terça-feira, 8 de junho de 2010

Aplicações da TV digital na educação

Que conseqüências terá a passagem da TV convencional para a digital e a integração com as outras mídias na educação?

A tecnologia digital baixa custos, a médio e longo prazo. Na educação, teremos muitos canais e recursos para acessar conteúdos digitais de cursos e realizar debates com especialistas e entre alunos. Será fácil também a orientação de pesquisas, de projetos e mostrar (apresentar, disponibilizar) os resultados. Poderemos produzir belas aulas e deixá-las disponíveis para os alunos acessá-las no ritmo que quiserem horário que acharem conveniente, com qualidade melhor do que a atualmente conseguida na Internet. Haverá mais realismo na interação a distância, nos programas de comunicação a distância, isto é conseguiremos, mesmo fisicamente longe, ter a sensação de estarmos juntos, de quase tocar-nos fisicamente. A TV digital poderá oferecer muitas mais oportunidades de os alunos serem produtores de conteúdos multimídia, como acontece hoje na Internet com o site YouTube: qualquer pessoa pode divulgar um vídeo feito com câmera digital ou celular. Os usuários avaliam o filme pela quantidade de acessos e pelo número de estrelas atribuído. Quando melhor avaliado um vídeo, mais aparece para o público ou na pesquisa do site. A TV digital pode oferecer com mais qualidade a exibição dessas produções feitas pelos usuários e acrescentar recursos de pesquisa e navegação fáceis e hiper-realistas.

Poderemos ter salas de aula abertas para cada grupo, turma, universidade e recriar nelas todo o potencial da comunicação presencial, a distância, mas conectados.

Publicado pelo professor de novas tecnologias da USA, José Manuel Moran


Aluna da tarde, Polliana Marques de Abreu

25 comentários:

  1. Sawana Araújo- G1- Tarde9 de junho de 2010 05:48

    Oi,Poli!!!

    Muito boa sua postagem, gostei da parte da interatividade que a tecnologia tras pro professores com seus alunos. Por isso que é necessário que o educador esteja cada vez mais capacitado para que tenha sucesso no manuseio dessa tecnologia, pois ela assume uma função de nos auxiliar em sala para assim ter uma melhor assimilação dos conteúdos por parte dos alunos.

    ResponderExcluir
  2. A TV digital vem com muita novidade tecnológica, e a educação com certeza será benefiada com a preparação dos professores, o que acredito que não será dificil, pois a própria tecnologia da TV digital trará as facilidades operacionais para que todos possam utilizar com satisfação.

    Cledson - G2 - turma tarde

    ResponderExcluir
  3. A tecnologia da TV digital será realmente proveitosa para a educação com a interatividade. Não esqueçamos que as escolas devem investir em equipamentos, o que certamente será mais um desafio. Espero que o governo esteja atento a esta nova demanda.

    Lúcia Maria - G2 - turma tarde

    ResponderExcluir
  4. A TV digital vem a ser um recurso tecnologico muito proveitoso para a educação, mais é necessário que a escola tenha os recursos necessários e que seus educadores sejam capacitados para a utilização desta tecnologia!
    Priscila Leite - 3° período - Noite

    ResponderExcluir
  5. Geórgia G3 tarde10 de junho de 2010 10:36

    Concerteza seria outro meio de tecnologia para ser usado na escola,futuramente esse instrumento contribuíra na apredizagem do aluno em sala de aula e aos poucos os professores irão se capacitar para interagir com essas tics e contribuir para um maior desempenho de todos na educação.

    ResponderExcluir
  6. williane G5 tarde10 de junho de 2010 12:08

    Boa essa tecnologia que está chegando, é mais um conteúdo para a melhoria na aprendizagem. Uma boa forma de ensinar nas instituições educativas, tendo sim que tenha recurso para por em prática.

    ResponderExcluir
  7. Jéssica, 3° tarde10 de junho de 2010 16:15

    Polly ótima postagem, de fato a tv digital é um dos diversos recursos tecnologicos que utilizados no processo educativo pode ocasionar avanços significativos, no entanto, assim como Lúcia mencionou, para que isso ocorra é necessario o reconhecimento dessa tecnologia como auxiliadora no processo de ensino aprendizagem, porém, para que seja implantada nas escolas são necessarias medidas que a priori, não estão ao nosso alcance, mas das autoridades que destribuem nossos impostos, mesmo que nem sempre seja de forma correta.

    ResponderExcluir
  8. Ana Patrícia-G1, vespertino11 de junho de 2010 21:00

    Essa tecnologia da tv digital é ótima,acredito que será bem mais fácil de manusear do que o computador,porém o acesso a ela ainda é muito difícil infelizmente.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito dessa publicação, temos que abrir os olhos para esses novas formas de comunicação,a aplicação da TV digital na educação, seria maravilhoso, pois sabemos que nossa realidade só si baseia com TV escola, que é muito pouco, precisamos mudar essa realidade.
    REINALDO DE PAULO DINIZ 3 PERÍODO NOITE

    ResponderExcluir
  10. Esse assunto é de suma importância, muito bem lembrado, Polliana! A TV Digital é um passo tão grande quanto a internet foi há um tempo atrás. Quando ela se popularizar e chegar no mesmo nível democrático que a internet chegou hoje teremos uma nova maneira de interação de conteúdos, muito mais amplo e com um nível de acessibilidade maior do que é hoje a net. Mais uma vez a concorrência entra em campo para baratear os custos e o povo só tem a ganhar. No âmbito educacional a TV Digital somará bastante na globalização e divulgação de conteúdos de ensino. Vamos torcer para que a popularização da TV Digital não tarde.

    ResponderExcluir
  11. Realmente, a visão é de alguém que mora num país de 1º mundo - EUA. Fiquei imaginando todo sonho desmoronando quando encaramos de frente com o problema da falta de segurança nas escolas brasileiras. No semestre passado, fui informada que levaram um retroprojetor da sala de aula, mesmo com grade e cadeado. Sem contar que ocorreu numa Universidade Federal, quanto mais as escolas municipais e estaduais. O que permaneceria de recursos tecnológicos nessas instituições?

    Rosicleia, 3º período- noite

    ResponderExcluir
  12. Realmente Rosicléia, ao analisarmos essas situações percebemos que há um grande ato de vandalismo entre alguns alunos brasileiros, mas precisamos levar em consideração o uso das tecnologias para uma aprendizagem de qualidade, para que ocorra um melhoramento nas metodologias aplicadas para que possamos construir indivíduos críticos e reflexivos, podendo então moldar a personalidade desses indivíduos.
    Por isso gostei muito da postagem da aluna da tarde, pois pude perceber mais uma forma de trabalhar a tecnologia do cotidiano escolar.

    Lidiane Nayara Nascimento dos Santos, 3º período, noite.

    ResponderExcluir
  13. polliana,gostei muito dessa públicação,mais acho que o professor encontrará dificuldade em coordenar turmas grandes,principalmente em escolas públicas onde as turmas são enormes.Porém concordo que será muito proveitoso quando este recurso estiver nas escolas.Rosenilda Rodrigues,3º período noite.

    ResponderExcluir
  14. É necessário que os professores estejam capacitados e que haja métodos para a aplicação da educação através da tecnologia para que haja um melhor aproveitamento desses métodos na educação para assim se torna uma ferramenta, aliada a educação e contribuindo assim para o processo de ensino aprendizagem, e tornando as aulas, mas dinâmicas, despertando a curiosidade das educando e assim ha uma participação maior deles nas atividades de sala de aula.

    ResponderExcluir
  15. Olá Polianna!!

    O que você nos expõe é atual e essencial para que possamos compreender o que de fato é a TV digital, e quais os benefícios que a mesma atribui à educação. Fiquei muito otimista em saber que a tecnologia mais uma vez está engajada na promoção de uma ampla abertura de práticas e criações que demonstram estarem preocupadas com a elevação dos conhecimentos compartilhados, no entanto é importante salientar que muitas pessoas estarão excluídas deste benefício, pois o nosso país ainda permanece em um estado constante de complexas desigualdades.
    Camila Almeida. 3º Período. Noite.

    ResponderExcluir
  16. Mírian-G1-pedagogia noita16 de junho de 2010 17:32

    Gostei muito mais é precizo capacitar nossos educadores!

    ResponderExcluir
  17. Concordo com Priscila quando ela fala da capacitação dos professores que é de suma importância, a educação para o uso da TV digital interativa, professores e alunos têm a oportunidade de criar e desenvolver através dos meios suas próprias mensagens,como estratégia motivadora.

    Merielle/3periodo/Noite/G1

    ResponderExcluir
  18. Janaina Farias 3° periodo noite18 de junho de 2010 07:56

    Excelente esta tecnologia da tv digital , o qual os alunos possam interagir e serem motivados a participar das discussões abordadas em sala de aula.

    ResponderExcluir
  19. Muito bom essa tecnologia que faz os alunos interagir e participar de forma motivadora fazendo as aulas ser mais divertidas.
    Maria Nazaré Cavalcante de Sousa,3°periodo,noite.

    ResponderExcluir
  20. Excelente a implantação da TV digital, para os alunos interagirem seus conhecimentos. Portanto, essa realidade não é livre de questionamento, pois, para isso acontecer deve- se , primeiramente, democratizar o acesso da tecnologia.
    Miriam, 3º Período- Noite

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pela postagem! Ainda não tinha lido nada que falasse deste instrumento tecnológico, como recurso para a educação.
    Diana Dayse 3 Período, Noite.

    ResponderExcluir
  22. a interativida que as novas tecnologias podem proporcinar são realmente interessantíssimas e de grande valor educacional para os alunos, mas, toda essa interação necessita de um acompanhamento profissional de qualidade, pois, será este o responsável pela adequada do manuseio tecnológico dos alunos.

    Rosângela Quirino do Nascimento, 3° período, Noite

    ResponderExcluir
  23. Isso será muito bom pois os alunos interagindo tornam-se mais interessados,mas não podemos esquecer que pra nossa realidade com a insegurança que vivemos é um pouco complicado, mas tenho fé que não seja impossível.
    Ana Cláudia Ribeiro da SIlva Brito
    3ºperíodo/noite

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário