terça-feira, 1 de junho de 2010

Amador x Profissionais na construção da Wikipédia. Erradicar as colaborações amadoras seria a solução para tornar esta ferramenta mais confiável?

Analisando o texto O nobre amador, percebemos que o autor Keen (2009. p. 40) traz uma grande discussão para nós, os leitores, ao colocar que cada dia mais em nossa sociedade tem crescido o número de amadores (pessoas que não dominam assunto dos quais falam e que respondem de acordo com o seu “achismo”). Assim temos deixado de valorizar os especialistas (pessoas que dedicam anos de estudo para ter uma compreensão melhor de determinado assunto) para valorizar estes amadores.
Na construção da Wikipédia não acontece diferente, os amadores possuem total liberdade para editar textos, o que nos faz duvidar quanto a sua veracidade.
Não acreditamos que a melhor solução seria erradicar as colaborações amadoras, pois não podemos negar que esta ajuda pode de alguma maneira ser proveitosa. No entanto, o acreditamos que o melhor seria que a Wikipédia tivesse em sua equipe, especialistas que dominando os assuntos pudessem editá-los, desse modo as pessoas poderiam mandar sugestões de correções e acréscimos que seriam feitas ou não por estes especialistas.

Referência:
KEEN, Andrew. O nobre amador. In: O culto amador: como blogs, MySpace, Youtube e a pirataria digital estão destruindo nossa economia, culturas e valores. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.

Simone Soares Mamede 3° noite

20 comentários:

  1. Simone,
    Muito bom seu texto!
    Essa discussão articula-se com muitas outras questões que foram debatidas em um outro post sobre a Wikipédia. É bom pensarmos sempre sobre como trataremos dessas questões com nossos alunos em sala de aula.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o que foi divulgado, pois é válido que tanto os especialistas quanto os amadores possam estar articulados na contínua estruturação da Wikipédia e desta forma contribuírem com os processos de democratização e socialização dos conhecimentos sobre determinado conteúdo.

    Camila Almeida,3º Período, Noite

    ResponderExcluir
  3. É importante a reflexão que a colega colocou a respeito da WIKIPÉDIA, onde seria necessário que seus profissionais pudessem avaliar e sugerir modificações a respeito dos assuntos divulgados e sugerir modificações.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Simony,
    Achei esta dicussão muito válida...
    Eu mesma utilizei bastante a wikipédia.
    Acredito que muitos estudantes assim como eu nunca atentaram para a confiabilidade deste site.
    Gostei muito do texto O nobre amador, fico feliz em perceber o quanto temos aprendido nesta disciplina.
    É uma pena não termos Tecnologia da Educação II.
    PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  6. Que discussão!
    Pois isso é relevante e tem dois lados, o que faz as pessoas "leigas" participarem e interagirem com o pouco que sabem, e o outro que os profissionais da área estão sendo desvalorizados! Eu acredito que mesmo as pessoas achando que os leigos não são fontes seguras devemos dar valor, pois a interação com o novo capacita as pessoas e as fazem querer descobrir mais... Trabalhar junto da certo!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o seu texto!!

    Já perdi a conta de quantas vezes utilizei o WIKIPÉDIA para fazer as minhas pesquisas de 3° ano, está disciplina veio para nos mostrar como utilizar estas tecnologias ao nosso favor, filtrando sempre as informações necessárias das desnecessárias.

    Priscila Leite - 3° Período - Noite

    ResponderExcluir
  8. Como Priscila também ultilizei muito a WIKIPÉDIA para pesquisas sem saber como era o formato do site, agora que sei que o seu conteúdo é formado por amadores e profissionais continuo ultilizando o site para pesquisas só que com uma maior análise dos dados ali coletados.

    ResponderExcluir
  9. Para a confiabilidade deste site WIKIPÉDIA, é muito importante fazermos varias pesquisas. pois só assim poderemos ter um pouco de confiança no assunto pesquisado.
    REINALDO DE PAULO DINIZ 3 PERÍODO NOITE

    ResponderExcluir
  10. A ideia de um site onde qualquer pessoa possa contribuir com o seu conhecimento sobre determinado assunto é muito boa. Mas, para isso este texto deve ser passado por várias analises antes de ser publicado. Acredito, que a WIKIPÉDIA não deveria abrir possibilidades para isso, já que assuntos tão importantes são publicados. Se uma pessoa quer publicar na internet sobre determinado tema por que não criar um blog e expor suas opiniões?

    ALINE MANOELA 3º PERÍODO NOITE

    ResponderExcluir
  11. A Wikipédia permite que todos possuam total liberdade para editar textos... Por uma lado isso é interessante pois permite que todos possam colaborar e dar seu parecer, mas por outro lado é isso é tido como um perigo, pois muitas pessoas acham que tudo que está lá publicado é a verdade absoluta.
    (Andreza Carvalho, Turma 303-noite)

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito de voCê ter postado sobre a Wikipédia, pois é preciso que os alunos tenham cuidado nas pesquisas em fontes não confiáveis, como educadores precisamos mostrar que a internet possui sites confiáveis e muitos que não possuem fatos verídicos. POr isso, os professores precisam está cientes das questões tecnológicas para serem trabalhadas na comunidade escolar, pois somos sujeitos da construção do conhecimento dos alunos, então precisamos está cientes do que e como iremos ensinar.

    Lidiane Nayara Nascimento dos Santos, 3º período, noite.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo texto! A Wikipédia é um site bastante recomendado, embora tenha suas deficiências. Concordo que seu conteúdo deveria ser analisado antes de ser publicado, dessa forma a veracidade dos assuntos.
    Diana Dayse 3° Período, Noite.

    ResponderExcluir
  14. Mírian Vital-Pedagogia-noite18 de junho de 2010 às 17:28

    Mamede,gostei do texto,também acredito que erradicar não seja a solução.Já fiz uso desta ferramenta e,concordo que ela não seja a única fonte de pesquiza,a possibilidade de ter uma equipe para fazer as devidas correções talvez seja a solução.Mas erradicar não pois,até com os erros podemos encontrar os acertos!!!

    ResponderExcluir
  15. Ótimo seu texto!
    Também já usei a WIKIPÉDIA para pesquisas, sem nunca pensar na confiabilidade de seus conteúdos.Mas por meio da disciplina Educação e Tecnologias, estou entendendo melhor como usar as tecnologias à nosso favor.
    Ana Cláudia Silva Gomes, 3º período noite

    ResponderExcluir
  16. Quem nunca usou o WIKIPÉDIA para fazer pesquisas? porém não sabiamos que qualquer pessoa podia modificar os textos, confesso que fiquei frustrada, mais ainda assim não devemos erradica-la de vez, tem muita coisa boa e interresante publicada, que devemos confiar.

    ResponderExcluir
  17. Muito bom seu texto Simone,pois depois da aula de tecnologia com Lebiam é que podemos compreender que a WIKIPÉDIA não é confiável para pesquisas.
    Maria Nazaré Cavalcante de Sousa.3°período,noite.

    ResponderExcluir
  18. Flaviane caxias, 3º período, noite23 de junho de 2010 às 07:32

    Esse assunto causa muita polêmica,e divergêncas de opiniões.Qual será a melhor solução? Concordo com você Simone,acho que os amadores devem continuar escrevendo o que acham, porém, com supervisão de especialistas,para que estes façam correção dos artigos antes de serem publicados.Por que não trabalhar juntos os amadores e os intelectuais na construção do saber?

    ResponderExcluir
  19. Embora muitos digam que a Wikipédia não é confiável, acesso-a regularmente para tirar minhas dúvidas.É claro que utilizá-la como única fonte num trabalho acadêmico não é recomendável. Neste caso, procure nos livros e use somente as imagens da Wiki. Todos podem alterar a Wikipédia, mas os textos são fiscalizados pelos próprios usuários. Cada página tem uma lista de discussão que pode ser acessada facilmente. Em assuntos polêmicos ou regularmente alterados os administradores podem restringir as alterações a usuários registrados. Mas´o melhor mesmo a fazer é usar a Wiki com cautela e procurar outras fontes de pesquisa seguras.

    Queli Rodrigues Dantas- Aluna do 3° período noturno

    ResponderExcluir
  20. Jôse Almeida, G3, Noite23 de junho de 2010 às 19:55

    Quem nunca utilizou a Wikipédia com a certeza de que os dados contidos neste site eram de credibilidades? Muitas vezes o utilizei em minhas pesquisas e foi preciso uma disciplina que trabalhase a tecnologia para conhecer a origem destas informações, e apreder como pesquisar as informações disponiveis na internet.

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário