segunda-feira, 17 de maio de 2010

Conhecendo os Mundos Virtuais

Os mundos virtuais são mundos imaginários similares ao mundo real. Onde são feitas as mesmas atividades, relacionadas a realidade.

É possível assumir qualquer forma, aparência ou tamanho dentro dos mundos virtuais, é por isso que eles são tão adotados, porque as pessoas se sentem livres para ser o que querem, pois podem controlar sua vida e relação com o seu próprio espaço.

Ao entrar no mundo virtual, os seres humanos tomam a forma que desejam e o objeto a qual controlam são chamados de avatar.

Os mundos virtuais surgiram como simuladores de vôo na força aeréa para melhor qualificação dos profissionais. Após sua eficácia, foi se expandindo até se tornar presente nas mais diversas aréas.

Hoje os mundos virtuais estão presentes na educação, propocionando melhor aplicação dos conteúdos, e facilitando a aprendizagem. Muitos professores utilizam os mundos virtuais para mostrar imagens que são incapazes de ser vistas em suas dimensões. Transformando deste modo o aprendizado em algo mais prazeroso para o professor e também para o aluno.

É por isso que a interação da tecnologia com a educação é necessária sempre, pois propociona uma melhor aplicação e fixação do conhecimento. Mas é necessário a capacitação deste profissional que vai utiliza-la, pois só se tornar eficaz se aquele que o transmitir o fizer de forma correta e clara!!!

Roberya Viana, G6, 3º período-pedagogia, turma 02 - tarde.

13 comentários:

  1. Luciana Ipolito, Vespertino, G5.17 de maio de 2010 às 16:50

    Muito interessante o tema de Mundos Virtuais, porém é preciso cautela, para que não se esqueça do mundo real. Uma excelente ideia é usa-lo na educação.

    ResponderExcluir
  2. Anaí Silveira-3º período-tarde-G3.17 de maio de 2010 às 17:16

    Oi Roberya, adorei os mundos virtuais, embora ainda não esteja inserida em nenhum deles. Achei tudo muito lúdico e adoro isso, acredito na ludicidade como ferramenta de trabalho para o professor. Para a educação é excelente, pois ensina sem cansar educadores e educandos, e pelo menos na educação não acredito que tire ninguém da realidade. Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  3. O mundo virtual pode proporciona a criança, uma nova personalidades ao assumir o papel de outra pessoa nos mundos virtuais, podendo também ser utilizada na educação mostrando conteúdos, tornando a aula, mas interativa, fazendo o aluno aprender de forma, mas rápida devido os recursos utilizados nesses mundos, tornando a educação algo prazeroso.
    Vanessa Camelo

    ResponderExcluir
  4. Maria da Conceição A. Nunes19 de maio de 2010 às 07:38

    Muito legal essa postagem!!
    Além do fato de ser divertidíssimo trabalhar com os mundos virtuais eu também acredito na ludicidade como uma boa ferramenta de trabalho para o(a) professor(a).Mas é importante saber discernir um mundo do outro.
    PARABÉNS!
    Mª da Conceição A. Nunes pedagogia/ tarde/ G3

    ResponderExcluir
  5. Adoreiii esse tema Mundos Virtuais!!!
    Agora tem que haver um certo cuidado pois na medida que você está se envolvendo com o programa, você pode se esquecer até de si próprio, e na questão na educação também é muito interessante pois o aluno poderá ver aquele objeto com realmente é!!!
    PARABÉNS!!!

    3ºperíodo/ g3/ tarde

    ResponderExcluir
  6. Tuana Porto - Turma 02 (tarde) - G720 de maio de 2010 às 18:35

    Também adorei o tema! Não sabia oque era avatar... agora eu quero um com minhas características! kkkkkkkkkkkkkk
    parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Monitora Evaneide Silva21 de maio de 2010 às 17:14

    Como foi apresentado em sala,há vários tipos de mundos virtuais.
    cada um tem seu publico alvo,jovens,crianças e adultos.Usado de forma correta pode ser um grande auxilio para a educação,mas usado de forma errada e sem controle pode se tornar um vício e acabar compromentendo a vida social do usuário.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom esse tema, pois os mundos virtuais cada vez mais estão fazendo parte de nossa realidade!

    ResponderExcluir
  9. Os mundos virtuais concerteza não poderiam ficar de fora da educação,pois mesmo sendo imaginatorio leva a criança a perceber a importancia de introzamento com as mudanças de aprendizagem .

    thalita G:06

    ResponderExcluir
  10. Jéssica, 3° tarde28 de maio de 2010 às 13:56

    Adorei conhecer o que de fato são mundos virtuais.... acredito que a utilização desse recurso na aplicação contéudos disciplinares, podem ser de grande importância principalmente se relacionados a conteúdos como a geometria, pois a utilização de mundos virtuias possibilita ao aluno a compreensão de todas as dimenções das figuras.

    ResponderExcluir
  11. Kenia Karla Manhã 3º Periodo28 de maio de 2010 às 18:14

    Hoje com as ferramentas da web, o professor tem muitas opções para enriquecer e tornar suas aulas "show de bola".

    ResponderExcluir
  12. O mundo virtual é bom quando se pretende fazer uma simulação, uma experiência, uma observação de algo, pois permite explorar, analisar o objeto. Nesse esntido, se usado dessa forma, pode trazer grandes ganhos utilizados na educação.

    Ingrid Biserra/ pedagogia/ tarde/ 3º período/ g5

    ResponderExcluir
  13. Janaina Farias 3° período noite18 de junho de 2010 às 07:23

    O mundo virtual é bastante interessante e atrativo.Fico imaginando como seria maravilhoso dar aula sobre os planetas e os alunos visualizando. Maravilhoso!

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário