sábado, 1 de maio de 2010

Construindo uma nova educação

A Tecnologia na educação requer um olhar abrangente, envolvendo novas formas de ensinar e de aprender, onde esta se caracteriza pelos princípios da diversidade e da integração, focando na construção do conhecimento e na interação a partir da tecnologia. Muito importantes são os métodos utilizados pelos docentes, valorizando cada vez mais as inovações tecnológicas, embora muitos profissionais esquivem-se disso pelo descompasso no domínio da mesma. Até percebem que precisam mudar, mas não sabem como fazê-lo. As instituições exigem mudanças dos professores sem dar-lhes condições para que eles as efetuem. E é aí onde precisa entrar a verdadeira mudança, pois os alunos estão prontos para a multimídia, porém os professores, em geral, não. A instituição precisa repensar seus métodos curriculares e preparar seus docentes tanto para se apropriarem das novas tecnologias de informação e comunicação quanto para a prática da educação a distância que, hoje em dia, se vê viabilizada. Esta amplitude de possibilidades, quando pautada em princípios que privilegiam a construção do conhecimento, o aprendizado significativo e humanista, requer dos profissionais novas competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia relacional. Isto implica criar e recriar estratégias e situações de aprendizagem que possam tornar-se significativas para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional tecnológica. E aí vem a pergunta: Até quando deixaremos esta escola tradicional nos consumir enquanto a tecnologia nos devora?


Abaixo, um dos vídeos que falam da tecnologia no ensino:



Ataíze Anália - G1 noite

12 comentários:

  1. Faz-se necessario que como qualquer outro profissional os professores mantenham-se sempre atualizados para os novos conhecimentos e tecnologias.

    Patrícia Fernanda Souza Vaconcelos, 3° periodo, manha.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, seu artigo diz a verdade, as escolas de forma geral estão prontas em equipamentos, os alunos preparados para receber as multimídias, só falta os professores acordarem para as novas tecnologias. A educação tem hoje a possibilidade para dar um grande passe na direção do futuro com as TICs.

    Cledson - G2 - Turma 02 tarde

    ResponderExcluir
  3. Caros colegas na escola municipal em que faço estágio, os professores nem utilizam de forma cotidiana e-mail, parece que essa ferramenta não existe na educação municipal como forma de agilizar informações e conteúdos de interesses educacionais, ajudando o professor no trabalho em sala de aula. Forum e blog nem pensar.
    A gestão municipal precisa vivenciar e estimular a utilização das TICs entre os profissionais da educação. Isso já seria um bom começo na preparação dos professores.

    Lúcia Maria - G2 - Turma 02 tarde

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com vc Ataíze, mas como disse o Profº Valdemarim em umas de suas palestras, o nosso combate não deveria ser contra o tradicional mas sim contra o arcaico, pois para ter o novo é preciso que o tradicional seja existente. E se observarmos bem algumas escolas ainda hoje, são arcaicas, principalment referindo-se as TIC'S. Temos que analisar também, que a responsabilidade do não uso das TIC'S não é responsabilidade somente do professor como você mesmo dise: " A instituição precisa repensar seus métodos curriculares e preparar seus docentes tanto para se apropriarem das novas tecnologias de informação e comunicação..." A instituição, o estado, o município tem que preparar esse professor para as novas tecnologias da educação, e não somente deixá-lo buscar individualmente, pois este já não está preparado para o novo, e ainda não ter orientação necessária.O professor acaba desestimulado e sem motivação para utilizar essas tecnologias que são tão importantes para o meio escolar.
    Gabriela Maria, 303 manhã, 3º periodo

    ResponderExcluir
  5. Muito bem ataíze, você foi em cima da realidade atual, hoje encontramos nas escolas professores que não estão preprados para enfrentar as novos métodos de aprendizagem no caso o uso do computador que poderá ser uma ferramenta de estudo muito eficaz para o ensino.E muitos dos professores não sabem como usufruir desses novos meios de ensino.

    Geórgia abrantes G3 turma tarde 301

    ResponderExcluir
  6. De fato as escola até possuem o aparato físico, mas os professores ainda estão despreparados para utilizá-los.
    Podem acreditar, muitos professores quando levam seus alunos para a sala de informática simplesmente os deixam a vontade para fazer o que quizer. Então aí, perde o foco da ida à sala de informática. Esta que poderia ser um local de apropriação de conhecimento, de pesquisas, de discursões. Perdem os professores e perdem os alunos.

    ResponderExcluir
  7. Luciana Ipolito 3o periodo Vespertino G57 de maio de 2010 às 17:08

    Ataíze, concordo plenamente com o que diz seu artigo. O avanço tecnologico possibilita hoje diversas maneiras de aprendizado... Ferramentas essas antes só vistas em livros e no espaço físico da sala de aula. Com todo esse avanço não dá para permanecer com métodos tão tradicionais, privando os alunos de desfrutar de algo tão importante.

    ResponderExcluir
  8. Ana Patrícia,G1-vespertino8 de maio de 2010 às 07:02

    As TICs realmente tem proporcionado aulas mais interativas,porém muitos professores ainda não estão capacitados para utilizarem estás ferramentas em sala de aula.Um bom profissional precisa está sempre se reciclando...

    ResponderExcluir
  9. RayannaFarias - Monitora (Educação e Tecnologia)

    Uma das reclamações generalizadas de escolas e universidades é de que os alunos não agüentam mais a forma de dar aula, reclamam de ficar ouvindo um professor falando por horas e principalmente da distância entre o conteúdo das aulas e a prática.
    Tecnologias foram inseridas na universidade e nas escolas mas, em geral, para continuar fazendo o de sempre, o professor falando e o alunos ouvindo sendo assim, utilizadas mais para ilustrar o conteúdo do professor do que para criar novos desafios.
    Ensinar e aprender é um grande desafio em meio a quantidade de informações, múltiplas fontes, visões diferentes de mundo. As tecnologias começam a estar um pouco mais ao alcance do estudante e do professor fazendo-se preciso repensar todo o processo, reaprender a ensinar, a estar com os alunos, a orientar atividades, buscando uma interação de ambas as partes.

    ResponderExcluir
  10. Maria Gorete,G1-vespertino11 de maio de 2010 às 19:16

    As TICs tem se tornado ferramentas de grande utilidades no processo ensino-aprendizagem,porém os professores ainda não estão preparados adequadamente para fazer uso delas em sala de aula,muitos desses educadores ainda nem sabem ligar um computador...

    ResponderExcluir
  11. Não é só o profissional que trabalha com a tecnologia que deve estar sempre "antenado" com o novo, pois o profissional da educação muitas vezes é mais do que só orientador... Então a preparação tem que existir independente da tecnologia ou não, pois os alunos tem o direito de receber uma educação qualificada!
    Roberya Viana / G6 / tarde - turma 2

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário