domingo, 20 de junho de 2010
Edublogs e o sócio-interacionismo de Vygotsky
Sob um olhar sócio-interacionista temos o Edublog (blog educacional) como uma das ferramentas dinâmicas de aprendizagem na escola. Quando nos remetemos à visão de Vygotsky, onde o mesmo destaca que "[...] o aprendizado desperta vários processos internos de desenvolvimento, que são capazes de operar somente quando a criança interage com as pessoas em seu ambiente e quando em cooperação com seus companheiros. Uma vez internalizados esses processos torna-se parte das aquisições do desenvolvimento independente das crianças." (Vygotsky, 1984, p.101).
A partir dessa cooperação faz-se necessária a mediação, o professor passa a mediar esse aprendizado. No entanto sua questão central está na relação de interação sujeito-meio. Portanto, o uso de blogs no ambiente educacional é de grande valia, uma vez que as crianças têm a possibilidade de conhecer, e criar sendo significativamente participativa. Para Vygotsky (1987, p. 17) “a colaboração entre pares ajuda a desenvolver estratégias e habilidades gerais de solução de problemas pelo processo cognitivo implícito na interação e na comunicação”.
E para os professores que possivelmente não sabem qual o objetivo dos edublogs, aqui está a definição: “Promover a discussão das possibilidades do uso do blog na educação através de um processo de cooperação, oferecendo objetivos teóricos e práticos que permitam a reflexão sobre as possíveis formas de se educar através dos mesmos.”Para tanto é possível utilizar o blog como uma proposta educacional dinâmica e participativa, onde os pares socializem o que já foi absorvido pelo mediador.
Marianna da Silva, 3º P/NOITE.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Excelente postagem Marianna! O blog, como um instrumento capaz de aproximar os indivíduos e promover a troca de informações, é essencial a aprendizagem. Juntar o útil ao agradável seria a maneira de explicar, Vygotsky e o blog em sala de aula. Várias zonas de desenvolvimento iriam deixar de ser potenciais, passando a ser reais; tudo através da mediação, que esse instrumento tecnológico é capaz de proporcionar, se bem utilizado.
ResponderExcluirGéssica Romão, 3° período, noite.
Pois é Géssica, também gstei bastante dessa postagem, tenho conhecido melhor o blog, netes período especificamente e confesso que quanto mais o conheço mais percebo o quanto este recurso é facinante. Tenho certeza que havendo interesse do professor, este pode ser um ótimo instrumento de mediação entre o prodessor e o aluno... O que ajudará bastante no desenvolvimento destes educandos.
ResponderExcluirParabéns pela postagem Marianna!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns Marianna! Muito boa a postagem e apesar de mim ser um pouco "suspeita", tendo em vista minha parceria na defesa do tema, não posso deixar de concordar em rede "blogal" com a proposta. Sem dúvida o uso do Edublog como ferramenta de interação é uma boa alternativa para trabalhar inclusive,de forma interdisciplinar.
ResponderExcluirSem duvidas a idéia de vygotsky relacionado ao Edublog é muito interessante, porque na idéia de vygotsky a troca de informação virtual irá ajudar o aluno a formular conhecimentos e potencializar e desenvolver raciocínio, fundamentando a interação de forma coletiva e colaborativa, até por que as postagens feitas por cada pessoa poderá ser células de aprendizagens de outros indivíduos.
ResponderExcluirGildo albino Figueiredo, 3° período, noite.
Há, unir Vigotsky e tecnologia é o par perfeito, essa ideia de blog educacional é muito interessante pois, na medida que o educando está interagindo ele está aprendendo. E mais uma vez a mediação através do Professor nos lembra qualificação, já que para auxiliar o aluno na construção do conhecimento pela tecnologia, ou seja, pelo "BLOG" é necessário estar preparado para atuar de forma positiva.
ResponderExcluirALINE MANOELA 3º PERÍODO NOITE
Ótima abordagem Marianna. A relação dos blogs educacionais com a teoria sócio-interacionista de Vygotsky ficou excelente. Diante desta abordagem, novamente, torna-se visível como as TICs podem auxiliar na educação.
ResponderExcluirPetrônio Pereira. 3ºP - Noite