domingo, 30 de maio de 2010

Ferramentas de busca inseridas na educação.

As ferramentas de busca foram inseridas na educação como metodologia,com intuito de ajudar no aprendizado do aluno, de forma que seja utilizada como recurso para o seu estudo. Apesar das ferramentas inicialmente terem sido introduzidas na educação com intuito de ajudar, muitos profissionais de educação ainda não se sentem capacitados para lidarem com esse novo universo.
A parti desse momentos as instituições de ensino começaram a investir na capacitação dos seus profissionais para que eles pudessem trabalhar adequadamente diante desse " novo mundo", e dos alunos.
As ferramentas de buscas,proporcionam ao seu usuario ajuda para raciocinar, questionar, refletir, a descobrir conhecimentos, e entre outras coisas são meios de armazenamento, recuperação e distribuição do conhecimento, dessa forma auxiliando na aprendizagem escolar.

Juliana da Rocha Ferreira; turma 2, 3º período

8 comentários:

  1. Jéssica, 3° tarde31 de maio de 2010 às 05:01

    Adorei sua postagem... acretido que a utilização das ferramentas de busca na educação é de grane importancia, pois desperta no aluno o interesse pela pesquisa,pelo descobrir o novo através da sua busca.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com Jéssica também, pois só assim o aluno poderá gostar mais de estudar, ter interesse naquilo que ele quer fazer futuramente e se aprofundar mais e mais...

    3ºperíodo/g3/tarde

    ResponderExcluir
  3. Sugiro acrescentar ao texto informações sobre as ferramentas de busca mais utilizadas pelos internautas e orientações sobre como podem ser usadas por professores e alunos em suas atividades escolares.

    ResponderExcluir
  4. É isto aí Juliana!As ferramentas de busca são bastante valiosas, no entanto os professores e alunos necessitam de orientação, como Lebiam disse.Que bom se realmente as instituições de ensino estão investindo na capacitação de seus profissionais,conforme o texto...

    ResponderExcluir
  5. É verdade Juliana, as ferramentas de buscam são muito importantes.
    Vale frisar que é necessário conhecer para sim utilizá-las como auxílo educacional.

    ResponderExcluir
  6. Muito bem colocado, as ferramentas de busca são mesmo muito valiosas, no entanto, é necessário que os alunos tenham a orientação dos professores para utiliza-las da melhor forma.
    Interessante poder conhecer outras ferramentas além do Google.

    Mª da Conceição A. Nunes, turma 2, 3°período.

    ResponderExcluir
  7. Como várias pessoas já comentaram, o mais importante no uso de ferramentas de busca para o ensino é saber como usá-las, daí entra o auxílio profissional. Sim, pois o Google, mesmo sendo o maior compilador de material do mundo, não é uma ferramenta de busca específica. Para tal, o próprio Google oferece ferramentas alternativas mais específicas e eficientes, como o Google Acadêmico. Mas não só de Google vive a net, é possível acessar material de ótima qualidade a partir de diversos outros sites e mecanismos de busca específicos, voltados para o ensino.

    ResponderExcluir
  8. Embora não seja especialista no assunto, acho sim que as ferramentas de busca podem ajudar o aluno a encontrar mais fontes de pesquisa. Entretanto cabe ressaltar que elas também podem prejudicar levando a fontes não confiáveis de informação.

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário