segunda-feira, 14 de junho de 2010

Internet e Educação

“A Internet é muito mais que um mero instrumento. Além de um dispositivo, ela representa um modo diferente de efetivar a comunicação e o processamento social da informação”. Esta observação é feita por Arnaud Soares Júnior, professor do mestrado em educação e tecnologia da Universidade Estadual da Bahia e autor do livro “Tecnologias Inteligentes e Educação: currículo hipertextual”.

De acordo com o educador, neste panorama de efetiva transformação, o uso da Internet não representa grande desafio para que os professores aprendam a sua utilização, porque suas funções mais sofisticadas são acionadas até mesmo por intuição. Isso por causa da expressão “interface amigável”, que viabiliza o manuseio rápido e fácil.

“Para acessar a Internet não se requer nenhum grau mais elevado de operação mental. Mas, discriminar suas características tecnológicas, sua lógica de funcionamento, e sua natureza comunicativa e informacional, de modo crítico, criativo e politicamente engajado, requer um processo de formação mais abrangente e conseqüente. Tal não poderá ser feito, por exemplo, pelos cursos relâmpagos de informática, nem pelos treinamentos em informática básica”, analisa o professor.

Já no que diz respeito a utilizar a internet como meio para atrair a atenção dos estudantes, Arnaud salienta que não basta prender a atenção dos estudantes com a tecnologia, porque isto já acontece naturalmente, em virtude das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) exercerem fascínio nas novas gerações.

“A questão mais importante é como garantir uma educação de qualidade com a utilização das TICs e como definir sua utilização mais pertinente em cada contexto de formação. Para tanto devem ser consideradas as condições e as necessidades inerentes a cada contexto, além das novas tensões sociais que aí se refletem em função do crescente processo de globalização”, explica Arnaud Soares.

Para finalizar, o pedagogo menciona que diferente do que muitas pessoas acreditam, a Internet não é só uma rede meramente técnica e digital. “A Internet dever vista pelos educadores como uma rede de comunicação, de cultura, de socialização e sociabilidade. Ela está relacionada aos interesses políticos e mercadológicos, além de sua dinâmica estar submetida aos efeitos dos desejos e de representações sociais”, conclui Arnaud.

Fonte: Site Overmundo. Autor: Juracy dos Anjos, Salvador - BA

Maria Nazaré Cavalcante de Sousa. 3º Período, Noite.

25 comentários:

  1. A internet é sem dúvidas, um importante recurso pedagógico, sobretudo para pesquisa, mas ela sozinha não da conta da complexidade do aprender, principalmente nos dias de hoje, isso é, na contemporaneidade. A tecnologia é tão somente um ``grande apoio´´, um suplemento importante para a educação. E um dos desafios do professor é fazer com que os alunos construam conhecimentos, troca de experiências, e não repasse de informações.

    Gildo albino Figueiredo 3 º periodo noite

    ResponderExcluir
  2. Hedy Lamar,Noite, G115 de junho de 2010 06:26

    A tecnologia desperta sim a curiosidade destes alunos então precisamos apropriasse desta curiosidade, para desenvolver um trabalho melhor e com qualidade é necessário adaptarmos a estas novas tecnologia.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente para muito educadores o uso das TICs é tido como um meio de diversão para os alunos, e poucos sabem por o uso das TICs como um instrumento de ensino, e um suporte para agregar com outras disciplinas tornando assim as aulas mais dinâmicas.
    (Andreza Carvalho,Turma 303-noite)

    ResponderExcluir
  4. Arnaud é de fato muito feliz em suas falas, nas quais esclarece o benefício que as tecnologias podem trazer à sala de aula. Acredito que mesmo sendo de fácil acesso, estas devem ser implantadas com cautela, e quem sabe com fiscalização. Para que isso aconteça é extremamente necessário um suporte aos professores, para que saibam empregar esse meio, que se usado da maneira correta, pode ser tão útil, em sala de aula, .
    (Géssica Romão, 3° período - noite)

    ResponderExcluir
  5. A afirmação: "A Internet deve ser vista pelos educadores como uma rede de comunicação, de cultura, de socialização e sociabilidade" é muito bem colocada pelo professor e autor do livro “Tecnologias Inteligentes e Educação: currículo hipertextual” Arnaud Soares Júnior.
    Mas, para que a tecnologia seja "inteligente" é necessário também que os usuários, ou melhor, educadores e educandos estejam no mesmo patamar de potencialização dos avanços tecnológicos.

    Rosicleia, 3º período - noite

    ResponderExcluir
  6. Como já vem sendo comentado aqui a todo momento, existe sim, a questão de qualificar os professores para que esses possam estar equivalentes aos alunos, e desta forma, a aprendizagem seja de forma plena.

    Marianna da Silva - 3ºP/NOITE

    ResponderExcluir
  7. Internet e Educação, hoje em dia tem que esta lado a lado, mais infelismente sabemos que falta capacitaçao para uma grande parte de Educadores de nosso pais.Essa falta de capacitação em grande parte é por cupa de noosos governantes.
    REINALDO DE PAULO DINIZ - 3º P/NOITE

    ResponderExcluir
  8. Internet x Educação, mais uma das inúmeras questões que debatemos em sala. Sabemos que ainda existem profissionais que resistem ao uso da internet, mas é indiscutível a necessidade que a escola em sua amplitude possui em relação ao uso da tecnologia. O caminho é esse: Adaptação e Utilização. Vamos juntos!

    ResponderExcluir
  9. Muito bem Nazaré, o seu texto vem nos mostrar o desafio que as escolas devem enfrentar todos os dias ao adotar a tecnologia, pois é uma realidade que muitos educadores vivenciam nas escolas por não saberem usar de forma correta e educativa sem fugir do seu plano de aula essa nova metodologia educacional.


    Edna Maria - 3ºperíodo noite

    ResponderExcluir
  10. As tecnologias podem trazer muitos benefícios na educação, sabendo que deve ter limite para que o aluno só use este recurso para fazer somente suas pesquisas. A Internet é um meio de comunicação em tempo real onde buscamos informações, esclarecimentos, dúvidas, também uma nova maneira de adquirir conhecimentos. Este recurso tem um potencial mobilizado e agregador que pode ser explorado em várias situações educativas que possibilitem exercitar varias habilidades: leituras, escrita, compreensão e comunicação.
    Edilane Ferreira 3° Periodo Noite

    ResponderExcluir
  11. Concordo plenamente quando o pedagogo menciona que a Internet deve ser vista pelos educadores como uma rede de comunicação, de cultura, de socialização e sociabilidade. Cabe ao educador mudar através da conscientização a realidade dos nossos alunos que acessam a internet de forma totalmente errada.A responsabilidade sempre é do professor!

    Deyseane Santana 3°Período Noite

    ResponderExcluir
  12. Fatima Vasconcelos17 de junho de 2010 05:49

    Concordo quando o autor fala que “Para acessar a Internet requer um processo de formação mais abrangente e conseqüente. Tal não poderá ser feito, por exemplo, pelos cursos relâmpagos de informática, nem pelos treinamentos em informática básica”. Pois é necessário uma formação mais completa para mostrar aos professores como utilizar a tecnologia na sala de aula.Pois nos cursos relâmpagos e de treinamento de informática básico, só aprendemos como utilizá-la a nosso favor e não aprendemos como repassar essses recursos tecnológicos para as crianças em sala de aula.

    Maria de Fatima Vasconcelos 3º Período noite

    ResponderExcluir
  13. Internet e Edeucação

    Concordo plenamente com professor Arnaud soares junior,quando afirma que "A internet representa um modo diferente de efetivar a comunicação e o processamento social da formação", pois a internet é uma apoio ao ensino e como comunicação,mostra os problemas e os avanços da tecnologia, ela é a midia mais aberta e com ela quebramos barreiras.

    Shirley Targino Silva 3 periodo /noite

    ResponderExcluir
  14. Janaina Farias 3° período noite17 de junho de 2010 15:51

    A tecnologia deve ser integrada as várias modalidades de ensino, pois a internet ajuda os profissionais ter várias informações de um determinado assunto auxiliando assim no seu desenvolvimento profissional.

    ResponderExcluir
  15. Educação x Tecnologia, hoje,é o caminho mais utilizado pelos educadores da educação, como meio de integraçõa para o crescimento do conhecimento cognitivo do aluno.Concordo com a afirmativa:“A questão mais importante é como garantir uma educação de qualidade com a utilização das TICs e como definir sua utilização mais pertinente em cada contexto de formação”.., explica Arnaud Soares.
    Diante disso, faz-se necessário ,nós educadores, termos uma visão crítica na aplicabilidade dessas ferramentas.
    Miriam da Silva Bezerra, 3º Período, Noite

    ResponderExcluir
  16. A internet sem dúvida atrai a atenção dos alunos, mais nós futuros educadores temos que ter a consciência de que devemos mudar o pensamento dos alunos, incentivando eles a utilizarem mais a internet como fonte de pesquisa.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Bom um ponto que achei muito importante em seu post foi essa frase:
    “A questão mais importante é como garantir uma educação de qualidade com a utilização das TICs e como definir sua utilização mais pertinente em cada contexto de formação."
    Então como vamos envolver os alunos para que eles aprendam de maneira correta e utilizem de maneira carreta o computador!
    Então é necessário que o professor tenha dominio no que será dado aos alunos e que este possa utilizar destas novas tecnologias o contexto necessário para a sua formação.

    Priscila Leite - 3° período - Noite

    ResponderExcluir
  18. Nazaré, foi ótima a sua postagem, pois esta, mais uma vez nos chama atenção para o uso correto das TICs na escola, na sala de aula, entre alunos e professores.

    ROsângela Quirino do Nascimento, 3° período

    ResponderExcluir
  19. A internet é uma ferramenta de pesquisa importantissíma e pode trazer bastantes benefícios para a educação.
    Ana Cláudia Silva Gomes, 3º período

    ResponderExcluir
  20. Diante de toda essa tecnologia, o uso da internet deixa de ser indispensável,porém ela deve ser direcionada para a educação e nós fututros pedagogos, devemos esta atentos a esta questão.
    Rosenilda Rodrigues,3º período noite.

    ResponderExcluir
  21. Para que o uso das TICs sejam relamente proveitosas e não sirvam apenas como diversão é necessário que todos os envolvidos(professores e alunos),tenham verdadeiramente a intenção de investir todo esse momento do uso na sala de aula na educação.
    Ana Cláudia Ribeiro da Silva Brito
    3ºperíodo /noite

    ResponderExcluir
  22. É oportuno ter atenção ao uso correto da internet, no que diz respeito à comunicação e segurança das informações online. Visto que, a WWW (World Wide Web= “Rede de Alcance Mundial”) possibilita um mar de informações e meios de navegação, mas, no entanto é neste “oceano” que o usuário está suscetível a se afogar. Para tanto, vale ficar atento a estes percalços da internet.

    Petrônio Pereira. 3ºP - Noite

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário