quarta-feira, 12 de maio de 2010

Cinema na escola

Os filmes dão subsídios para trabalhar inúmeros conteúdos, estimulam debates e permitem ampliar a percepção da turma sobre um assunto.

Os filmes são partes importantes do cotidiano dos brasileiros, mas nem sempre encontram seu lugar em sala de aula. Esse é um erro em tanto, ja que a telona pode funcionar como uma preciosa ferramenta didática para a aprendizagem de conteúdos de diversas disciplinas. "O cinema é uma experiência cultural importante, assim comom a música e a literatura. A escola precisa levar isso em conta e tratar esse trio com igualdade" diz Marcos Napolitano, professor da faculdade de Filosofia, letras e Ciências Humanas da universidade de São Paulo (USP) e especialista na utilização de filmes em aula.
Ficção ou documentário, curta ou longa-metragem- os gêneros e as opções de trabalhos são inúmeros e hoje ja é possível afirmar que o conhecimento sobre como usar filmes ja está bem sistematizado. O trabalho pode seguir por dois caminhos, dependendo do objetivo do professor:
* Aproximar a turma da linguagem artística específica do cinema, o que pode ser feito tanto na aula de Artes como na Língua Portuguêsa;
* Auxiliar na compreensão de conteúdos curriculares em diversas disciplinas dentro de sequências e projetos didáticos.
Em ambos os casos, é preciso começar expondo os objetivos da exibição e descrevendo o que será visto. "Isso" é fundamental para não descacacterizar o cinema como um objeto cultural.
O professor deve se mostar como umm espectador crítico e experiente para que os alunos aprendam a se posicionar frente aos que veem, conta Silvinha meireles, coordenadora do programa Cine - educação, da cinemática Brasileira de São Paulo.
O que vocês pensam a respeito disso?

Luciana Ipolito, Vespertino, G5

Conteúdo extraído da revista Nova Escola, de maio de 2010,(p72). www.ne.org.br

18 comentários:

  1. Ataíze Anália, G1, noite12 de maio de 2010 às 17:08

    Luciana, acho que tudo que o possa acrescentar algo é bem vindo. Acredito que o cinema em sala de aula pode sim contribuir para um melhor aprendizado.

    ResponderExcluir
  2. Kenia Karla G 2 3º Período Manhã12 de maio de 2010 às 19:26

    Concordo com vc que usar filmes para trabalhar alguns conteúdos em sala de aula é muito enriquecedor, mais para essa pratica ser comum em sala de aula é preciso vencer o ensino tradicional que infelizmente ainda ronda muitas escolas brasileiras. E como futuros pedagogos não podemos esperar terminar a graduação, podemos sugerir aos professores que estamos auxiliando nos estágios algo novo como por exemplo filmes, e também estimular eles a usarem o laboratório de informatica com seus alunos utilizando software educacionais.

    ResponderExcluir
  3. Trabalhar com filmes em sala de aula no ensino básico é uma dinâmica super aceita pelos alunos, e apresenta uma série de maneiras de abordagem e interção, conteúdo X filme!!!!

    Isabelle Medeiros G7 - turma 2

    ResponderExcluir
  4. Ana Patrícia, Vespertino, G1.13 de maio de 2010 às 14:10

    Os filmes podem sim acrescentar muito aos conteúdos ministrados em sala de aula, tornando-os mais dinâmicos. Porém alguns professores não concordam com essa didática preferindo o método tradicional.

    ResponderExcluir
  5. Maria Gorete Vespertino, G1.13 de maio de 2010 às 14:13

    Levando em consideração que o filme pode sim ser uma ótima ferramenta no ensino-aprendizado, concordo sim que esse método pode ser eficaz e possar contribuir em muito para a educação.

    ResponderExcluir
  6. Lidiane de Lima, Noite, G113 de maio de 2010 às 14:22

    Todo recurso utilizado em sala de aula é bem vindo quando se visa melhorar a qualidade do aprendizado. Os filmes, usados como ferramenta tecnológia terão muito o que contribuir na educação.

    ResponderExcluir
  7. Elane Candido G.8 TARDE13 de maio de 2010 às 14:32

    Acredito,que o uso de filmes podem acrescentar e enriquecer os conteúdos ministrados em sala de aula.Assim,precisamos pensar bem na hora de escolher estes filmes,para que eles realmente sejam um beneficio.

    ResponderExcluir
  8. Hedy Lamar,Noite, G115 de maio de 2010 às 06:52

    Luciana, diante do que foi proposto, entendo que seria adequado poder descrever com este meio ,mais os educadores precisam saber como manuseá-lo em favor da educação,pois é uma tecnologia boa e barata de poder trabalhar.

    ResponderExcluir
  9. o uso de filmes para a aprendizagem na sala de aula è muito importante pois diversos temas tem a ver com a pratica do cotidiano escolar e a partir dai se tem uma grande ferramenta de estudo
    Adriana Barbosa turma1 3ºperiodo manhã

    ResponderExcluir
  10. Tuana Porto - Turma 02 (tarde) - Grupo G715 de maio de 2010 às 09:44

    Concordo com o ponto de vista de que os filmes são de grande importância na compreenção dos conteúdos.. desde que os mesmos tenha uma certa coerência em relação ao assunto visto em sala de aula.. para que assim o aluno veja sobre forma visual e interessante os fatos sobre aquilo que ele está estudando. Na minha aprendizagem os filmes sempre contribuíram! adoroo quando o prof. de determinada disciplina indica filmes que tem haver com o conteúdo. Além disso, aprender através da telinha sempre é facinante!

    ResponderExcluir
  11. Geórgia Abrantes,G3 Tarde15 de maio de 2010 às 12:32

    Concerteza essa é uma das ferramntas de grande relevancia para aprendizagem dos alunos, que pena que ainda é pouco inserida na sala de aula pelos professores.Os filmes faz os estudantes a pensar de forma mais visivel do que estar acontecendo de acordo com a temática do filme e concerteza vai contribuir na aprendizagem.

    ResponderExcluir
  12. Sawana Araújo- G.1- Tarde17 de maio de 2010 às 06:26

    Oii,Luciana!!
    A utilização de filmes nas aulas é uma excelente ferramenta de aprendizagem, no sentido de um melhor entendimento do aluno a respeito de algum conteúdo. Por exemplo quem não teve dificuldade em aprender todas aquelas nome de guerras em história, por isso que os filmes podem e devem ser usados para facilitar a compreensão do aluno em sala de aula.

    ResponderExcluir
  13. Muito legal a utilização de filmes na sala de aula, trazendo conteúdos já visto em sala de aula para a melhor fixação dos conteúdos...podendo ser usado em varias disciplinas como por exemplo história, nos filme de guerra, tornando os assuntos mas interessantes.
    vanessa camelo

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Também concordo.
    Os filmes podem ser não apenas um recurso didático, como também uma ótima ferramenta para se trabalhar a interdisciplinaridade, além de ampliar a propria leitura de mundo de cada criança.
    No filme, sentimos e vivenciamos o que os atores vivem,
    Ás vezes até nos esquecemos que aqueles fatos são apenas uma mentira.
    Se os filmes e o cinema em geral tem a capacidade de causar tal efeito em nós, imagina em nossos alunos. Eles com certeza poderão se identificar com algum personagem. Sem contar que estarão mais motivados a aprender.
    Acredito que se esta atividade for bem planejada, e se o professor estiver bem preparado, teremos aqui não apenas uma boa aula, como também uma aula diferenciada, que ficará registrada na memória de cada um deles.

    ResponderExcluir
  16. Muito bom, o cinema é uma das formas de levarmos essa tecnologia para sala de aula pois, trazer um diferencial mudando a forma tradicional de ensinar...

    ResponderExcluir
  17. É mais uma estratégia de ensino em sala de aula bastante interessante quando bem utilizada. As produções de filmes com fins pedagógicos estão a cada dia mais criativos e mais polêmicos em relação as problematizações.
    Acato todo e qualquer recurso que venha a instigar a crítica do aprendente, tornando-se fundamental a orientação do professor para discussão "in locco".

    Rosicleia, 3º período - noite

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário