segunda-feira, 10 de maio de 2010

COMUNIDADES VIRTUAIS

Com o advento da internet surge uma nova perspectiva de comunidade: as comunidades virtuais. Esse espaço social emergente é formado por pessoas que compartilham algum interesse em comum. Os blogs e os forúns de discursões são alguns exemplos desses espaços de interação mediada por computadores. A interação por meio dessas comunidades proporciona o debate, a construção e o compartilhamento de discursos em tempo real ou não, e essa característica é responsável pela utilização destas comunidades como espaço de aprendizagem.
As comunidades virtuais de aprendizagem permitem debater/ problematizar assuntos curriculares, esclarecer dúvidas ou apresentar novidades por meio de mecanismos de comunicação entre professores e alunos. Nesse sentido, o educador assume o papel de orientador e construtor dos trabalhos realizados.
Ingrid Biserra - Pedagogia/ tarde/ G5

14 comentários:

  1. Elane Candido.G.8- tarde10 de maio de 2010 às 14:53

    Acredito,que as comunidades Virtuais tem o objetivo de socializar
    as informações,de maneira
    interativa.por isso a sua importância.

    ResponderExcluir
  2. As comunidades virtuais além do papal de socializar as informações é um meio de comunicação e de divulgação, a qual todos tem a oportunidade direta de interação. É um espaço rico onde propociona no caso da educação debates virtuais onde insentiva não só a pespectiva do aluno mas tambem a sua interação com as novas tecnologias. O professos alem de esta contribuindo para a formação do senso critico do aluno, contribui tambem para a sua estabilidade de inclusão nas novas tecnologias.
    Roberya Viana - pedagogia - 3º periodo (tarde - turma 02)

    ResponderExcluir
  3. Alem das vantagens das comunidades virtuais, o compartilhamento de conteudos favoraveis, podemos levar em conta o seu mal uso, cabendo aos usuarios esta distinção!!

    Isabelle Medeiros/ G7/ tarde

    ResponderExcluir
  4. As comunidades virtuais tem seus beneficios e também pode trazer riscos. Mas quando se trata de debater/ problematizar assuntos curriculares, esclarecer dúvidas ou apresentar novidades por meio de mecanismos de comunicação entre professores e alunos, é muito bom e gratificante... Agora cabe a cada um saber lidar com seu uso!!!

    3ºperíodo / tarde / g3

    ResponderExcluir
  5. As comunidades virtuais são importantes para a educação, sendo aberto para debates permiti uma interação não só entre professor-aluno, mas abrange tudo, em todas as áreas do conhecimento, sendo flexível a necessidade de cada indivíduo. Vanessa,,,tarde

    ResponderExcluir
  6. Importante para nosso aprendizado e aperfeiçoamento, as comunidades virtuais extremamente importante para a educação. Muito importante o que você colocou do papel do educador!

    ResponderExcluir
  7. As Comunidades Virtuais são importantes tanto para adquirir novos conhecimentos como para a sociabilização dos mesmos no ciberespaço!!
    Muito Legal a sua postagem!!

    Maria da Conceição A. Nunes
    3ºperíodo / tarde / g3

    ResponderExcluir
  8. 10916535,Arani Mayara Vespertino, P.3,G2

    As comunidades virtuais são bastante interessantes, fóruns, flogs e blogs, entre outros, também...:P
    O bom é que podem ser bem educativos e ajudar na aprendizagem!
    ^-^

    ResponderExcluir
  9. Tuana Porto - Turma 02 (tarde) - grupo G715 de maio de 2010 às 10:08

    Legal! As comunidades virtuais podem servir de suporte para o avanço do debate entre as pessoas que compartilham o mesmo interesse e assim instigar o que seria mais importante: o senso crítico!

    ResponderExcluir
  10. Sawana Araújo- G1- Tarde17 de maio de 2010 às 06:37

    Oii,Ingrid!!

    Interessante sua postagem, especialmente quando existe a possibilidade de um debate, eu tenho varias comunidade virtuais no orkut e percebo a interação entre os membros. Logo seu uso deve ter essa finalidade contribuir para a aprendizagem do aluno.

    ResponderExcluir
  11. É interessante, como POIs comunidades Virtuais permitir, unir memos Pessoas Interesses COM UM servindo Como tambem n debates locais Aberto, ajudando nd sociabilidades dos usuarios, hum Sendo Mecanismo de Comunicação.
    Vanessa Camelo

    ResponderExcluir
  12. williane - tarde - G 5.26 de maio de 2010 às 15:23

    Muito bom, pois as comunidades virtuais veio para melhorar a forma de ensinar através da interatividade, onde o conhecimento seja discutido, bem como um compartilhamento do conhecimento.

    ResponderExcluir
  13. Kenia Karla 3º Periodo Manhã28 de maio de 2010 às 18:31

    Penso que os mundos virtuais poderiam ser mais utizado,no intuito de estreitar verdadeiramente os relacionamentos entre os alunos, vivemos tão isolados em nossos "mundinhos" que esquecemos muitas vezes a importância de sermos amigos!E vejo que os mundos virtuais seria uma ótima maneira de exercitarmos essa interação!

    ResponderExcluir
  14. Maria Janicleide dos Santos, 3°período ,noite22 de junho de 2010 às 21:55

    Na utilização dessas comunidades virtuais existe uma empatia entre aluno e professor, ambos aprendem juntos através da troca de experiências, dessa forma constroem juntos o conhecimento.

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário