sábado, 8 de maio de 2010

Interação em EAD


Angélica Medeiros, G4, Manhã.




Pensar em educação a distância implica pensar na didática, nos métodos de ensino e na interação entre professor/aluno e aluno/aluno. A interação com o professor, favorece motivação e feedback aos alunos, auxiliando seu aprendizado. Da mesma maneira, Yacci (2000, p. 10) chama a atenção para efeito negativo da demora do feedback por parte dos professores , pois em geral os alunos não terão mais interesse em ler o que o professor escreveu. Porque quando o feedback demora muito, o objetivo geral da pergunta já foi esquecido pelo aluno, então depois do qual a interatividade não se completa. Segundo Yacci, a interatividade é um circulo de mensagens que flui de uma entidade originadora a uma entidade-alvo e, então, retorna a originadora”(2000, p. 3).

A interação aluno/aluno caracteriza o que se denomina aprendizagem colaborativa e cooperativa, que envolve o aspecto social da educação. A interatividade gera motivação e atenção enquanto os alunos aguardam o feedback dos colegas que diminui a sensação de isolamento do estudo a distância. Essa interatividade também se torna necessária, pois desenvolve o senso crítico e a capacidade do individuo trabalhar em grupo. É importante lembrar que muitas vezes, por exemplo, alunos que participam pouco das discussões presenciais acabam participando intensamente de discussões on-line e vice-versa.

Há diversos tipos de interatividade e diversas tecnologias que podem ser utilizadas e que não necessariamente envolve custos elevados. Um exemplo é o Moodle, o Blog, etc. A interatividade não ocorre sozinha precisa ser planejada, e é preciso pensar também em professores treinados e capacitados para utilizar esses recursos que a tecnologia nos proporciona.


Referências:

Yacci, M. (2000). Interatividade desmistificadas: A definição estrutural para a aprendizagem on-line e CBT inteligente. http://www.it.rit.edu/~may/interactiv8.pdf

4 comentários:

  1. Valdinélia V de souza 3º periodo/tarde G2

    A educação é essencial independente da circunstância e oportunidade que tenhamos, por isso deveremos sempre usufruir de maneira qwue não nos deixemos influenciar por obstaculos como a distância que a mesma pode ser aproveitada de forma integral, e principalmente se tivermos interações com os colegas, concerteza se nos ajudarmos mutuamente o estimulo e qualidade será intencificada e assim poderemos alcançar nossas metas profissionais e de cidadania.

    ResponderExcluir
  2. Os professores são instrumentos utilizados para transmitir a educação, se eles não são preparados esta educação não será eficaz. A interação do professor com o aluno o faz se sentir seguro, e assim o estimula a novos aprendizados. É necesssario que o professor seja um transmissor, mas que não seja de qualquer forma, pois isso implacará com certeza na formação da consepção e visão de mundo do aluno.

    ResponderExcluir
  3. Merielle - 3º periodo/ noite / G111 de maio de 2010 08:31

    Com base na conae no eixo Iv, valorização e capacitação do professor, verifiquei que a Ead(Educação a distância), vem ampliando as possibilidades de formação da docência, promovendo a democratização, interatividade, busca de novos conhecimentos, é fundamental essa capacitação de forma qualificada para a transmissão aos alunos, havendo a reciprocidade e a troca de conhecimentos, gerando a coletividade e o desenvolvimento da aprendizagem.

    ResponderExcluir
  4. A EAD pode ser considerada um bom recurso para formação dos professores,porém é necessario o "interesse" do estudante e o auxilio do professor!!!!

    Isabelle Medeiros G7/tarde

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário