sábado, 29 de maio de 2010

Comunidades virtuais

Comunidades são grupos de pessoas que se unem espontâneamente em torno de assuntos, interesses, vontades, comportamento e atitudes comuns em relação a algum tema. Isto quer dizer que pessoas "parecidas" podem pertencer a comunidades diferentes e pessoas aparentemente "tão diferentes" podem pertencer às mesmas comunidades. As comunidades virtuais mais conhecidas são: orkut, twitter, facebook, myspace.
O orkut, e o mais popular, pois todos podem criar um perfil, na verdade está fazendo parte da vida de muitas crianças e jovens, por proporcionar, a criação de comunidades e das pessoas se apresentarem no contexto digital. O objetivo principal do orkut é promover uma maior socialização entre as pessoas, contribuindo para a troca de informações e conhecimentos. Os professores devem utilizar o orkut em suas atividades em sala de aula, uma das formas e a criação de comunidades contendo conteúdos a serem discutidos pelos alunos em sala de aula, sendo que estas discussões devem ser mediadas pelo professor, estimulando o debate em sala.
Wilma Martins, 3º período noite.

6 comentários:

  1. Anaí Silveira-3º período-tarde-G3.31 de maio de 2010 às 18:35

    Oi Wilma, é incrível ver como quase tudo pode ser utilizado em favor da educação, achei muito legal essa possibilidade que você aponta para o uso do orkut, como ferramenta de trabalho para o professor e de aprendizagem para os alunos. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Acrescento a ideia de analisar os aplicativos que o Orkut disponibiliza (ex.: fazendinha)para discutir questões educativas relacionadas com esses jogos. Tais como: valores, hábitos, atitudes, identidade, etc. É preciso problematizar o uso desses recursos e repensá-los juntamente com as crianças e os adolescentes.

    ResponderExcluir
  3. A tecnologia veio mesmo para assumir o seu papel na educação onde temos buscas em todos os assuntos do conhecimento que queira pesquisar.Wilma, não é mesmo fantástico?
    A nossa educação está de parabéns!

    ResponderExcluir
  4. É interessante como podemos utilizar a comunidade virtual para a educação. Esta pode ser ultilizada na educação proporcionando uma maior interatividade com professores e alunos, mas sempre com o mediador.

    ALINE MANOELA 3º PERÍODO NOITE

    ResponderExcluir
  5. Mírian Vital - Pedagogia 3º P-Noite22 de junho de 2010 às 17:27

    Muito interessante seu texto, concordo quando você fala que deve ser bem ultilizado, principalmente quando usado em sala de aula.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que as comunidades virtuais implicam, mais exatamente, uma nova forma de ligação que passa a existir no meio de, ou entre, comunidades no espaço real, biológico, ligando-as e estendendo-as, trazendo mesmo novas formas de interação entre pessoas.

    Queli Rodrigues Dantas, aluna do 3°periodo noturno

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário