domingo, 6 de junho de 2010

Linguagem de Programação LOGO: Sua origem

Linguagem de programação Logo

Origem do Logo

Olá pessoal!!!

Resolvi publicar sobre a origem da Linguagem de Programação Logo devido ao grande número de pessoas que utilizavam o Logo, conheciam o Logo, mas não sabiam quem o criou. Graças a essa publicação darei fim a esse número alarmante de pessoas que acreditavam que o Logo é alguma obra divina.

O Logo é uma linguagem de programação criada por Wally Feurzeid e Seymour Papert.

Seymour Papert nasceu em 1 de março de 1928 na cidade de Pretória, África do Sul, matemático, diretor do grupo de Epistemologia e Aprendizado do Massachusetts Institute of Techonology (MIT). O MIT é um centro universitário de educação e pesquisa privado, localizado em Cambridge, Massachusetts, nos estados Unidos. Papert é um dos fundadores do MIT Laboratório de Mídia, onde atualmente continua pesquisando, além disso, também trabalha em um programa de educação de jovens infratores em Maine, onde mora.

Papert revolucionou a década de 1960 ao afirmar que toda criança deveria ter um computador em sala de aula, na época, suas teorias pareciam ficção científica. Entre 1967 e 1968, desenvolveu uma linguagem de programação totalmente voltada para a educação, o Logo. As escolas então começaram a utilizar computadores como um instrumento de auxilio no processo de aprendizagem, mas isso não representou uma mudança na forma de educar. O computador seria apenas um apêndice para o papel tradicional dos professores e alunos.

Contribuições de Jean Piaget

Jean Piaget nasceu no dia 9 de agosto de 1896 em Neuchântel, na Suíça, e faleceu no dia 16 de setembro de 1980 em Genebra, aos 84 anos de idade. Sua primeira publicação científica foi aos 11 anos, e seu ultimo trabalho estava em andamento quando morreu. Ele criou novos campos da Ciência, como a teoria Cognitiva (é o conjunto de processos mentais que ativamos no ato de conhecer algo), Epistemologia da Evolução, ou seja, a evolução do conhecimento e a Psicologia do desenvolvimento e defendeu uma nova forma de pensar sobre as crianças. Para Piaget, as crianças não são recipientes onde devem ser depositadas informações, sem que esta criança não possa interferir criticamente sobre a informação, mas sim, construtoras ativas de conhecimentos.

Papert e Piaget trabalharam juntos em período integral por quatro anos. Mas no total foram dez anos. Durante esses anos de convívio com Piaget, Papert se interessou pela teoria do Construtivismo criada por Piaget, decidiu então utilizá-la como caminho para o uso de computadores no ensino, o que deu origem ao Logo.

Aliny Emanoela Carvalho, 3° periodo tarde.


18 comentários:

  1. Boa noite,

    Assim como Papert e Piaget, nas suas complexas sensibilidades em alcançar objetivos nunca imagináveis às suas épocas,nós- futuros pedagogos- podemos construir uma realidade em que a sociedade política brasileira privilegie uma educação de qualidade igualitária a todo e qualquer cidadão.

    Rosicleia
    3ºperíodo - noite

    ResponderExcluir
  2. Aline,
    As informações que você nos fornece são bastante enriquecedoras, pois não conhecia afundo este tema.
    É interessante saber que a preocupação com a educação e a inserção da tecnologia neste meio, vem sendo discutida e elaborada desde a década de 60 por Papert , associada as contribuições construtivistas de Piaget . Fazendo com que haja uma reflexão acentuada a respeito da tecnologia na educação, sobretudo na atualidade.
    Camila Almeida. 3º Período. Noite.

    ResponderExcluir
  3. Sawana Araújo-G1- Tarde7 de junho de 2010 às 06:20

    Oi,Aliny!!

    Muito boa sua postagem,através do Logo podemos observar a importância dos estudo de Piaget e o quanto ele influenciou Papert na criação do Logo, que é mais uma ferramenta de aprendizagem. Por isso que a tecnologia deve ser utilizada como um mecanismo de adquirir mais conhecimento, cabendo a cada professor manusea-ló da melhor forma possível.

    ResponderExcluir
  4. Logo é uma ferramenta para adquirimos mais informações de diversos mecanismos,que nos deixa mais atualizado novos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  5. É importante perceber que por trás de um grande avanço sempre tem um ser humano! Muitas vezes esquecemos de olhar o foco da construção ou desta grande e preciosa obra. O Logo é uma ferramenta como cita Geórgia, de extrema importância para adquirir conhecimento, mas temos sempre que esta atento as inovações e ao modo que a passamos, pois como a prof. Lebiam relatou em sala, não adianta a tecnologia se não sabemos como aplica-la. O Logo é uma criação esplendorosa tanto porque facilita a aprendizagem, e também porque o seu Papert foi influenciado pelo grande Piaget que foi um educador e um observador genial.
    Roberya Viana/ 3º período / g6 / Tarde - turma 2

    ResponderExcluir
  6. O logo proporciona um grande avanço no desenvolvimento lógico da criança que o usa e isso faz da tic uma ferramenta poderossíma. adorei. Polliana Marques/3°periodo/ tarde-turma 2

    ResponderExcluir
  7. Christina Maria Brazil de Paiva9 de junho de 2010 às 15:50

    O ProfºDr José Armando Valente da UNICAMP (Campinas -São Paulo), também trabalhou com Seymour Papert,no MIT, em Massachusetts(USA),desenvolvendo pesquisas com o LOGO para alunos especiais.Valente trouxe o programa e foi pioneiro no Brasil a trabalhar com crianças deficientes, graças a suas pesquisas com Paper.

    ResponderExcluir
  8. Olá Aliny!
    Muito legal sua postagem, pois eu não sabia desta interação entre Papert e Piaget, e a visão de tantos anos atrás mostrar interesse por tecnologias na área da educação.

    Priscila Leite - 3° período - Noite

    ResponderExcluir
  9. Muito bem Aliny.... Na veradade adorei trabalhar com Logo, pois esse recurso é um excelente auxiliador nos processos de internalização e formalização de conceitos, sem contar que ainda desenvolve o raciocínio lógico da criança. Dessa forma, conhecer a origem do Logo deve ser o primeiro passo do professor, pois só assim terá o entendimento sobre qual o autor que o desenvolveu e principalmente em que a base teorica utilizou-se para fundamentação do programa.

    ResponderExcluir
  10. Juntando o útil ao agradável, não tinha parado para pensar em quem tinha criado o logo, Papert e Piaget unidos para a educação foi ainda é bastante proveitoso!! Sem falar que o logo é uma ótima ferramenta para formas geométricas e do raciocínio lógico!!
    Ótima postagem!!

    3ºperíodo / tarde / G3

    ResponderExcluir
  11. Apesar de ter um contato muito próximo e constante com softwares, eu só conhecia o Logo de ouvir falar. Meu primeiro contato com o programa foi nesse semestre, numa aula da professora Lebiam. Fiquei admirado com a riqueza contrastante de simplicidade e complexidade do programa. Tanto uma criança quanto um adulto podem explorar o Logo utilizando pouco ou muito conhecimento geométrico e operacional. Se eu chegar a me tornar efetivamente um pedagogo, certamente farei uso do Logo para "infoalfabetizar" meus alunos.

    ResponderExcluir
  12. Aline
    Sua informação foi muito aproveitosa para mim,pois ja tinha feito algumas pesquisas sobre LOGO e não sabia que Jean Piaget tinha contribuido para a origem do LOGO,sabendo que o logo é uma ferramenta muito importante para o raciocinio logico dos alunos...
    Edilane Ferreira 3° Periodo Noite

    ResponderExcluir
  13. Adorei sua postagem, pois não eu não tinha conhecimento sobre esse trabalho conjunto entre Papert e Piaget, com relação ao uso do computador na aprendizagem.
    Ana Cláudia Silva Gomes, 3º período noite
    sala-303

    ResponderExcluir
  14. Ótima postagem, pois sabemos que a tecnologia vem de muito tempo atrás, mas saber quem as criou como no caso do logos, a influência de Piaget é maravilhoso, pois já estudei Piaget, mas não sabia que fazia parte dessa tecnologia.

    Maria de Fatiam Vasconcelos 3º período noite

    ResponderExcluir
  15. Ótima postagem, pois sabemos que a tecnologia vem de muito tempo atrás, mas saber quem as criou como no caso do logos, a influência de Piaget é maravilhoso, pois já estudei Piaget, mas não sabia que fazia parte dessa tecnologia.

    Maria de Fatiam Vasconcelos 3º período noite

    ResponderExcluir
  16. Exelente postagem Aline!

    O logo nasceu com base nas referencias teoricas de Piaget,que falam sobre a natureza da aprendizagem. O logo é uma ferramenta importante para a educação infantil,através dela o aluno aprende conceitos numericos,geometricos entre outros de forma prática e divertida sem perceber que são complexas

    Shirley Targino Silva 3° periodo /noite

    ResponderExcluir
  17. O LOGO nasceu com base nas referências teóricas de Piaget que falam sobre a natureza da aprendizagem.

    O LOGO é uma ferramenta importante para educação infantil, através dele o aluno aprende os conceitos numéricos, geométricos, entre outros, de forma prática e divertida, sem perceber que são complexas.

    Shirley Targino, 3º período - Noite.

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de fazer parte desse blog pois curso pedagogia e achei muito interessante!!!!

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário