sábado, 15 de maio de 2010

Essa bela animação apresenta a visão da TerraForum Educação sobre a inserção da tecnologia na educação, demonstrando a transformação da mesma com o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC's), mobilizando a aprendizagem colaborativa e possibilitando a superação das fronteiras das salas de aula e escolas, ampliando a abrangência da educação por meio das redes.



É interessante notar que na animação é colocada a questão de que não é só inserir a tecnologia na sala de aula, mas sim a maneira de como essa tecnologia vai ser utilizada. Mostra a integração das TIC's com o mundo, a natureza, a realidade dos alunos e o elo da tecnologia com itens que já fazem parte e sempre irão fazer da educação, como os livros.

Lidiane Lima | G1 - Noite

7 comentários:

  1. Quando vamos pensar em tecnologias inseridas em sala de aula, devemos sempre associar, a maneira na qual ela será aplicada. Pois se ela for colocada de qualquer formar pode ser que não alcance o mesmo objetivo esperado. Por isso é necessário que hoje não só o aluno se inclua ao mundo digital/virtual/tecnológico, mas que os professores estejam preparados para exercer tal função com capacidade. Roberya Viana/ Pedagogia / tarde - turma 2 / 3ºperiodo

    ResponderExcluir
  2. Quando se fala de tecnologias em sala de aula, existe ainda uma insegurança por parte tanto dos professores, quanto do grupo determinado para desenvolver atividades com os alunos, tendo em vista que algumas vezes não acontece um planejamento visando uma conexão entre assunto proposto para aula e as ferramentas disponiveis, proporcionando apenas momentos de distração sem nenhum acompanhamento pedagogico. Sendo assim, professores, equipe pedagogica e responsaveis pela parte de informatica tem que trabalhar juntos afim de sanar lacunas deixadas por falta de planejamento e cooperação.
    Patrícia Fernanda Souza Vasconcelos, pedagogia-manha, 3° periodo

    ResponderExcluir
  3. Luciana Ipolito, Vespertino, G5.17 de maio de 2010 às 16:56

    É bem verdade que não adianta investir em novas tecnologias se a métodologia permanece a mesma. Tão importante quanto o investimento tecnologico é a capacitação dos profissionais.

    ResponderExcluir
  4. Ataíze, Noite, G1.17 de maio de 2010 às 17:01

    Não há tecnologia que surta efeito se a metodologia permanecer a mesma. É preciso qualificação profissional, pois não basta introduzir uma ideia...é preciso dar subsídios para que a mesma aconteça com sucesso.

    ResponderExcluir
  5. É muito legal inseri a tecnologia a sala de aula, mas pra isso a escola deve esta preparada estruturalmente pra atende as necessidades dessa educação, e os professores capacitados, devendo ser habilitados, para saber passa os conteúdos de forma adequados as essas novas tecnologias de forma interessante.

    Vanessa Camelo

    ResponderExcluir
  6. Merielle, noite, G119 de maio de 2010 às 18:42

    Concerteza, a tecnologia é um recurso que vem para auxiliar as necessidades da educação, porém deve ter toda uma metodologia, professores capacitados para interagir junto aos seus alunos, com uma estrategia que leve seus alunos a despertar o interesse pela aprendizagem.

    ResponderExcluir
  7. Hedy Lamar,Noite, G115 de junho de 2010 às 07:55

    A tecnologia ela veio para modificar a nossa visão de que a educação estar preza naquela visão, que só é feita através de um quadro e um giz e na verdade não é!È muito mais do que isto.

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário