quinta-feira, 13 de maio de 2010

Linguagem de programação: o LOGO como ferramenta de aprendizagem


A linguagem LOGO foi criada em 1986, por um pesquisador e professor universitário Seymour Papert, no qual era vinculado ao laboratório de Inteligência Artificial do Massachusetts Instituto of Technology (MIT), junto com Piaget desenvolveram a corrente filosófica construcionismo.(MERCADO,2002).
LOGO é uma linguagem de programação, que serve para nos comunicarmos e dar instruções ao computador. Utiliza-se o LOGO como metodologia de ensino baseada no computador (metodologia LOGO), é mais um recurso educativo que vai além de outras particularidades didáticas como livros.
O LOGO tem como objetivo, explorar aspectos do processo de aprendizagem. No qual entender o processo de aprendizagem faz com que o LOGO seja uma linguagem de programação bastante simples de ser utilizada e assimilada, como é direcionada principalmente para crianças, a sua linguagem deve ser de acessível para que as crianças possam apreender os conteúdos que elas aprendem com essa linguagem de programação.
O LOGO geralmente é apresentado através da Tartaruga (mecânica ou de tela) que se move no espaço ou na tela como resposta aos comandos que a criança fornece através do computador. Neste ambiente de aprendizagem o aprendiz pode explorar conceitos de diferentes domínios, como matemática, física, etc., resolução de problemas, planejamento e programação.
Os termos mais utilizados que comanda a tartaruga são:
- para frente (PF);
- para trás (PT);
- para direita (PD);
- para trás (PT).
Lembrando que essas taxionomias são universais.
Mirinalda Rodrigues 3° período- manhã

7 comentários:

  1. Valdinélia V. de Souza 3ºperíodo/tarde G2

    É mesmo um ótimo método de trasmitir os conhecimentos,pois as crianças divertem-se enquanto assimilam conteúdo e assim apercepção e fixação será mais aprofundada e repetitiva já que a dedicação será mais elaborada e frequente.

    ResponderExcluir
  2. Muito interresse este LOGO,eu não conheçia.
    Uma otima ferramenta para os professores e alunos.

    Evaneide Silva-Monitora Educação e Tecnologia.

    ResponderExcluir
  3. Lidiane de Lima,Noite,G115 de maio de 2010 às 07:28

    Muito interessante este método, não conheçia. Mais vou tentar conhecê-lo melhor!!!

    ResponderExcluir
  4. Rita, 3ºperíodo - manhã15 de maio de 2010 às 20:40

    Realmente,concordo com você Lidiane.O LOGO é mesmo uma ferramenta muito interessante, mas como você disse é preciso conhece-lá, e bem. As tecnologias devem ser usadas na educação, mas é de suma importãncia que elas tenham um carater pedagógico, e não só para ocupar o tempo dos alunos.

    ResponderExcluir
  5. Luciana , Vespertino, G5.16 de maio de 2010 às 16:22

    Embora ainda não o conhecesse achei o método muito bom. vale a pena adota-lo em salas de aula.

    ResponderExcluir
  6. É uma ferramenta muito interessante para ser utilizada com os alunos, afim de aguçar sentidos como a lateralidade, a noção de espaço, a noção de ângulo, noções básicas de geometria e outras áreas do conhecimento.

    Ingrid Biserra - pedagogia - g5 - tarde

    ResponderExcluir
  7. O logo é uma ferramenta muito interessante e ao mesmo tempo simples( de início). É realmente uma ferramenta que vale a pena ser utilizada.
    Elisabete Marçal, 3° período, manhã.

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário