Esta frase ficou marcada na minha mente quando li na Revista Nova Escola, Edição 223/Junho,2009, p.144, Pedro Demo falar sobre as "Novas Tecnologias, Pressões e Oportunidades." Para ele, é impossível imaginar a vida sem as seguintes letrinhas: TICs, tecnologias da informação e comunicação. Deve-se, portanto, somar tecnologia e conteúdo para gerar oportunidades de ensino. Antes de citar as nove dicas para usar bem a tecnologia, ele faz uma ressalva na afirmativa de Marcia Padilha Lotito, coordenadora da área de inovação educativa da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura(OEI): "A tecnologia tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades para atuar no mundo de hoje"; Demo contrapõe-se quando diz que a tecnologia em alguns casos, é dispensável e comenta: "Não faz sentido, por exemplo, ver o crescimento de uma semente numa animação se podemos ter a experiência real." Mesmo que a publicação do artigo tenha sido há quase um ano, as dicas, ainda, são aplicáveis.
Para nós, graduandos em Pedagogia, vale citar as seguintes dicas:
1 - O INÍCIO - Se você quer utilizar a tecnologia em sala, comece investigando o potencial das ferramentas digitais. Uma boa estratégia é apoiar-se nas experiências bem-sucedidas de colegas;
2 - O CURRÍCULO - No planejamento anual, avalie quais conteúdos são mais bem abordados com a tecnologia e quais novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje, podem ser inseridas;
3 - O FUNDAMENTAL - familiarizar-se com o básico do computador e da internet...;
4 - O ESPECÍFICO - antes de iniciar a atividade em sala, certifique-se de que você compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usar na sala;
5 - A AMPLIAÇÃO - para avançar no uso pedagógico das TIC´s, cursos são oferecidos pelo Proinfo(programa de inclusão digital do MEC);
6 - O AUTODIDATISMO - a internet também ajuda na aquisição de conhecimentos técnicos;
7 - A RESPONSABILIDADE - ajude a turma a refletir sobre o conteúdo de blogs e fotologs;
8 - A SEGURANÇA - discutir precauções no uso da internet é essencial;
9 - A PARCERIA - em caso de dúvidas sobre a tecnologia, vale recorrer aos próprios alunos.
É intenção nossa, futuros pedagogos, massificar o acesso a internet, claro que havendo a preocupação com o conteúdo e a aplicação científica.
Grupo: Rosicleia, Período 3 - noite
Para nós, graduandos em Pedagogia, vale citar as seguintes dicas:
1 - O INÍCIO - Se você quer utilizar a tecnologia em sala, comece investigando o potencial das ferramentas digitais. Uma boa estratégia é apoiar-se nas experiências bem-sucedidas de colegas;
2 - O CURRÍCULO - No planejamento anual, avalie quais conteúdos são mais bem abordados com a tecnologia e quais novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje, podem ser inseridas;
3 - O FUNDAMENTAL - familiarizar-se com o básico do computador e da internet...;
4 - O ESPECÍFICO - antes de iniciar a atividade em sala, certifique-se de que você compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usar na sala;
5 - A AMPLIAÇÃO - para avançar no uso pedagógico das TIC´s, cursos são oferecidos pelo Proinfo(programa de inclusão digital do MEC);
6 - O AUTODIDATISMO - a internet também ajuda na aquisição de conhecimentos técnicos;
7 - A RESPONSABILIDADE - ajude a turma a refletir sobre o conteúdo de blogs e fotologs;
8 - A SEGURANÇA - discutir precauções no uso da internet é essencial;
9 - A PARCERIA - em caso de dúvidas sobre a tecnologia, vale recorrer aos próprios alunos.
É intenção nossa, futuros pedagogos, massificar o acesso a internet, claro que havendo a preocupação com o conteúdo e a aplicação científica.
Grupo: Rosicleia, Período 3 - noite
Sem sombra de dúvidas cara colega de sala,o real próposito de que nós utilizemos de tal recursos é que eles estejem em prol da educação,ou seja,dos conteúdos da metodologia utilizada pelo professor que fará com que a tecnologia adotada esteje coerente com o seu próposito,concordo com voce e também me preoculpo com tais usos. Rosenilda Rodrigues 3ºpériodo,noite
ResponderExcluirÉ verdade,o sentido de nós usarmos esse recurso é se ele irá servir para educação,aplicando assim todo um método e transmitindo assim para o aluno de forma clara.
ResponderExcluirSem sombra de dúvidas cara amiga,devemos levar para sala de aula,a tecnologia se ela estiver associada ao ensino,salientando que ,não podemos nos prender enquanto educador apenas a esse recurso.
ResponderExcluiresqueçendo de citar meu nome no comentário a cima me chamo: Rosenilda Rodrigues,3º périodo noite
ResponderExcluirRealmente não podemos levar essa ferramenta para a sala de aula sem sabermos o que realmente queremos ensinar e o que queremos que nossos alunos aprendam.
ResponderExcluirOlá Rosi!!
ResponderExcluirO que você nos transmite é essencial para que haja o entendimento de como o professor deve utilizar adequadamente as Tic’s, não só como um meio de nortear técnicas digitais, mas de desenvolver no aluno a capacidade de interação dos conteúdos, vinculados aos recursos tecnológicos disponibilizados pela escola.
As nove dicas cedidas pela revista Nova escola e pronunciadas por Demo, são fundamentais para que nós estudantes de Pedagogia tenhamos uma ampla visão de como conduzir e transmitir os conhecimentos desencadeados pela tecnologia e pelos conteúdos compatíveis a ela. De fato, a matéria da revista nos proporciona uma nova consciência e reflexão a respeito dos passos que devemos seguir para a obtenção do aprendizado mútuo (professor-aluno).
Parabéns!!!
Adorei as dicas...Pois nos faz refletir um meio de levar o uso da tecnologia em sala da aula, mas de forma responsável. Muitos professores ainda se sentem meio perdidos por onde começar e como trabalhar, e este artigo é um bom ponto de partida para os iniciantes. Muito Bom !
ResponderExcluir(Andreza Carvalho,Turma 303-noite)
São excelentes as dicas que a reportagem traz, para se usar eficazmente o uso da tecnologia em sala de aula. Precisamos cada vez mais, ter informação sobre as várias maneiras de se usar a TICs para facilitar cada vez mais o ensino aprendizagem do educando.
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