quinta-feira, 6 de maio de 2010

Comunidades virtuais de aprendizagem:construindo conhecimento




As comunidades virtuais de aprendizagem seguem uma lógica que foge do tradicionalismo, o aluno deixa de ser receptor passivo e o professor deixa de ser apenas transmissor do conhecimento. No contexto da interatividade esta tecnologia convida o receptor a livre criação, a aprendizagem passa a ter significado, passa a fazer sentido, o conhecimento é construído socialmente por interesse mútuo.
A aprendizagem dessas comunidades virtuais é colaborativa, evidenciada pelos comentários dirigidos primeiramente de um aluno a outro e não do aluno ao professor. Esse tipo de aprendizagem instiga a um pensamento crítico onde os alunos avaliam, uns aos outros através de seus comentários e também se apoiam complementando seus trabalhos.
Nesse sentido as comunidades virtuais de aprendizagem têm como ponto central o diálogo, a opinião de todos é ouvida e discutida, todos participão e a participação constitue um passo importante para compreensão e construção do conhecimento, ponto importante para o desenvolvimento dessas comunidades.
Geyce Loryn, g4, manhã.

6 comentários:

  1. É assim mesmo que funcionam as comunidades virtuais como espaço de aprendizagem!
    As comunidades virtuais na medida em que proporcionam a comunicação, a interação e a construção de conhecimento, podem ser utilizadas como espaço pedagógico para a aprendizagem.
    Vai aí um link pra quem se interessar em pesquisar mais sobre o assunto:

    http://www.sitedaescola.com/downloads/portal_aluno/Maio/A%20emerg%EAncia%20das%20comunidades%20virtuais.pdf


    Ingrid Biserra - pedagogia/ 3º período/ tarde

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Geyce,
    As comunidades virtuais de aprendizagem são muito importantes na construção do conhecimento. Lembrando também que esse cenário exige participação de todos, diálogo, autonomia e reflexão dos professores e alunos sobre as múltiplas dimensões que envolvem uma aprendizagem colaborativa.

    Quero aproveitar para agradecer a professora Lebiam Tamar por nos proporcionar esse espaço de aprendizagem! :)

    Angélica Medeiros, G4, Manhã

    ResponderExcluir
  3. Luciana Ipolito Alves 3o periodo vespertino G57 de maio de 2010 às 17:00

    De fato as comunidades virtuais de aprendizagem funcionam de maneira muito produtiva...porque além de proporcionar a interatividade entre alunos e professores, pode também funcionar como ambiente pedagógico.

    ResponderExcluir
  4. Valdinélia V de Souza 3ºperiodo/tarde G2

    Bom que cada vez mais estamos descobrindo novas ferramentas para nos auxiliar em nossa jornada educacional, e melhor ainda é sabermo que são ferramentas de fácio acesso assim poderemos ter maior interesse e interação dos receptores.

    ResponderExcluir
  5. Excelente post!

    Isabelle Medeiros G7/ tarde

    ResponderExcluir
  6. williane, tarde, G 5.26 de maio de 2010 às 15:32

    As comunidades virtuais de aprendizagem seja estimulado também para aqueles que são tímidos para falarem na sala de aula e com a comunidade eles possam se integrar nos assuntos proporcionar um conhecimento crítici e proveitoso.

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário