sábado, 15 de maio de 2010

jogando e aprendendo nos mundos virtuais

os jogos eletrônicos podem ser incluidos na rotina escolar,especialmente por suas qualidades narrativas,e verificar justamente se as suas caracteristicas multinarrativas,interatividade,imersaõ,conexão com outros jogadores,alternância entre seguir as regras e exercer a criatividade,dentre outras se prestam a estrategias de ensino e aprendizagem.
a brincadeira e os jogos existem desde os primórdios da humanidade e se constituem num dos aspectos definidores de nossa própria existencia.De acordo com Huizinga,os jogos são importantes elementos da cultura:"o jogo è um traço essencial,talvez o mais importante das sociedades humanas.justamente por suas caracteristicas lúdicas e atrativas,pedagogos,psicólogos e filósofos têm associado o uso dos jogos ao cotidiano da escola,partindo do principio de que eles facilitariam a aprendizagem e aproximam o ambiente escolar das novas tecnologias e do cotidiano dos seus alunos.por essa razão,os jogos eletrônicos têm um grande potencial educativo e podem ser utilizados pelos professores para enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem,especialmente através do aproveitamento das narrativas geradas pelas crianças sobre sua experiência lúdica dentro dos ambientes hipermidiáticos.

Adriana Barbosa turma 01 3ºperiodo manhã

7 comentários:

  1. Lidiane Lima,Noite,G115 de maio de 2010 às 15:36

    Adriana, acredito que podemos fazer esta vinculação entre ambos, conectar a tecnologia a educação já foi comprovada que tem um grande valor educacional desta forma diferenciando do ensino tradicional para um ensino mais lúdico.Assim posso concluir que o ensino toma uma proporção de maior qualidade em sala de aula.

    ResponderExcluir
  2. Rita, turma 01- .G515 de maio de 2010 às 20:49

    Gosto muito , de inovações no processo de aprendizagem...especialmente com crianças.Aprender brincando é tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. Os mundos virtuais podem ser utilizados de varias formas, se passado de forma correta, poderá gerar bons frutos. Mesmo sendo uma simulação os mundos virtuais contribui para formar o senso critico, e despertar principalmente nas crianças o cuidado com suas próprias coisas. Roberya Viana / Pedagogia / 3º periodo / Tarde - turma 02

    ResponderExcluir
  4. Os mundos virtuais simulam a realidade, fazendo o individuo assume outra identidade, elas aprendem brincando, por exemplo, quando cuidam de um bebe, tento que ter responsabilidade, formando seu senso critica, e seu senso de responsabilidade.
    vanessa camelo

    ResponderExcluir
  5. Os jogos podem com certeza auxiliar na aprendizagem das crianças, pois eles despertarão nelas o desejo de aprender. Mas para isso é preciso que o professor escolha jogos que tenham um cunho pedagógico.
    Elisabete Marçal, 3°período, manhã.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com você Adriana, as crianças aprendem com facilidade os jogos virtuais. Portanto, se estes conteúdos forem de caráter pedagógico teremos um aumento significativo no aprendizado.

    ResponderExcluir
  7. Encarados por muitos como nocivo e prejudicial ao desenvolvimento cognitivo dos jovens, os jogos eletrônicos, vêm ganhando espaço entre vários estudos e demonstram que podem ser mais um instrumento pedagógico no ambiente escolar. Esta reflexão, parte da concepção que existe hoje uma geração submerso no mundo da tecnologia, que tem acesso a tecnologia, seja por meio da televisão ou dos vídeos-game ou das LAN house.

    Queli Rodrigues Dantas, aluna do 3°período noturo.

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário