terça-feira, 25 de maio de 2010

A utilização das ferramentas de busca na web



As ferramentas ou mecanismos de busca são sites especializados em "varrer" todo o conteúdo da internet e achar o que se deseja encontrar, dentre elas podemos citar milhares.
A busca por informações na web faz-se necesssária na medida em que os pesquisadores utilizam dos recursos informacionais para um possível conhecimento acerca do seu objeto de estudo.
Nos sites de busca encontramos diversos resultados e diferentes conceitos acerca do que estamos pesquisando. Neste caso, cabe ao usuário utilizar o seu conhecimento e concepção de crítica na procura de ferramentas "confiáveis", não comprometendo as fontes ou referências utilizadas no seu trabalho, na sua pesquisa ou até mesmo na busca por conhecimentos reais ou concretos.
No ambiente escolar, para um melhor conhecimeto acerca das ferramentas de busca é necessário que o mediador(professor) tenha um conhecimento sobre a utilização das mesmas, para que o aluno escolha as ferramentas adequadas a sua pesquisa.
Nessa discussão sobre a utilização das ferramentas de busca, gostaria de saber a opinião de vocês! Na busca por informações na web, quais as ferramentas de busca mais utilizadas por vocês? Existe uma certa facilidade ou dificudade para encontrar os resultados em suas pesquisas?
Para uma melhor compreensão entre as diferentes ferramentas de busca, acesse sites e encontre a sua melhor opção de pesquisa! Abaixo encontra-se alguns sites recomentados para pesquisas acadêmicas:

14 comentários:

  1. Essas ferramentas de busca facilitam as pesquisas por haver um fácil acesso e rápidos resultados, onde podemos pesquisa sobre tudo, e encontrar vários resultados ampliando as fontes de estudo, confiáveis ou não, para isso deve ser analisado antes de foca apenas em um objeto... Tuana a ferramenta de busca que eu mais utilizo e o Google, por que eu acho que site aparece mais resultados e também e o que eu mais conheço, não costumo usar outros não, mais achei bem legal o site do mec.
    Vanessa Camelo

    ResponderExcluir
  2. Sawana Araújo- G1- TARDE26 de maio de 2010 às 06:11

    Oi,Tuana!!

    Muito interessante sua postagem, as ferramentas existem para nos auxiliar nas pesquisas academicas. Bem, eu mais utilizo o Google mais precisamente o academico, mas irei utilizar as ferramentas que voce colocou na sua postagem como uma forma de ter uma visão diferente das minhas pesquisas

    ResponderExcluir
  3. Essas feramentas de busca é muito importante para sabermos que tipo de ferramentas utilizar em nossas pesquizas e temos a certeza de que a fonte é segura.

    thalita lima G:06,TARDE

    ResponderExcluir
  4. Para todos os usuarios que utilizam as ferramentas de busca para pesquisas academicas é excelente essa postagem e o aprofundamento do tema!!! para que assim possam conhecer e explorar cada vez mais esse recurso!

    Isabelle Medeiros G7 tarde

    ResponderExcluir
  5. Essas ferramentas auxiliam e muito em diversidades de áreas, e se facilitam fazem bem!
    Ajuda-nos e muito na procura rápida e por fontes segura! Roberya Viana / G6 / Tarde - turma 2

    ResponderExcluir
  6. Geórgia abrantesG3 tarde26 de maio de 2010 às 14:33

    Essas ferramnetas facilitam muito nas pesquisas de determinados conteúdos, pois são rápidas e eficaz para nós usuarios das tics.
    nos permitem encontrar vários conceitos do mesmo assunto que estamos pesquisando e concerteza nos proporciona as melhores qualidades de busca.

    ResponderExcluir
  7. williane, tarde, G 5.26 de maio de 2010 às 15:42

    São muito importantes as ferramentas de busca, pois é onde encontramos pesquisas, enfim vários conteúdos. O que eu mais uso é o google pois ele oferece bastante coisa.E também é confiável.

    ResponderExcluir
  8. Com certeza essas ferramentas de busca são muito importante para nossas pesquisas de trabalhos, músicas videos e etc!!!

    ResponderExcluir
  9. Ataíze Anália,G1,Noturno26 de maio de 2010 às 20:05

    As ferramentas de busca muitas vezes tem se tornado o nosso pronto-socorro,ou seja,sempre nos socorrem quando precisamos buscar algumas informações do nosso interesse.Eu particulamente utilizo várias,dependendo do assunto que eu preciso encontrar,inclusive o "yahoo".

    ResponderExcluir
  10. Ana Patrícia,G1,vespertino26 de maio de 2010 às 20:14

    Concordo com vc Ataíze,as ferramentas de busca sempre nos socorrem quando mais precisamos.Eu também utilizo vários tipos de ferramentas,principalmente o scielo e o google acadêmico.Essas ferramentas têm nos proporcionado agilidade e de diversidade de conteúdos.

    ResponderExcluir
  11. Tuana Porto - Turma 02 (tarde) - G727 de maio de 2010 às 16:13

    Que bom meninas! Concerteza existem outros sites de busca muito interessantes elém dos discutidos... vamos explora-los!

    ResponderExcluir
  12. Excelente postagem,pois estas ferramentas de busca para pesquisas acadêmicas nos possibilitam estudar atraves de fontes confiaveis que requer um estudo mais elaborado, a partir dessas aulas de educação tecnologica só pesquiso meu trabalhos nessas fontes, o que facilitou muito minhas pesquisas e o meu desenvolvimento academico.

    Merielle 3periodo/ noite

    ResponderExcluir
  13. Mª da Conceição 3º P Noite28 de maio de 2010 às 12:59

    Sem dúvida a ferramenta de busca mais procurada e utilizada é o google, por conta da facilidade de se fazer uma pesquisa e isso possibilita ao usuário alcançar um número significativo de fontes de pesquisa em espaço de tempo mínimo.

    ResponderExcluir
  14. Ferramentas de busca, são fundamentais no uso da internet. Primordialmente deve ser o ponto de partida, para todos os navegadores da web.
    Não importa qual.
    Porém é sempre bom conhecer diversas delas, para saber qual é a melhor para tal pesquisa e determinado conteúdo.

    Araní Mayara, G 2, tarde, 10916535.

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário