O avanço das novas Tecnologias da Informação e Comunicação vem proporcionando maior acessibilidade a todos os tipos de usuários, independente de sua classe social ou diversidade cultural. No entanto, essas TICs não são frequentemente utilizadas na educação, pois, muitas vezes, os próprios docentes não possuem conhecimentos sobre essas ferramentas. São exemplos de ferramentas tecnológicas que podem ser usadas na educação: blog, chat, fórum, twitter (o microblog mais falado atualmente), bem como utilização de softwares educativos, entre muitos outros.
Mas, há também, quem defenda o ensino “tradicional” sem o uso de ferramentas tecnológicas, por acreditarem que estas não trazem contribuição alguma para educação do educandos, visto que são para uso exclusivo de entretenimento e promovem o ócio.
Diante disso, trago a seguinte questão: Afinal, é possível trabalhar com tais ferramentas sem perder o rendimento de aprendizagem, isto é, ter um controle para que os alunos não se dispersem e não utilizem estas ferramentas para entretenimento pessoal? De que forma isso pode ser resolvido?
O docente tem que saber como lidar com essas ferramentas, visto que, no que diz respeito a seu uso toda tecnologia traz com si uma ambiguidade. Por tanto, cabe ao professor desenvolver mecanismos para mediar de forma eficiente e eficaz estas atividades.
Para auxiliar na compreensão disponibilizo a vocês o link de um texto que traz uma reflexão acerca do tema:
http://tcc.oreu.com.br/docs/ArtigosUtilizados/Jonassen1996.pdf
Petrônio Pereira - 3º Período Noite
Há ainda muitos professores que compreendem o uso das TICs como um impecílio no processo ensino- aprendizagem, isso porque, não sabem como aplicá-la na sala de aula. Portanto, faz-se necessário e urgente capacitar esses professores, para que estes venham ter um novo olhar(positivo) em relação a utilização das TICs na educação.
ResponderExcluirFlaviane caxias, 3° período - noite.
A tecnologia é parte inerente da nossa vida, por isso não conseguimos viver separados dela e na educação acredito que é uma ferramenta muito importante,é sim possivel trabalhar com ela sem perder o rendimento.
ResponderExcluirShirley Targino Silva 3° periodo/ noite.
Concordo que esses meios tecnológicos de certa forma deixam os alunos dispersos, por se tratar de um meio atrativo e diferente do tradicional. Porém cabe ao educador promover uma aluna didática e atrativa que ao mesmo tempo em que seja feita a aprendizagem haja um entretenimento.
ResponderExcluirDiana Dayse 3.P. Noite
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirRealmente Petrônio, as tecnologias trazem consigo benefícios e malefícios que devem ser identificados pelos educadores, como forma de conduzir o aluno ao real significado destes recursos e consecutivamente devem ser colocados em prática de forma consciente, fazendo com que o mesmo não confunda entretenimento com as atividades propostas em sala de aula.
ResponderExcluirContudo, cabe ao professor saber manusear as novas tecnologias que surgem e torná-las adequadas a realidade do aluno, tendo sempre como finalidade a obtenção de uma aprendizagem do conteúdo programado, somados ao apoio dos recursos tecnológicos. Desta forma, ocorrerá transformações em sua metodologia, visualizando agora, uma aula mais dinâmica, atraente e participativa.
Camila Almeida. 3º Período. Noite
A Tecnologia na Educação requer um olhar mais abrangente, envolvendo novas formas de ensinar e de aprender, de maneira criativa, reflexiva, crítica e construtiva, rompendo com isso a aplicação de soluções prontas ou práticas padronizadas.
ResponderExcluirMerielle-3periodo-Noite-G1
As TIC´s serão maléficas se não forem utilizadas. Os educadores devem acompanhar o processo de transformação do sistema de ensino. Não enfrentar os desafios proporcionados pelos avanços tecnológicos significa aceitar o comodismo e o único protagonista de seu fracasso será o medo.
ResponderExcluirRosicleia, 3º período - Noite
As TICs,vem enfrentando um certo medo , obtido por educadores e educandos assustados com as novas tecnologias, sendo que estes podem mudar de opinião a partir do momento que começam a conhecer e introduzir as TICs em seu cotidiano pessoal e profissional, mas para isto, são necessárias muitas teorias colocadas em prática.
ResponderExcluirRosângela Quirino do Nascimento, 3° período - Noite
O uso das tecnologias tem um dualismo incrível, cabe ao educador saber usar as ferramentas e orientar seus alunos da melhor maneira possível.
ResponderExcluirAna Cláudia Silva Gomes, 3º período noite
Lógico que é possível, sim, trabalhar com as TICs, na educação sem perder o rendimento do processo ensino-aprendizagem! Ressaltando, que cabe aos professores a responsabilidade de como os alunos fazer “uso” dessas ferramentas.
ResponderExcluirMIRIAM DA SILVA BEZERRA,3ºPERÍODO- NOITE
É possível sim ter um controle sobre a utilização das TICs no aprendizado, mas para isso o professor, precisa ter domínio nas aulas e nas utilizações destas ferramentas para desenvolver uma aula com conteúdos, dinâmica e participativa, e com isso despertando um interesse maior no aluno para interagir nas aulas.
ResponderExcluirNa maioria das vezes os professores não sabem como utilizar tais ferramentas em sala de aula, pois estão ainda incapacitados por não terem se qualificado,daí passam a colocar defeitos até por terem medo de não dominar, mas o importante é que o mínimo de curiosidade que cada um tivesse fosse investida na procura do conhecimento adequado,pois a implantação dessas novas tecnologias são importantíssimas para os novos cidadãos que estão formando.
ResponderExcluirAna Cláudia Ribeiro da Silva Brito,3ºperíodo/noite
Acredito na Educação e também acredito nos educadores,realmente alguns professores tem aversão e esse mundo novo da tecnologia, mais é preciso derrubar essas barreiras, e ir à luta, pois precisam se atualizar para a sua própria vida profissional,fazendo cursos e se reciclando para acompanhar os alunos.
ResponderExcluirO docente deve saber como lidar com essas ferramentas, cabe a ele criar métodos para mediar as informações de forma eficiente, pois assim as aulas se tornarão cada vez mais atrativas, evitando, dessa forma que os alunos fiquem dispersos.
ResponderExcluirJoyce Rodrigues, terceiro período-noite
Estou fazendo meu projeto de pesquisa nessa direção de pensamento, e estes comentario e opiniões estão me ajudando a repensar a minha idéia anterior, junto com livros e pesquisa da internet.
ResponderExcluirÉ preciso olharmos com olhos mais atentos com quem os nosso filhos se comunicam e o que fazem na internet ja que é um mundo de novidades eu monitoro o meu filho com App ótimo e recomendo para vocês https://apinc.com.br
ResponderExcluir