sexta-feira, 28 de maio de 2010

Primórdios das Ferramentas de Busca

Quem sabe quais forma as primeiras ferramentas de busca? Com quais finalidades as ferramentas de busca surgiram? Em que época surgiram? Como podemos defini-lás?

A necessidade de se criarem meios que servissem para a localização de recursos informacionais, ou seja, de instrumentos de pesquisa surgiu logo após o aparecimento da internet ou da rede mundial como também pode ser conhecida. As ferramentas de busca são Programas ou web sites que procuram localizar páginas ou informações, através de títulos, resumos, descrições, palavras-chaves ou endereço de localização de página (URL). Tendo estes programas a finalidade de seus usuários obterem respostas relevantes as suas buscas, de maneira organizada, rápida e eficiente. Podendo estas serem classificadas em dois modelos básicos : os motores de busca e os diretórios, além das ferramentas de busca que não possuem sua própria base de dados e acionam as bases de outras Ferramentas, que são os metapesquisadores, e como exemplos dos mesmos, temos o MetaCrawler e o Metaminer. Essas “ferramentas” tem a necessidade de se conhecer os mecanismos de busca originais, ou seja, os sites que estes utilizam para executar a pesquisa, de modo que esta tenha maior credibilidade com relação aos seus resultados, pois as páginas que foram acionadas podem não compartilhar corretamente o seu conteúdo e obter erros, salientando ainda o tempo de busca para a pesquisa, pontos estes que podem ser não favoráveis a este recurso.
As ferramentas ainda podem ser genéricas, quando cobrem todos os conteúdos sem da relevância a um dado tópico, específicas quando restringem bem o conteúdo, dando-o considerável importância ou híbrida proporcionando uma maior seletividade. As ferramentas híbridas incluem os diretórios nos motores de busca, para que os usuários ao realizarem buscas de informações, não tendo resultados satisfatórios,tenham uma das duas opções disponíveis, existindo assim uma parceria entre diretórios (palavras chaves) e motores de busca.
Os diretórios ou catálogos surgiram quando as paginas da Web ainda podiam ser coletadas manualmente, precedendo os motores de busca e organizando seus sites pela hierarquização dos conteúdos. Alguns exemplos de diretórios são: Cadê, Excite, Onde ir, Surf e Yahoo que foi criado em 1994 por Jerry Yang e David Filo e posto como uma lista pessoal de favoritos.Com o passar do tempo, cada vez mais foram aumentando as informações da rede e suas demandas, em proporções consideráveis, não se podendo mais coletar manualmente essas informações, surgindo a necessidade de mecanismos mais ágeis; os motores de busca. No ano de 1993 Matheew Gray criou o primeiro robô de busca, World Wide Wanderer, com o intuito de medir o tamanho da rede e reconhecer as informações contidas, robôs estes que serão base nos motores de busca. Motores de busca (search engines) são ferramentas que se baseiam em resgates de informações através de robôs, ou spiders como também são conhecidos, que percorrem a internet em busca de novos conteúdos para seu banco de dados, chamado de índice. Podendo citar alguns índices como: AltaVista, Bookmark, Infoseek, RadarUOL, Todobr e o Netscopio. Tendo os diretórios menos informações que os motores de busca pela sua forma manual de seleção e maior relevância em seus conteúdos, essas informações dos motores de busca e dos diretórios são inclusas de formas diferentes, sendo a primeira ferramenta mais eficiente, pois sua integração é feita através da indexação de páginas e automaticamente, tendo assim uma constância maior de atualização de dados diferente da segunda que já é mais lenta e pode demora cerca de dois meses ou mais devido sua seleção exigir o “trabalho humano”. E nos referindo aos motores de busca temos como principal exemplo o Google, concordando com José Paulo de Araújo que é “atualmente considerado um dos melhores programas,devido sua rapidez e eficiência à forma como avalia a relevância das páginas indexadas, utilizando uma técnica proprietária chamada PangeRank®.

E agora quem nunca se enquadrou nesse uso irrelevante das ferramentas?

Isabelle Medeiros G7 tarde

Um comentário:

  1. Isabelle seu texto está muito legal.
    Como você mesma diz:esse é um dos melhores programas,devido a rapidez e eficiência usando técnica apropriada a PangeRank.

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário