quinta-feira, 13 de maio de 2010

Linguagem de programação direcionada para crianças

Há muito tempo a Escola enquanto instituição vem sendo objeto de crítica, por estudiosos á respeito do seu papel e de sua prática na promoção de aquisição de conhecimento. Sobre que conhecimento? Para quem? E de que forma esse conhecimento tem sido promovido. Em contra partida surgiram para estas inquietações, propostas como ás de Seymour Papert (em A máquina das Crianças: Repensando a Escola na era da informática, 1993).
Seymour Papert é um pesquisador sul-africano, professor de matemática do Instituto de Tecnologia de Massachussettes, foi o pioneiro á fazer uso do computador na educação. Iniciou sua relação com o computador na década de 60, quando percebeu que com ele poderia resolver “problemas abstratos”, ou seja torná-los concretos praticáveis.
Foi com Piaget que Papert fortaleceu sua ideia de elaborar uma linguagem de programação para crianças, que as possibilitasse usar o computador no processo de aprendizagem. Papert pensava que as crianças podiam partilhar das mesmas experiências que os adultos no uso dessa tecnologia. Assim, com sua equipe Papert desenvolveu o LOGO, uma linguagem de programação com fundamentada no que ele denominou de Construcionismo.
A teoria do Construcionismo é caracterizada pelo fazer e ao mesmo tempo entender o porque está fazendo. Ao contrário do que se percebe na escola, quando o professor repassa para o aluno conhecimentos prontos que não o leva a reflexão, já que o aluno não participa do processo de construção deste saber. Nessa perspectiva segundo Papert com o uso do LOGO, o aluno aprenderá com os erros, ou seja, o erro levará o aluno a refletir sobre, e como encontrar mecanismos cognitivos para conseguir solucionar os desafios que serão apresentados pelo programa no computador.Onde ele não apenas consiga acerta sozinho o desafio mas também, que ele compreenda porque chegou a esta solução. Garantindo sua autonomia na construção de seus conhecimentos.(ALTÓE, PENATI.2005)
Sobre isto Papert diz; que embora o tecnologia exerça um papel essêncial na educação, o seu foco não é o computador e sim a mente. Como também os beneficios intelectuais que essa interação entre o computador e criança em especial, pode trazer na construção do conhecimento.(Papert.1988).


Rita de Cássia, G5, 303 manhã-3º periodo

2 comentários:

  1. Adriana Barbosa 3ºperiodo manha

    Rita a respeito do seu texto è muito importante a linguagem de programaçao para as crianças pois eles aprenderam juntamente com seus erros.com isso a criança se desprendera daquela forma antiga de aprendizagem escolar ele tentará aprender sozinho.

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  2. Quando se fala do LOGO eu fico encantada, nunca pensei que gostaria tanto de uma linguagem de programa, eles ajudam e muito na interação e proporciona um contato direto com a criança. Faz com que ela ao tentar "brincar" vá aprendendo as diversas formas, e superando as dificuldades... Podemos perceber assim que os erros nos impulsionam a querer buscar a forma correta! E isso produz o aprendizado!
    Roberya Viana / G6 / tarde - turma 2

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