segunda-feira, 31 de maio de 2010
Você se considera preparado para utilizar computadores na sala de aula?
Nesta matéria a autora Melissa Diniz, nos traz alguns dados alarmantes sobre o uso das tecnologias na educação, entre eles: o fato de que 72% dos entrevistados acham que o curso de graduação os preparou pouco ou nada para o uso da tecnologia na escola. E que apenas 15% afirmaram ter recebido formação para o uso de tecnologias aplicadas à Educação.
Ambas informações apenas afirmam uma realidade que já conhecemos, o despreparo de nossos professores face as novas tecnologias.
A nossa sociedade passa hoje por períodos de grandes progressos e avanços tecnológicos, portanto o Professor precisa buscar a tão famosa formação continuada. O seu desejo deve estar em nunca cansar-se de aprender, ter humildade para reconhecer seus limites, e quando necessário buscar capacitar-se em curso fora de seu ambiente de trabalho.
O uso da TIC’s na educação não somente é de suma importância como também deve ser bem analisado. Não deve acontecer de modo alienado ou não planejado. Pelo contrário, deve ser um recurso a mais, para auxiliar professor e aluno no processo de ensino-aprendizagem.
Deste modo voltamos ao início desta mesma matéria, a questão que nos é colocada pela autora: - Você se considera preparado para utilizar computadores na sala de aula?
Reflita sobre este questionamento e decida sobre qual será a sua posição, se ficar parado ou se será correr atrás do tempo perdido e buscar a sua melhor formação.
Para ler mais: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/o-grande-desafio-de-quem-ensina-519559.shtml
Por Rayssa Maria, 3° período, Noite
domingo, 30 de maio de 2010
O Twitter na nova Educação.
Queli Rodrigues, 3º período, noite.
Ferramentas de busca inseridas na educação.
A parti desse momentos as instituições de ensino começaram a investir na capacitação dos seus profissionais para que eles pudessem trabalhar adequadamente diante desse " novo mundo", e dos alunos.
As ferramentas de buscas,proporcionam ao seu usuario ajuda para raciocinar, questionar, refletir, a descobrir conhecimentos, e entre outras coisas são meios de armazenamento, recuperação e distribuição do conhecimento, dessa forma auxiliando na aprendizagem escolar.
Juliana da Rocha Ferreira; turma 2, 3º período
sábado, 29 de maio de 2010
Comunidades virtuais
O orkut, e o mais popular, pois todos podem criar um perfil, na verdade está fazendo parte da vida de muitas crianças e jovens, por proporcionar, a criação de comunidades e das pessoas se apresentarem no contexto digital. O objetivo principal do orkut é promover uma maior socialização entre as pessoas, contribuindo para a troca de informações e conhecimentos. Os professores devem utilizar o orkut em suas atividades em sala de aula, uma das formas e a criação de comunidades contendo conteúdos a serem discutidos pelos alunos em sala de aula, sendo que estas discussões devem ser mediadas pelo professor, estimulando o debate em sala.
Wilma Martins, 3º período noite.
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Um pouco sobre "Ferramentas de Busca"
A primeira ferramenta de busca, denominada Archie, nasceu antes da origem do World Wide Web, desenvolvida por um estudante da Universidade de Montrel em 1990, nela estava armazenada uma lista de diretórios de arquivos disponíveis em servidores FTP públicos.
Em 1993 foi criado o primeiro Web Crawler – o “robô” responsável por varrer e indexar os websites – mas sua finalidade era apenas medir o tamanho da internet. O JumpStation foi a primeira ferramenta de busca que uniu os elementos básicos dos motores de pesquisa – o crawler, a indexação e a pesquisa – porém suas buscas só obtinham resultados através dos títulos das páginas. Em 1994, o Web Crawler foi capaz de buscar por informações em qualquer parte do corpo da página, e a partir daí, surgiram várias ferramentas, como por exemplo, o Altavista.
O Cadê? foi criado em 1995, moldado pelo Yahoo e funcionava como diretório, onde as páginas eram catalogadas manualmente.
Em 1995 surge o protótipo de busca do Google, que vai sendo aperfeiçoado e em 1998 dá origem a empresa Google Inc. A ferramenta de busca do Google trouxe novos componentes à tecnologia dos motores de busca e o mais importante foi o PageRank – organiza o ranking dos resultados da pesquisa.
O Cadê? e o Altavista dominaram o mercado das ferramentas de busca até 1999 e a partir daí o Google toma conta com seu auto nível de popularidade.
O Google desenvolveu – e desenvolve - diversas ferramentas para oferecer o resultado esperado de uma pesquisa e investe bastante nesse ramo. Não dizendo que é a melhor dentre todas as ferramentas de busca, e que as outras não investem no ramo, mas podemos realizar uma busca em duas ferramentas e veremos a classificação dos resultados e a partir daí fazer uma análise na relevância desses resultados. Que tal fazer o teste? Busque sobre os mesmos temas no Google e no Cadê? e descreva sua opinião.
Janaíne Maurício; turma 2, G7
TWITER COMO UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA
Chat
Geysla Vieira de França
Chat na Educação
“(...) Cada dia surgem novas maneiras de usar o computador como recurso para enriquecer e favorecer o processo de aprendizagem. Isso nos mestra que é possível alterar o paradigma educacional; hoje, centrado no ensino, para algo que seja centrado na aprendizagem” (Valente, 1993: 1)
“ Pensar no chat como uma ferramenta pedagógica é algo desafiador para o professor, visto que ele assumirá outro papel, o de não ser mais meramente um repassador de informações, mas um mediador. Ele deixa de ser o centro do saber e estará interagindo com os participantes por meio das novas tecnologias. Desta forma, o professor na era da informação está envolvido com processos múltiplos do conhecimento que pressupõe flexibilidade, interatividade, adaptação e cooperação.”
http://chateducativo.spaceblog.com.br/765955/O-uso-do-chat-na-educacao/
Adriana Nascimento da Silva 3º período manhã
Primórdios das Ferramentas de Busca
A necessidade de se criarem meios que servissem para a localização de recursos informacionais, ou seja, de instrumentos de pesquisa surgiu logo após o aparecimento da internet ou da rede mundial como também pode ser conhecida. As ferramentas de busca são Programas ou web sites que procuram localizar páginas ou informações, através de títulos, resumos, descrições, palavras-chaves ou endereço de localização de página (URL). Tendo estes programas a finalidade de seus usuários obterem respostas relevantes as suas buscas, de maneira organizada, rápida e eficiente. Podendo estas serem classificadas em dois modelos básicos : os motores de busca e os diretórios, além das ferramentas de busca que não possuem sua própria base de dados e acionam as bases de outras Ferramentas, que são os metapesquisadores, e como exemplos dos mesmos, temos o MetaCrawler e o Metaminer. Essas “ferramentas” tem a necessidade de se conhecer os mecanismos de busca originais, ou seja, os sites que estes utilizam para executar a pesquisa, de modo que esta tenha maior credibilidade com relação aos seus resultados, pois as páginas que foram acionadas podem não compartilhar corretamente o seu conteúdo e obter erros, salientando ainda o tempo de busca para a pesquisa, pontos estes que podem ser não favoráveis a este recurso.
As ferramentas ainda podem ser genéricas, quando cobrem todos os conteúdos sem da relevância a um dado tópico, específicas quando restringem bem o conteúdo, dando-o considerável importância ou híbrida proporcionando uma maior seletividade. As ferramentas híbridas incluem os diretórios nos motores de busca, para que os usuários ao realizarem buscas de informações, não tendo resultados satisfatórios,tenham uma das duas opções disponíveis, existindo assim uma parceria entre diretórios (palavras chaves) e motores de busca.
Os diretórios ou catálogos surgiram quando as paginas da Web ainda podiam ser coletadas manualmente, precedendo os motores de busca e organizando seus sites pela hierarquização dos conteúdos. Alguns exemplos de diretórios são: Cadê, Excite, Onde ir, Surf e Yahoo que foi criado em 1994 por Jerry Yang e David Filo e posto como uma lista pessoal de favoritos.Com o passar do tempo, cada vez mais foram aumentando as informações da rede e suas demandas, em proporções consideráveis, não se podendo mais coletar manualmente essas informações, surgindo a necessidade de mecanismos mais ágeis; os motores de busca. No ano de 1993 Matheew Gray criou o primeiro robô de busca, World Wide Wanderer, com o intuito de medir o tamanho da rede e reconhecer as informações contidas, robôs estes que serão base nos motores de busca. Motores de busca (search engines) são ferramentas que se baseiam em resgates de informações através de robôs, ou spiders como também são conhecidos, que percorrem a internet em busca de novos conteúdos para seu banco de dados, chamado de índice. Podendo citar alguns índices como: AltaVista, Bookmark, Infoseek, RadarUOL, Todobr e o Netscopio. Tendo os diretórios menos informações que os motores de busca pela sua forma manual de seleção e maior relevância em seus conteúdos, essas informações dos motores de busca e dos diretórios são inclusas de formas diferentes, sendo a primeira ferramenta mais eficiente, pois sua integração é feita através da indexação de páginas e automaticamente, tendo assim uma constância maior de atualização de dados diferente da segunda que já é mais lenta e pode demora cerca de dois meses ou mais devido sua seleção exigir o “trabalho humano”. E nos referindo aos motores de busca temos como principal exemplo o Google, concordando com José Paulo de Araújo que é “atualmente considerado um dos melhores programas,devido sua rapidez e eficiência à forma como avalia a relevância das páginas indexadas, utilizando uma técnica proprietária chamada PangeRank®.
E agora quem nunca se enquadrou nesse uso irrelevante das ferramentas?
Isabelle Medeiros G7 tarde
O Chat na Educação à Distância
Elisabete Marçal Silva, 3ºperíodo, manhã
O uso do chat para discutir textos.
Imagine a seguinte situação: uma turma de 30 alunos na mesma sala de informática, cada dupla em um computador, discutindo um texto literário ou de outra disciplina numa sala de bate-papo da Internet. Essa proposta foi apresentada pelo NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) de Joinville, Santa Catarina, no VIII Encontro Nacional do ProInfo, que aconteceu em novembro de 2002. Em princípio, pode parecer uma estratégia estranha, já que, se todos estão ali presentes, qual seria a vantagem de um debate virtual? Embora sua finalidade principal seja a interação, esse recurso da Internet pode proporcionar outros ganhos pedagógicos. Além de ser uma aula diferente e uma oportunidade para muitos alunos de aprender a utilizar essa ferramenta da Web, o uso do chat permite arquivar o debate na íntegra. "Dessa forma, os alunos podem fazer comparações de dois ou mais debates realizados pela classe, dando uma seqüência às aulas", explica Sandra Helena Domingues Moreira Castilho, multiplicadora do NTE Joinville. Outra vantagem do bate-papo virtual é a possibilidade de acompanhar melhor a participação dos alunos. "O registro do debate também permite ao professor saber quem realmente participou e avaliar como foi essa participação", comenta Sandra. Essa proposta foi apresentada aos educadores do encontro do ProInfo na oficina pedagógica "Ler, te dá prazer?", com a análise e debate do poema "Canção", da escritora Cecília Meireles. A ferramenta de chat utilizada foi a do EducaRede, que disponibilizou uma sala de bate-papo exclusiva para essa oficina. Se a sua escola quiser agendar uma sala de bate-papo do EducaRede, clique aqui. Nessa oficina, foi escolhido um texto literário, mas o professor pode adaptar a estratégia utilizando um texto da sua disciplina. A proposta faz parte do trabalho de monografia "Utilização pedagógica da Internet", realizado pelo grupo de multiplicadores do NTE Joinville em um curso de especialização em informática educacional na Universidade do Estado de Santa Catarina.
Pâmmela Lais, 3° período, manhã.
quinta-feira, 27 de maio de 2010
"Só vale levar a tecnologia para a classe se ela estiver a serviço dos conteúdos."
Para nós, graduandos em Pedagogia, vale citar as seguintes dicas:
1 - O INÍCIO - Se você quer utilizar a tecnologia em sala, comece investigando o potencial das ferramentas digitais. Uma boa estratégia é apoiar-se nas experiências bem-sucedidas de colegas;
2 - O CURRÍCULO - No planejamento anual, avalie quais conteúdos são mais bem abordados com a tecnologia e quais novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje, podem ser inseridas;
3 - O FUNDAMENTAL - familiarizar-se com o básico do computador e da internet...;
4 - O ESPECÍFICO - antes de iniciar a atividade em sala, certifique-se de que você compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usar na sala;
5 - A AMPLIAÇÃO - para avançar no uso pedagógico das TIC´s, cursos são oferecidos pelo Proinfo(programa de inclusão digital do MEC);
6 - O AUTODIDATISMO - a internet também ajuda na aquisição de conhecimentos técnicos;
7 - A RESPONSABILIDADE - ajude a turma a refletir sobre o conteúdo de blogs e fotologs;
8 - A SEGURANÇA - discutir precauções no uso da internet é essencial;
9 - A PARCERIA - em caso de dúvidas sobre a tecnologia, vale recorrer aos próprios alunos.
É intenção nossa, futuros pedagogos, massificar o acesso a internet, claro que havendo a preocupação com o conteúdo e a aplicação científica.
Grupo: Rosicleia, Período 3 - noite
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Professor da USP fala sobre o Orkut

Hoje está sendo utilizado com o propósito de, creio ser o seu maior trunfo , obter informações sobre uma classe privilegiada da população brasileira .
Por que será que só no Brasil teve a repercussão que teve?
Outras culturas hesitam em participar sua vida e dados de intimidade , de forma tão irresponsável e leviana
Por acaso você já recebeu um telefonema que informava que seus filhos estavam sendo seqüestrados?
Sua mãe idosa já foi seguida por uma quadrilha de malandros ?
Já te abordaram num barzinho, dizendo que te conheciam faz tempo ?
Já foi a festas armadas para reencontrar os amigos de 30 anos atrás
e não viu ninguém ?
Realmente somos um povo muito inocente e deslumbrado.
Por enquanto , temos ouvido falar de ameaças a crianças e idosos .
Até que um dia a ameaça será fato real . Tarde demais .
Se você me entendeu, ótimo !
Reveja sua participação no ORKUT, ou ao menos suprima as fotos e imagens de seus filhos menores e parentes que não merecem passar por situações de risco que você os coloca.
Oriente seus filhos a esse respeito , pois colocam dados deles e da família sem pensar em consequências, fazem isso pelo desejo de participar , mas não sabem ou não pensam no perigo de se dar dados pessoais e da família para que qualquer pessoa veja.
Se acha que não tenho razão , deve se achar invulnerável .
Informo que pessoas muito próximas a mim e queridas já passaram por dramas gratuitos , sem perceber que tinham sido vítimas da própria imprudência .
A falta de malícia para a vida nos induz a correr riscos desnecessários..
Não só de Orkut vive a maioria dos internautas .
Temos uma infinidade de portas abertas e que por um descuido colocamos uma informação que pode nos prejudicar .
Disponibilizar informações a nosso respeito pode se tornar perigoso ou desagradável.
Portanto, cuidado ao colocar certas informações na Internet .
Não conhecemos a pessoa ou as pessoas que estão do outro lado da rede .
O papo pode ser muito bom , legal .
NOTA: Passe a todos que você conhece e que utiliza o Orkut, 1 Grau , Gazzag, NetQI, Blogs, Flogs, etc... para que todos tenhamos consciência sobre o assunto e possamos colaborar com a diminuição do crime .
Um abraço ,
Marco André Vizzortti/
ATENÇÃO ESTA CAMPANHA
Pedagogos, achei interessante o tema para ser comentado nas salas de aula.
Postagem de Christina Maria Brazil de Paiva,G5 Tuma 02.
COMO É IMPORTANTE O E-MAIL HOJE EM DIA
REINALDO DE PAULO DINIZ - 3º PERIODO NOITE
terça-feira, 25 de maio de 2010
A utilização das ferramentas de busca na web

As ferramentas ou mecanismos de busca são sites especializados em "varrer" todo o conteúdo da internet e achar o que se deseja encontrar, dentre elas podemos citar milhares.
A tecnologia como meio de informação.
Ana Carolina Cavalcante Correia 3º período noite.
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Objetivos do Blog Educacional
www.malhatlantica.pt/teresadeca/papers/setubal2004/blogsecall1.htm
Merielle - Noite - G1
Uso do Blog como meio de comunicação fora da escola.

Uso do Chat como mediador Pedagógico

com o avanço das técnológias da informação, o espaço da sala de aula já não é o único e exclusivo lugar de interação entre professor e aluno, pois através da educação virtual é possível estudar e em auto nível com a auxílio de modernas técnologias da informação e da comunicação e de metodológias inovadoras de ensino. os cursos são desenvolvidos com base na internet através do ambiente virtual de aprendizagem moodle, utilizando cd's , dvd's e bibliotecas virtuais. com tudo isso disponível ao estudante virtual é de fundamental importância para sua formação.
gildo albino de figueirêdo 3 periodo noite
A tecnologia para todos
vanessa do nascimento pereira aluna do 3º periodo noite
Utilizando a tecnologia
Tem que começar a incluir a tecnologia nas escolas , capacitar melhor seus funcionários e passar para os alunos um conteúdo de boa qualidade
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Fontes de Arquivos
Tecnologia na Escola - Gestão
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Realidade virtual e educação
terça-feira, 18 de maio de 2010
Contribuição dos mundos virtuais para a educação
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Apenas os jogos educativos educam?

Os jogos estão se inserindo cada vez mais rápido no cotidiano das crianças, que já nasceram emergidas em uma realidade tecnológica um pouco diferente da nossa. O que fazer quanto a isso?
Faz-se necessário manter-se atualizada(O) quanto ao surgimento de novas tecnologias que nos são propostas.
Vale salientar, que nos últimos anos os jogos ainda eram considerados como vilãos no desenvolvimento das crianças, sofrendo dos mesmos argumentos que sofreram a tv, o cinema e quadrinhos no inicio de suas atividades por exemplo.
Esta é mais uma questão que pode e deve ser levantada. Qual a importância dos meios de comunicação na educação?
Bem, é notável que independente do meio de comunicação, estará presente a influencia que é capaz de exercer não apenas sobre as crianças mas, sobre as pessoas em geral.
Quando se fala sobre influência tecnológica, não são apenas as crianças que são atingidas mas, também os adultos, o que vai variar é o direcionamento do que são feitos e para quem são feitos.
Logo, os jogos desenvolvidos com vários recursos audiovisuais, visado o mercado podem ser direcionados de alguma forma como ferramenta na aprendizagem?
Segundo Silveira (1998, p. 02):
“...os jogos podem ser empregados em uma variedade de propósitos dentro do contexto de aprendizado. Um dos usos básicos e muito importantes é a possibilidade de construir-se a autoconfiança. Outro, é o incremento da motivação. (...) um método eficaz que possibilita uma prática significativa daquilo que está sendo aprendido. Até mesmo o mais simplório dos jogos pode ser empregado para proporcionar informações factuais e praticar habilidades, conferindo destreza e competência”
Os jogos em geral, trazem consigo objetivos a serem realizados e desenvolvidos ao longo de sua trajetória, mesmo quando falamos dos mais simples aos mais complexos. O desafio então, é o profissional dominar e realizar atividades atraentes de forma motivadora, no intuito de serem trabalhadas de maneira eficiente e lúdica.
Existem alguns sites que disponibilizam jogos gratuitos bastante simples, como por exemplo:
*Quebra-cabeça
*Jogo de palavras ...
Exemplos de sites:
http://www.arteducacao.pro.br/Jogos.htm
http://www.jogosdemeninasgratis.com.br/especiais/jogosdaxuxinha.asp
Outros exemplos de jogos mais complexos e dotados de vários atrativos visuais são o World of Warcraft, Age of Empires, The sims e Sacred. Todos esses são compostos por missões (tarefas a serem cumpridas durante o jogo), muita criatividade e pensamento rápido.
Para conhecer mais sobre esse jogos, vale a pena acessar:
http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Classicos/Warcraft/
http://eng.sacred-game.com/index.php