentários:

  1. Kenia Karla Manhã 3º Periodo28 de maio de 2010 às 18:03

    Concordo, seria muito bom se todos os docente tivesse essa preocupação de ser flexivel,interativo e mediador fazendo uso do chat com seus alunos.

    ResponderExcluir
  2. Adriana, boa indicação de leitura!
    É realmente um desafio usar o chat. O professor precisa ter objetivos definidos e mediar bem a conversação. Além disso, é preciso produzir uma síntese final que demonstre o caminhar da discussão.

    ResponderExcluir
  3. É difícil para o professor aceitar que não mais é o mediador dos seus alunos, ele não mais está sozinho nessa transmissão de conhecimento e sim a tecnologia assumiu esse papel também e que antes era só do professor e agora em conjunto faz lado a lado atecnologia o conhecimento e a informação.

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário