Na edição da revista Nova Escola nº 233, de junho de 2010, foi publicada a seguinte reportagem:
A pesquisadora da PUC-SP, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, alerta que o currículo escolar não pode continuar dissociado das novas possibilidades tecnológicas, ela ressalta que, em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares. Defensora do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula, Beth Almeida faz uma ressalva: a tecnologia não é um enfeite e o professor precisa compreender em quais situações ela efetivamente ajuda no aprendizado dos alunos. Em entrevista para Nova Escola, a especialista no uso de novas tecnologias em educação, formação docente em gestão, falou sobre os problemas na formação inicial e continuada dos professores para o uso de TICs e de como integrá-las ao cotidiano escolar.
É muito importante o uso da Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs) está inserido na grade curricular de cada instituição de ensino, no qual a tecnologia não será trabalhada de forma "solta" e sim integrada as várias disciplinas.
Janaina Farias da Silva, 3° período noite.
A pesquisadora da PUC-SP, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, alerta que o currículo escolar não pode continuar dissociado das novas possibilidades tecnológicas, ela ressalta que, em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares. Defensora do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula, Beth Almeida faz uma ressalva: a tecnologia não é um enfeite e o professor precisa compreender em quais situações ela efetivamente ajuda no aprendizado dos alunos. Em entrevista para Nova Escola, a especialista no uso de novas tecnologias em educação, formação docente em gestão, falou sobre os problemas na formação inicial e continuada dos professores para o uso de TICs e de como integrá-las ao cotidiano escolar.
É muito importante o uso da Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs) está inserido na grade curricular de cada instituição de ensino, no qual a tecnologia não será trabalhada de forma "solta" e sim integrada as várias disciplinas.
Janaina Farias da Silva, 3° período noite.
Muito boa essa reportagem, ou seja esse metodo adotado por esta escola é um grande incentivo para nos futuros pedagogas trabalharmos com nossas crianças desde antes mesmo as crianças serem alfabetizados,pois o pior analfabeto é o que não intende de tecnologia...
ResponderExcluirClaro, é de grande importância a implementação da novas TIC'S nas escolas, haja vista que a educação tem que se adaptar a todo esse avanço tecnológico. Os professores podem sim utilizar-se de meios como a internet para ministrar suas aulas de forma dinâmica, na qual o aluno aprende bem melhor.
ResponderExcluirMarianna da Silva - 3ºP/NOITE.
É fundamental a implementação das novas tecnologias na educação,como fala muito bem no texto, que utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares. Isso refrete globalização na educação.
ResponderExcluirREINALDO DE PAULO DINIZ - 3º P/NOITE
Atualmente as diretrizes da Secretária de Educação do Muncípio de João Pessoa para o uso das Tic´s nas escolas, já direciona os profissionais para esse uso integrado com as disciplinas, o que significa que estamos avançando para que cada vez mais a tecnologia seja utilizada pelas escolas como mais uma ferramenta para a aprendizagem, e não mais encarada como passatempo.
ResponderExcluirEsta postagem vem mostrar de maneira clara a necessidade de profissionais qualificados para lidar com as tecnologias, mas é necessário não só equipar instituições e fingir que há uma formação continuada, é necessário como fala o finalzinho da postagem, que haja uma adaptação no currículo escolar, com novas metodologias de ensino, para que realmente se possa interdisciplinar as disciplinas com o uso das tecnologias.
ResponderExcluirLidiane Nayara Nascimento dos Santos, 3º período, noite.
Gostei muito do seu texto Janaina, pois vem alertar os professores que ainda continuam vendo a tecnologia como uma barreira para se fazer educação, vejo como é importância a tecnologia estar presente no currículo escolar como uma nova forma de se fazer educação e de transformar e proporcionar alunos pensantes e críticos nesse mundo globalizado, como a autora do seu texto ressalta.
ResponderExcluirEdna Maria Amâncio Silva,3ºperído, noite
Esta reportagem foi mais um incentivo para nós pedagogos; sabendo que poderemos adotar esse novo método das novas Tic’s para aplicar em sala de aula, onde os nossos alunos poderão ficar por dentro das novas tecnologias, onde ajudará no mercado de trabalho que exigi um conhecimento na área tecnológica.
ResponderExcluirEdilane Ferreira 3° Periodo Noite
Essa reportagem mostra claramente a importância do uso das TIC'S no currículo escolar juntamente com as demais disciplinas.
ResponderExcluirAna Cláudia Silva Gomes, 3º período noite
sala-303
Concordo que o currículo deve abranger as novas tecnologias, mas para isto é preciso preparar os professores e disponibilizar de recursos, tendo em vista que os alunos de Escola Pública geralmente não tem condição que comprar um computador.
ResponderExcluirMaria de Fatima Vasconcelos 3º período noite
Concordo que o currículo deve abranger as novas tecnologias, mas para isto é preciso preparar os professores e disponibilizar de recursos, tendo em vista que os alunos de Escola Pública geralmente não tem condição que comprar um computador.
ResponderExcluirMaria de Fatima Vasconcelos 3º período noite
Olá Janaina!!
ResponderExcluirFicou muito bom o seu texto, mais é sempre importante salientar como uso dessas tecnologias estarão inseridas no processo de ensino e aprendizagem, e se o mediador ira está preparado para uso dessas tecnologias.
Priscila Leite - 3° período Noite
xD
ResponderExcluirA Tecnologia Precisa Estar Presente Na Sala De Aula.
ResponderExcluirAssim como a pesquisadora Maria Elizabeht,também acho muito importante o uso das Tics na grade curricular de cada instituição de ensino,pois á tecnologia é uma grande aliada para o professor.Também é parte integrante da vida de qualquer ser humano no seculo XXI,a cada dia,a cada hora, novas tecnologias estão sendo criadas e testadas,por tanto não podemos descartá-las e fingir que não existem.
Shirley Trgino Silva 3° periodo/ noite
O uso das novas tecnologias é indispensável ,mas como a autora falou é importante que elas integrem as várias disciplinas.Como na escola que estou estagiando,no momento da aula de informatica sempre integramos com assuntos de português,matemática ou até mesmo utilizamos de programas interessantes como google earth,que propossiona aos alunos mais interesse nas aulas.
ResponderExcluirQue o uso das TIC's em sala de aula é necessário,é inconstestável.Porém o professor tem que esta pronto para usar essas tecnologias, utilizando-as como ferrameta de aprendizagem.Com uma grade curricular que permita a interdisciplinaridade...
ResponderExcluirConcordo! Acredito que a tecnologia é um instrumento de grande importância, que pode auxiliar o professor nos diferentes assuntos que abrange a grade curricular. Além de despertar a curiosidade do aluno, os estimula, contribuido para uma aprendizagem mais significativa.
ResponderExcluirGéssica Romão, 3° período, noite.
Concordo com você Janaína,
ResponderExcluirprecisamos de fato repensar sobre nosso currículo...
Esta reportagem é bastante proveitosa para nossa reflexão, visto que as TIC's são de fato um ótima ferramenta para aqueles que desejam alcançar uma verdadeira educação de qualidade. Não podemos desprezá-las ou aplicá-las isoladamente em nossas práticas pedagógicas, por esse motivo acredito que a grande chave para todo este questionamento consiste na INTERDISCIPLINARIDADE.
“Beth Almeida faz uma ressalva: a tecnologia não é um enfeite e o professor precisa compreender em quais situações ela efetivamente ajuda no aprendizado dos alunos”.
ResponderExcluirBeth Almeida chama nossa atenção para um problema presenciado nas escolas. Alguns professores utilizam a tecnologia como “passa-tempo” e não explora a dimensão de aprendizagem que estas ferramentas proporcionam.
Parabéns pela postagem Janaina! Concordo que o tecnologia deve sim estar inserida na aprendizagem do aluno, porém o professor deve se adequar a esses novos métodos, pois nada adiantará se o mesmo realizar um trabalho tradicional sem reinventá-lo de forma a atrair o educando.
ResponderExcluirDiana Dayse 3°período, Noite.
Se estamos na "Era da Globalização", nada mais justo de inserirmos ao currículo escolar os recursos tecnológicos necessários à promoção de uma educação de qualidade. Mas, que o acesso a tal seja, também, globalizado.
ResponderExcluirAs TICs são sim muito benéficas, desde que utilizadas adequadamente, são necessários muitos investimentos nesta área, além de um processo contínuo de qualificação.
ResponderExcluirRosângela Quirino do Nascimento, 3° período - Noite
Essa é uma ótima reportagem pois nos mostra como futuros educadores que o uso de tecnologias em sala de aula so pode trazer vantagens, desde que caminhe junto com conteúdos fazendo com que o aluno sinta interesse em apreder de forma diferente .
ResponderExcluirAna Cláudia Ribeiro da Silva Brito
3ºperíodo/noite
É importante atentar para o uso correto da tecnologia em sala de aula. Ela deve ser vista como ferramenta auxiliadora, não como instrumento de lazer. Como afirma a Beth Almeida no texto supracitado, “a tecnologia não é um enfeite e o professor precisa compreender em quais situações ela efetivamente ajuda no aprendizado dos alunos”.
ResponderExcluirPetrônio Pereira. 3ºP - Noite