Diante das inúmeras transformações recorrentes em nossa sociedade, principalmente no que diz respeito ao avanço significativo da internet a partir da década de 90, no qual ampliou-se o uso das tecnologias de comunicação e informação, sobretudo a utilização do computador. É imprescindível que o professor adquira novos posicionamentos em sala de aula, como afirma Umberto Eco (1996) “nós precisamos de uma forma nova de competência crítica, uma arte ainda desconhecida da formação, em resumo uma sabedoria nova”.
Ao analisarmos esta afirmação, podemos refletir como o professor pode moldar os educandos, não apenas como objeto de uma mediação inquestionável, mas tornando o aluno: cidadão, sujeito e questionador de sua realidade social.
Somos obrigados a conviver diariamente com uma conjuntura de subsídios que compõem o nosso ambiente de vivência, compostos por uma quantidade expressiva de suportes tecnológicos: televisão, rádio, jornal, computador e outros. Nós educadores ou futuros educadores temos que conscientizar nossos alunos a utilizar estes meios de forma adequada e crítica, tendo em vista a qualidade do que estamos visualizando, pesquisando, analisando, questionando ou até mesmo estabelecendo vínculos não formais com estes recursos.
Partindo destas informações, fica nítida a importância do professor estar engajado no processo de socialização crítica dos alunos para que os mesmos tenham acesso a estas tecnologias de forma que venham a corroborar com o processo de aquisição de conhecimentos satisfatórios. Ao utilizar os recursos tecnológicos com o intuito de promover reflexões, assim como, uma melhor aprendizagem.
Concordo com esse pensamento abordado no texto! A forma crítica deve ser explorada sim para a utilização dos recursos das Tic's, para uma melhor qualidade de interpretações das informações extraídas das mesmas.
ResponderExcluirA utilização das TIC'S melhora sem dúvida as interpretações e abre caminhos para outras pesquisas e informações, tendo assim um conhecimento e o aprendizado satisfatórios.
ResponderExcluirOs recursos das TIC´S, podem ajudar muito na formação do aluno, mesmo porque o que os alunos querem é novidade...além do mais, estarão ajudando a desenvolver seu pensamento crítico, fazendo com que seu conhecimento seja ampliado de uma forma diferente.
ResponderExcluirConcordo com vc Camila...
ResponderExcluirO professor deve sim usar de todos recursos disponíveis a fim de formar seu aluno sempre com um pensamento crítico a cerca do mundo em que este está inserido.
Não importa se usando palavras geradoras ou se usando as TIC's.
Todo educador deve estar ciente de que seu papel transcede o currículo escolar, que vai até a consciência de seu aluno.
O professor pode e deve educar para a criticidade, ampliando assim a visão de seu educandos.
Parabéns pela postagem!
Com o uso apropriado das TIC'S, de fato consegue-se resultados significativos no que diz respeito a aprendizagem do aluno, mas é importante que o professor esteja atento as condições em que o aluno, pois nem sempre este dispõe de computadores, televisões, etc. No entanto uma maneira de se promover a pesquisa seria inicialmente expondo o que seriam os meios tecnológicos e deixando a cargo do aluno a escolha de qual iria utilizar para a pesquisa, também vale salientar que o objeto de pesquisa em que esse professor irá propor esteja ao Alcance de todos os meios e de fácil acesso.
ResponderExcluirO uso da TICs ajuda muito na formação crítica do aluno, devido eles se sentir, mas motivados, ha uma participação maior desse aluno na sala de aula fazendo com que ele obtenha uma maior compreensão, e muito importante que o professor motive seus alunos para assim se tornarem indivíduos críticos. O uso dos recursos tecnológicos faz com que o aluno reflita e melhor aprenda.
ResponderExcluirVanessa Camelo
Com o uso de tic's que promova o acesso de informações, diante disso com uma orientação pedagógica, acadêmica de como se pesquisar, se comunicar, de se refletir sobre o que ler e como organizar seus pensamentos e identificar pontos críticos o profesosor poderá estimular nesse aluno um desenvolvimento de um pensamento crítico, e usando as tic's que ofereça essas fontes de informações adequadas para uma aprendizagem significativa. Polliana Marques/ 3°Período/ Tarde.
ResponderExcluirO professor é o orientador dessa nova tecnologia e ela influencia muito na formação critica do aluno não só por ele esta inteiramente ligado e podendo interagir diretamente mas também por poder contribuir com a execução da nova aplicação. Assim o aluno, se senti útil e acaba não só querendo contribuir para aquele aprendizado novo mais também na construção de novas criações que facilitem ainda mais a sua compreensão.
ResponderExcluirRoberya Viana/ G6 / 3º período / tarde - turma2
Concordo com você Camilla!!
ResponderExcluirOs professores devem sim conscientizar os alunos a utilizar estas tecnologias de forma correta, e assim o aluno vai querer contribuir para que estas tecnologias sejam utilizadas de forma construtiva para o seu processo de aprendizagem do conhecimento adiquirido.
Priscila Leite - 3° Período - Noite
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirConcordo com você Camílla, pois através, das TIC's os alunos junto com as pesquisas realizadas, vão se tornar estudantes, com um ó timo conhecimento e pensamento critico.
ResponderExcluirREINALDO DE PAULO DINIZ 3 PERÍODO NOITE
Concordo com voce Camila,o professor tem que usar todos os instrumentos e recursos que estão disponiveis, com o objetivo de formar o aluno com um pensamento critico.
ResponderExcluirEdilane Ferreira 3° Perido Noite
Temos que usar a tecnologia como um suporte para conscientizar nossos alunos, e partindo dos recursos tecnológicos podemos ensinar nossos alunos a serem críticos através de uma leitura, pesquisando e questionando aquilo que está observando.
ResponderExcluirDeyseane Santana 3°Período Noite
Oi camila! Com o grande avanço das tecnologias é fundamental que o professor mude alguns de seus posicionamentos, ou seja, usar as tecnologias para adquirir conhecimento crítico e construtivo.
ResponderExcluirAna Cláudia Silva gomes,3º período noite
Essa era uma das dúvidas que possuía no que se refere à inserção da tecnologia, em sala de aula. Percebo que podemos utilizá-las ao nosso favor, de maneira que os alunos possam usá-las de forma crítica e, portanto educativa. Precisamos está atentos para não desvincularmos essa proposta, usando de maneira equivocada, recursos tão importantes.
ResponderExcluirÉ verdade Camila, não basta apenas o professor se valer de todos os recursos que são oferecidos pelo o uso das TIC's, para fazer com que sues alunos aprendam, mas é também fazer com que eles sejam alunos críticos.
ResponderExcluirCamila,
ResponderExcluirPela praticidade em que o mundo está vivenciando, a educação não fica isenta.
As informações já "mastigadas" exigem menor esforço intelectual e descobrir novos conhecimentos se tornou escasso.
O processo pedagógico precisa, urgentemente, resgatar a construção crítica dos aprendentes.
concordo com Rosicleia em parte,pois sem dúvidas tudo na internet,fica tão fácil tão, que o aluno,torna-se copiador dos artigos e fontes prontas,mas também elepode pensar partindo daquilo que ele lê, elaborar sua própria opinião seu pensamento crítico.
ResponderExcluirRosenilda Rodrigues 3º período,noite.
Gostei muito do seu texto Camila,e entendo suas indagações,os recursos no uso das Tic's devem servir de vantagens no que diz respeito à aprendizagem,com o bom uso dos recursos tecnológicos e não para formar copiadores.Portanto,cabe a nos educadores ou futuros educadores tirar bom proveito dos nossos alunos.
ResponderExcluirAcredito que a formação de um aluno crítico vá mais além do que a mera utilização de recursos pedagógicos. O conteúdo do que se passa e a forma são muito mais importantes na formação deste senso de criticidade do que o meio que se utiliza. Não quero aqui menosprezar a importância das TICs no auxílio à aprendizagem. Pelo contrário, quero dizer que acredito que o papel do professor como tutor, instrutor e orientador é muito mais importante hoje, com a pluralidade de meios de comunicação do que era antigamente.
ResponderExcluirNosso auxílio aos alunos no sentido de indicar um bom caminho a se trilhar é mais importante pela quantidade de desvios que existem hoje nesse mesmo caminho.
Vamos pensar um pouco sobre isso!