domingo, 30 de maio de 2010

O Twitter na nova Educação.

O Twitter é uma ferramenta de microblogging que permite a troca de mensagens, com até 140 caracteres. Na maioria das vezes, no Twitter, mensagens sem propósitos povoam as páginas; usuários seguem outros sem qualquer critério; e links são postados sem acrescentar conteúdo. Na área de Educação, por exemplo, é comum lermos mensagens questionando a qualidade do ensino ("O ensino no Brasil tem qualidade?") ou defendendo a sua importância ("Educação é fundamental"). Mas poucas apresentam soluções ou caminhos a serem seguidos para obter resultados significativos. Talvez isso ocorra porque poucos conhecem a verdadeira utilidade das ferramentas sociais: propagar discussões e, ao mesmo tempo, oferecer elementos para o aprimoramento contínuo.

Queli Rodrigues, 3º período, noite.

2 comentários:

  1. Queli, Concordo com suas afirmações. As ferramentas sociais são usadas para diversos fins. Nós, educadores precisamos conhecer e refletir sobre a função pedagógica dessas ferramentas e criar metodologias de uso que possam inseri-las na educação como auxiliares à aprendizagem dos alunos. A Profa. Lúcia Santaella anunciou em palestra realizada na Reitoria da UFPB, na semana passada, que lançará, em breve, livro sobre o Twitter. Vamos ver o que os pesquisadores estão escrevendo sobre essa ferramenta.

    ResponderExcluir
  2. Como bem disse a Profa. Lebiam:"os educadores precisam conhecer e refletir sobre a função pedagógica dessa ferramenta"...ora, precisamos buscar meios de dominar e criar métodos para passar esta ferramenta e aplicar em sala.Haja vista, muitos professores não dominam tal ferramenta.

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário