quarta-feira, 19 de maio de 2010

Realidade virtual e educação

A realidade virtual ampliou-se muito com os avanços tecnológicos, onde várias areas do conhecimento se beneficiaram como por exemplo a saúde, educação e lazer, na saúde em exames e cirurgias na educação com os simuladores de exercícios e na exposição de conteúdos, e no lazer nos jogos e objetos tecnológicos. O mundo virtual tem várias características que trazem o usuário para outro mundo no qual ele passa a fazer parte, gerado virtualmente por um computador, utilizando várias vias, como sensorial a percepção e o controle, e assim simulando um mundo real, proporcionando ao indivíduo uma sensação de liberdade.
A educação é um processo de descoberta, observação e construção de conhecimento, sendo assim a realidade virtual pode ser um instrumento aliado para a melhoria e evolução na educação, com isso presente na educação permitir experiências (descobrir, explorar e construir), sendo interativo, incentivando assim o aluno a interagir no contexto em que ele estar inserido.
Esse instrumento aliado a educação permite, bastante evolução podendo envolver mais os alunos nas atividades de sala de aula, já a interatividade pode ser utilizada nas atividades, permitindo uma melhor análise, trazendo motivação aos estudantes, muito importante no processo ensino aprendizagem, por que sai da rotina e torna os conteúdos mais atraentes, buscando uma maior participação dos alunos na sala de aula, tornando um espaço diversificado, contribuindo no processo ensino-aprendizagem.
Segundo Demerteco "nos mundos virtuais o aluno é um agente ativo, que constrói seu conhecimento na interação entre sujeito e objeto"(2004. p 80). As tecnologias estão sendo inserida nas educação/escola muito lentamente devido à falta de estrutura das escolas para receber esses novos métodos tecnológicos, devido também aos altos custos desses aparelhos eletrônicos, e os professores que não são qualificados para utilizar esses recursos, fazendo com que eles deixem de usar isso devido às dificuldades que terão que enfrentar.
Vanessa Camelo

6 comentários:

  1. LUCIANA IPOLITO, vESPERTINO, G5.20 de maio de 2010 às 16:09

    É VERDADE , A REALIDADE VIRTUAL E A EDUCAÇÃO PODEM SIM SER DUAS GRANDES ALIADAS, MAIS PARA TANTO, É PRECISO CAPACITAR PROFISSIONAIS, BEM COMO, INVESTIR EM EQUIPAMENTOS PARA AS ECOLAS.

    ResponderExcluir
  2. Tuana Porto - Turma 02 (tarde) - G720 de maio de 2010 às 18:13

    Como foi discutido em sala pela comunicação oral do artigo, o mundo virtual pode possibilitar uma aprendizagem interativa sendo que a realidade daquele aluno será processada de formas diversificadas constituídas no mundo virtual! Essa concepção para crianças parece ser fantástica! Porém, deve existir uma mediação de conhecimentos acerca dos mesmos, possibilitando o padrão de "normalidade" de envolvimento dessa "diferente realidade". A criança pode aprender e utilizar o mundo vistual tbm como um momento de diverssão, sendo que deverá existir limites para que ela não saia da sua verdadeira realidade!

    ResponderExcluir
  3. Sawana Araújo- G1- Tarde21 de maio de 2010 às 19:10

    Oii,Vanessa!!
    É verdade a tecnologia pode e deve ser uma aliada para uma melhor educação, basta que a escolas tenham equipamentos para ultiza-ló na aulas a exemplo de mais um recurso pedagógico

    ResponderExcluir
  4. Na sociedade que estamos enseridas hoje sem dúvidas devemos explorar mais estes recursos em sala de aula, fazendo com que os alunos participem mais das aulas, pois sabemos que eles estão cada vez mais adeptos deste meio de interação que encontramos nas comunidades virtuais. Wilma Martins, 3ºperíodo, noite.

    ResponderExcluir
  5. Sim, o mudo virtual já tá dizendo um outro mundo onde as pessoas vivem de um jeito diferente do mudo real, com mais liberdade enfim.Na educação fica de uma forma interativa com o aluno mais critico e criativo...

    ResponderExcluir
  6. Qualquer instrumento virtual pode ser adaptado para uso no ensino. Para tanto, basta ter em mãos o conhecimento necessário para formatar um determinado recurso virtual para que ele seja inserido numa sala de aula ou em qualquer lugar onde se queira explorar o conhecimento. A realidade virtual anda hoje lado a lado com a real, sabendo balanceá-las de forma coerente é possível se atingir um nível bem maior de aprendizado com possibilidades gigantescas de interação, tanto real, quanto virtual. Cabe aos educadores saberem aproveitar ao máximo as possibilidades oferecidas pela interação virtual.

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário