quinta-feira, 20 de maio de 2010

Tecnologia na Escola - Gestão

Foram implantados computadores nas escolas públicas, e apesar de saber da resistência dos professores para o uso das máquinas, uma questão que chamou especialmente minha atenção é que a gestão escolar também não tem desempenhado seu papel no que diz respeito à uma estratégia para a utilização, e também no que diz respeito à manutenção dos computadores, ao meu ver enquanto as máquinas são novidade, ainda são criadas políticas de zelo, porém, com o passar do tempo podemos notar que os pc´s são completamente esquecidos. Certamente é uma questão também que necessita de enfrentamento, fiscalização talvez?
Semíramis, 3° período noite - G4

8 comentários:

  1. Sem dúvida Semíramis, sabemos que as questões para enfrentamento de grande parte dos problemas encontrados na escola, só serão possíveis através de fiscalização dos órgãos competentes.
    Alexandro Pereira - 3ºp. Noite

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, Semíramis existem esses computadores que o "governo" envia para as escolas, mas nem sempre é ultilizados como verdadeiramente é para ser, tiro um exemplo da escola da minha irmã os pc's chegaram, modernos e sabe para que serve? Para fazer ofícios, trabalhos da escola...
    O aluno não pode chegar nem perto da sala pois não é permitido!!!
    DEVE HAVER UMA FISCALIZAÇÃO SIM!!

    3ºperíodo/ g3/ tarde

    ResponderExcluir
  3. Realmente o que está faltando é a fiscalização dos órgãos responsáveis. Os pc's até chegam nas escolas, mas será que estão sendo usados?
    Na escola em que eu trabalho do município tem uma sala de informática, mas nunca vi professores e nem alunos utilizandos.O acesso é totalmente interditado... Então a sala está servindo somente de enfeite para a escola!

    Deyseane Santana 3°período/G2/noite

    ResponderExcluir
  4. Em alguns casos acredito que sim. Boa colocação a sua.
    Patrícia Fernanda Souza Vasconcelos, 3° periodo, manha.

    ResponderExcluir
  5. Monitora Evaneide Silva21 de maio de 2010 às 18:07

    Em minha leitura do livro"Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância da Autora Vani Moreira Kenski-6°Edição-papirus editora.

    Ela trata em um capitulo sobre as Tecnologias e as mudanças necessárias para o ensino e o trabalho docente,dentre ela quero destacar:

    1-No Atual momento tecnológico,não basta ás escolas a posse de computadores e Softwares para o uso em atividade de ensino.É preciso também que esses computadores estejam interligados e em condições de acessar a Internet e todos os demais sistemas e serviços disponíveis nas redes,a internet potencializa as possibilidades de acesso ás informações e a comunicação da escola com todo o mundo.

    Sobre a Gestão ela relata que seria necessária reestruturações da instituição escolar que começam a utilização efetiva das novas tecnologias,sobretudo com o uso das redes.A Gestão(envolvendo aspectos políticos e administrativos) desse novo momento educacional diz respeito a reorganizações gerais que vão da formação de novos grupos de alunos,em turmas e classes que atendam mais diretamente aos interresses e objetivos da nova lógica educacional,até a reformulação do espaço fisico de ensino e aprendezagem:salas ambientes,laborátorios,midiatecas ou bibliotecas,quadras e pátios.

    ResponderExcluir
  6. É necessário haver sim uma política para a utilização dos computadores e da manutenção, só assim vai haver uma continuidade do uso deles, há uma necessidade de uma reestruturação nesse sistema.
    vanessa camelo

    ResponderExcluir
  7. REALMENTE TER QUE EXISTIR UMA POLITICA, RELACIONADA A MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES.
    TORNANDO ASSIM UMA FPRMA DE VALORISAR O PROFISSIONAL E AO MESMO TEMPO VALORISAR O NOSSO MEIO AMBIENTE.

    REINALDO DE PAULO DINIZ

    ResponderExcluir
  8. Estou encantada com muitos posts, e que a grande maioria fala da dificuldade de se trabalhar as TIcs na educação e realmente Semirames, esta é uma realidade que ainda encontramos, mesmo havendo tantos debates sobre a tecnologia na educação, quando as escolas não fazem o subuso, elas acabam fechando os laboratórios com receio dos alunos quebrarem, mas como estes poderão aprender, se não terão acesso na própria escola, esta que tem o papel de auxiliar o aluno na construção de conhecimentos, todas essas falhas acaba fazendo com que os educandos aprendam de maneira errônea e utilizem para outros fins.

    Lidiane Nayara Nascimento dos Santos, 3º período, noite.

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário