Ao trabalhar com os recursos digitais de aprendizagem no apoio a
atuação docente de maneira criativa e inovadora, é preciso considerar que a
formação de professores deve ser contínua e dialógica.
Para utilizar os recursos digitais de aprendizagem propiciando
oportunidade de aprendizagens significativas, é preciso romper limites, aprender com os próprios erros, assumir riscos, inovar, gerenciar a própria aprendizagem, tornar-se confiante admitindo que a ética é possível, ousar com responsabilidade, estudar para aprender e ensinar, abrir-se ao conhecimento novo, ser capaz de enxergar que a mudança é possível e ultrapassa o limiar de simples metas procedimentais.
Existem hoje, algumas iniciativas de instituições que disponibilizam
seus repositórios de recursos digitais de aprendizagem, gratuitamente, permitindo
ao professor reutilizá-los em diferentes contextos, inclusive possibilitando a
personalização, quando necessário.
Entretanto, por serem poucas iniciativas e pelo fato de faltar
investimento na formação dos professores para o uso das tecnologias de
informação e comunicação, nem mesmo estes poucos recursos são utilizados
pela quantidade de pessoas que poderia beneficiar.
O professor necessita ampliar os olhares para contribuir com o desenvolvimento de projetos com as novas tecnologias, incentivando o espírito crítico e reforçando nos alunos o prazer em aprender.
É frente a esta nova realidade em radical transformação que a educação deve refletir sobre a identidade de seu papel e propor novos rumos, de forma a contribuir no desenvolvimento de cidadãos críticos, autônomos, criativos, que solucionem problemas em contextos imprevistos, que questionem e transformem sua própria sociedade.
atuação docente de maneira criativa e inovadora, é preciso considerar que a
formação de professores deve ser contínua e dialógica.
Para utilizar os recursos digitais de aprendizagem propiciando
oportunidade de aprendizagens significativas, é preciso romper limites, aprender com os próprios erros, assumir riscos, inovar, gerenciar a própria aprendizagem, tornar-se confiante admitindo que a ética é possível, ousar com responsabilidade, estudar para aprender e ensinar, abrir-se ao conhecimento novo, ser capaz de enxergar que a mudança é possível e ultrapassa o limiar de simples metas procedimentais.
Existem hoje, algumas iniciativas de instituições que disponibilizam
seus repositórios de recursos digitais de aprendizagem, gratuitamente, permitindo
ao professor reutilizá-los em diferentes contextos, inclusive possibilitando a
personalização, quando necessário.
Entretanto, por serem poucas iniciativas e pelo fato de faltar
investimento na formação dos professores para o uso das tecnologias de
informação e comunicação, nem mesmo estes poucos recursos são utilizados
pela quantidade de pessoas que poderia beneficiar.
O professor necessita ampliar os olhares para contribuir com o desenvolvimento de projetos com as novas tecnologias, incentivando o espírito crítico e reforçando nos alunos o prazer em aprender.
É frente a esta nova realidade em radical transformação que a educação deve refletir sobre a identidade de seu papel e propor novos rumos, de forma a contribuir no desenvolvimento de cidadãos críticos, autônomos, criativos, que solucionem problemas em contextos imprevistos, que questionem e transformem sua própria sociedade.
(Por Teresa Cristina Jordão - Doutoranda da Faculdade de Educação da USP)
Aluna: Andreza Carvalho (Turma 303 -Noite)
Concordo que os educadores,tem que ter uma formação continuada, com recursos digitais permanentes para obter uma educação de qualidade com os avanços tecnológicos e científicos.
ResponderExcluirREINALDO DE PAULO DINIZ 3 PERÍODO NOITE
Acredito que a formação continua dos docentes para o uso das TIC'S é necessaria, mas para isso é preciso que os docentes despertem interesse pelo assunto, e acima de tudo acreditem que com o uso das tecnologias é possivel promover uma aprendizagem qualificada.
ResponderExcluirOs educadores necessita de está em processo de formação,pois a cada momento a tecnologia vem promovendo novas formas de aprendizagem,o professor deve está preparados para uma formação adequada a seus alunos.
ResponderExcluirMaria Nazaré Cavalcante de Sousa.3°período,noite.