quarta-feira, 12 de maio de 2010

Revista tecnologia da educação

Editorial

Este primeiro número da revista Tecnologias na Educação apresenta trabalhos de professores e pesquisadores que tiveram seus textos aprovados para apresentação no I Congresso de Tecnologias na Educação. Realizado on line, no período de 27 de outubro a 1 de novembro de 2008 o Congresso contou com 1268 inscritos que puderam interagir com os autores durante o evento. São apresentados os textos de 8 palestras, 15 artigos e 14 relatos de experiências.
Nos textos das palestras, dos artigos e dos relatos de experiências pode-se observar a preocupação dos autores em relação ao uso das tecnologias de informação e comunicação, em atividades pedagógicas.
As palestras, apresentadas por professores convidados, tiveram enfoque em temas como: aprendizagem colaborativa, comunidades de prática e de aprendizagem , reflexão entre professores em blogs,análise semiótica da sala de aula a partir do uso de novas tecnologias, uma análise do computador na educação linguística, avaliação formativa e comunidade virtual,os riscos jurídicos no uso da internet e reflexões sobre professores conectados.
Nos artigos, temas como: o uso de wikis, blogs, formas de comunicação e interação na sala de aula de línguas, robótica pedagógica, linguagem Logo,uso de tecnologias em Cálculo,confiabilidade no uso da Wikipédia,Webquests, leitura e escrita, importância do profissional da informática, letramento digital, portais de informação e reflexões sobre a avaliação na EAD, foram analisados pelos autores e discutidos com os participantes do Congresso.
Os relatos de experiências, nos quais os autores demonstraram suas práticas, enfocaram assuntos como: tecnologias no ensino de física, uso de ambientes virtuais de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos,formação de professores para uso das tecnologias,o uso de diferentes mídias em uma escola pública, inclusão digital em uma comunidade,a matemática com uso das Tics, o uso do jornal aliado às tecnologias,a aprendizagem de língua inglesa e o projeto infol@ngue no ensino de língua francesa, o uso de podcasts, de portais de aprendizagem e um relato sobre formas de otimizar a rede de computadores na escola.
Além disto, há dois relatos premiados: o Voo BPF, premiado no Concurso Educadores Inovadores, promovido pela Microsoft e o trabalho Escola: Espaço de Construção e Autonomia, premiado no Concursos Educadores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação e Cultura.
Portanto, este primeiro número da revista apresenta diferentes possibilidades de leitura: pode ser usado por professores que desejam se iniciar na aprendizagem das Tecnologias de Comunicação e Informação, pode se tornar uma referência sobre projetos bem sucedidos e que devem servir de exemplo em diferentes níveis de ensino e pode ser usado ainda, como referência para pesquisadores interessados em tecnologias de informação e comunicação na sala de aula.

Maria de Fátima Franco
Editora
revita.tec.edu@gmail.com
POSTADO POR: REINALDO DE PAULO DINIZ 3 PERIODO NOITE

Um comentário:

  1. Conhecimento, informação para realização de qualquer atividade é dependente de interatividade!!!

    Isabelle Medeiros G7 tarde

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