sexta-feira, 28 de maio de 2010

O uso do chat para discutir textos.

Texto: Adriana Vieira.

Imagine a seguinte situação: uma turma de 30 alunos na mesma sala de informática, cada dupla em um computador, discutindo um texto literário ou de outra disciplina numa sala de bate-papo da Internet. Essa proposta foi apresentada pelo NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) de Joinville, Santa Catarina, no VIII Encontro Nacional do ProInfo, que aconteceu em novembro de 2002. Em princípio, pode parecer uma estratégia estranha, já que, se todos estão ali presentes, qual seria a vantagem de um debate virtual? Embora sua finalidade principal seja a interação, esse recurso da Internet pode proporcionar outros ganhos pedagógicos. Além de ser uma aula diferente e uma oportunidade para muitos alunos de aprender a utilizar essa ferramenta da Web, o uso do chat permite arquivar o debate na íntegra. "Dessa forma, os alunos podem fazer comparações de dois ou mais debates realizados pela classe, dando uma seqüência às aulas", explica Sandra Helena Domingues Moreira Castilho, multiplicadora do NTE Joinville. Outra vantagem do bate-papo virtual é a possibilidade de acompanhar melhor a participação dos alunos. "O registro do debate também permite ao professor saber quem realmente participou e avaliar como foi essa participação", comenta Sandra. Essa proposta foi apresentada aos educadores do encontro do ProInfo na oficina pedagógica "Ler, te dá prazer?", com a análise e debate do poema "Canção", da escritora Cecília Meireles. A ferramenta de chat utilizada foi a do EducaRede, que disponibilizou uma sala de bate-papo exclusiva para essa oficina. Se a sua escola quiser agendar uma sala de bate-papo do EducaRede,
clique aqui. Nessa oficina, foi escolhido um texto literário, mas o professor pode adaptar a estratégia utilizando um texto da sua disciplina. A proposta faz parte do trabalho de monografia "Utilização pedagógica da Internet", realizado pelo grupo de multiplicadores do NTE Joinville em um curso de especialização em informática educacional na Universidade do Estado de Santa Catarina.

Pâmmela Lais, 3° período, manhã.

3 comentários:

  1. Parabéns Pâmmela Lais, por trazer esse texto para que nós futuros educadores possamos aprender a interagir e a analisar o proveito do uso do chat na educação, pois essa matéria é riquissíma, no que diz respeito a idéia do professor analisar até mesmo através da participação do educando no chat, pois o professor poderá averiguar de maneira mais precisa, já que apenas em trabalhos escritos o professor não poderá verificar se realmente o aluno entendeu e qual foram suas dúvidas sobre o conteúdo apresentado.

    Lidiane Nayara Nascimento dos Santos, 3º período, noite

    ResponderExcluir
  2. Parabéns e sucesso á turma de Pedagogia desta universidade, gostaria de compartilhar com vocês este sentimento que tenho até hoje , quando realizei esta ficina no evento do Proinfo, obtive muito prazer , quem vos fala é a pessoa que ministrou a oficina , inclusive haviam pessoas de seu estado. Parabéns e sucesso à turma pela iniciativa em abordar este assunto. Um abraço
    Professora Sandra Helena Domingues- Joinville - SC

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de convida-los para visitar nosso blog chama-se pedagolandia.blogspot.com
    também uma turma de pedagogia em Joinville
    abraços

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário