quinta-feira, 13 de maio de 2010

Novas Tecnologias, educação, formação de professores e construção do conhecimento.

O artigo trata de questões referentes às novas tecnologias em educação e comunicação, apresentando reflexões e dados de pesquisa bibliográfica sobre o tema. O artigo apresenta ainda uma análise sobre a importância sobre da tecnologia na Sociedade de nosso tempo. Focaliza a reflexão sobre a formação continuada de professores, questões de legislação e de acesso universal à educação, valorizando as interações sociais e as contribuições das novas tecnologias no processo de construção do conhecimento. Acrescenta avanços na legislação referente às novas tecnologias em educação no Brasil. Apresenta ainda contribuições de diversos autores sobre o tema. Não se pode negar a contribuição das novas tecnologias para a educação e Sociedade em geral. Entretanto, alguns seres humamos ainda são excluídos do acesso as essas tecnologias, ou possuem um acesso restrito. Essa questão necessita ser revisada, por novos investimentos governamentais. No Brasil há avanços, especialmente nos últimos anos, mas perante a velocidade do mundo das informações e das comunicações, novos investimentos são essenciais. Deve-se refletir sobre a importância das novas tecnologias nas diferentes áreas do conhecimento, mas deve-se questionar se esses avanços podem ou não ocasionar o isolamento do sujeito. Na realidade, reside aí um paradoxo: as tecnologias em rede permitem avanços na troca de veloz de informações e na comunicação, mas os seres humanos, diante do computador ou de outros equipamentos tecnológicos permanecem solitários. Trata-se de reflexões que assinalam a importância da pesquisa nessa temática.
Fonte: http://www.rieoei.org/2179


Postado por Fernando Monteiro - Grupo 3 - Turma da Noite

6 comentários:

  1. Luciana Ipolito, Vespertino, G5.13 de maio de 2010 às 19:10

    Acredito sim que essas novas tecnlogias devão estar presentes... não só na formação do professor, mas em toda a sociedade, uma vez que o mesmo pode contribuir para o conhecimento em geral.

    ResponderExcluir
  2. Williane Machado, tarde G5. disse...
    Concordo, pois na atualidade às tecnologias são uma das formas de está além do conhecimento.
    Melhoria até nos resultados dos alunos pela vontade, deles que é maior quando veem o computador.

    ResponderExcluir
  3. Lidiane Lima,Noite,G115 de maio de 2010 às 16:03

    Atualmente a tecnologia estar muito presente em nossas escolas, mais para que isto possa ocorrer de forma correta implicar numa maior preparação para estes profissionais... Todos devem trabalhar em favor destas mudanças que só vem para acrescentar um maior avanço para professores e alunos.

    ResponderExcluir
  4. As tecnologias estão muito presente nas escolas havendo a necessidade de uma qualificação dos professores, contribuindo para a formação geral do indivíduo.
    vanessa camelo

    ResponderExcluir
  5. Como Vanessa mesmo falou a cima, para colocar ou levar as TIC's para a sala de aula é necessário a preparação dos professores e também dos alunos, pois se eles não tiverem uma noção como poderão interagir, se sentirão perdido e não mostrarão interesse pelo uso do novo!
    Roberya Viana / G6 / tarde - turma 2

    ResponderExcluir
  6. Gicele - turma noite11 de junho de 2010 às 16:54

    É realmente a tecnologia hoje tem que fazer parte da vida cotidiana do professor mas também não podemos esquecer que para isso deve haver uma qualificação, o que não acontece.

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário