quarta-feira, 2 de junho de 2010

A utilização do Super Logo na aquisição de conceitos espaciais




Olá galera do blog,


Estou aqui para falar sobre o aspecto pegagógico do Logo. Na verdade irei me deter somente na utilização do programa na obtenção de conceitos espaciais, já que também pode se trabalhar para a aquisição de outros conceitos, tais como: valores geometricos, numéricos, etc.
Assim sendo, a utilização do Logo na aquisição de conceitos espacias é bastante relevante, pois à medida em que o aluno promove a movimentação da tartaruga, esta realizando movimentos gráficos sobre a tela do computador; daí tem-se a noção de espaço. São conceitos que nos envolvem desde de nossa infância durante a fase do engatinhar, no entanto, esses conceitos ainda não são formalizados, são apenas constituidos intuitivamente. Por isso, surge à pegunta: como o Logo pode ajudar o aluno na compreensão de conceitos espaciais? Simples... Pois para se executar a movimentação da tartaruga é necessario que se especifique qual a direção que a tartaruga deve se mover, por exemplo: PARAFRENTE 20, com esse comando a tartaruga desloca-se 20 passos, partindo do ponto em que ela estava inicialmente, dando a ideia de espaço, pois, observa-se a partir do preenchimento da tela com gestos gráficos. Dessa forma, o professor pode trabalhar com uma infinidade de atividades, como desenhos, animações, tangras, etc.

Jéssica Gonçalo de Sousa, aluna do 3° periodo de pedagogia, turno tarde.

9 comentários:

  1. Desde a apresentação das minhas colegas, sobre o logo, eu havia me interessado pelo assunto e observando desta forma ele se torna visivelmente uma ferramenta de construção.
    Elisabete Marçal Silva, 3ºperíodo, manhã

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  2. Dessa forma a utilização do Super Logo,pode sem dúvida, facilitar a explanação do professor no que diz respeito as figuras geométricas e ajudaria o aluno no seu entendimento.Utilizando cores o aluno pode aprender junto ao logo as direções(direita/esquerda)por exemplo,daí o facilitador poderá inventar várias atividades para o aluno.

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  3. Muito bem Jéssica, gostei muito da sua pesquisa...Mas se vocês leitores estiverem interessados em mais informações sobre o Logo leiam minha postagem que fala sobre a origem dessa Linguagem de programação...
    bjinhos

    Aliny

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  4. Sawana Araújo- G1-Tarde7 de junho de 2010 06:29

    Oi,Jééééssica!!!

    Muito boa sua postagem, ela veio pra complementar a de Aliny, mas a sua comenta sobre a utilização do LOGO como ferremanta de aprendizagem em que a criança adquiri uma noção de espaço, desenvolvimento de sua coordenação motora, etc. De uma forma didática e atrativa para a melhor assimilação da criança.

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  5. Tuana Porto - Turma 02(tarde) - G77 de junho de 2010 19:09

    Adorei a postagem! acho o logo super interessante... e acredito que a aprendizagem torna-se muito mais instigante para a criança praticar as noções de espaço brincando de movimentos com um ser animado.. no caso do exemplo da tartarura!

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  6. Gostei muito de aprender sobre o LOGO, foi um dos assuntos que mais me interessei de procurar. Fico aqui em casa me divertindo com as formas geométricas e acabo aprendendo a fazer de forma diferente o aprendizado até construído apenas com palavras e com o auxilio do livro didático. Quanto mais aprendo com o LOGO, mais nasce em mim o desejo de aplica-lo em sala para que os alunos possam também como eu aprender brincando.
    Roberya Viana/ G6 / 3º período / tarde - turma2

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  7. É, de fato o Logo utilizado nessa perspectiva só vem a somar na aprendizagem da criança. O Logo foi desenvolvido por Seymour Papert e é uma linguagem de programação diferenciada, visto que a criança aprende ao explorar esse ambiente virtual. A criança investiga, descobre, cria! Aprende conceitos de espaço, de ângulos, de direção, e brinca!!!!!


    Ingrid Biserra/ pedagogia/ 3º período/ tarde/ g5

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  8. Aplicativos como este deveriam surgir mais e mais para nos auxiliar em sala de aula, já que o mesmo trabalha com uma linguagem de programação diferenciada para que os alunos possam aprender muito mais brincando. É verdadeiramente um tesouro para os educadores que sabem utilizá-lo e aplicá-lo em sala de aula.

    (Andreza Carvalho, Turma 303 - noite)

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  9. O LOGO e visto como uma forma de aprender brincando, estimula muito os alunos a utiliza-lo como uma forma de construção onde a criança vai explorar as formas geométricas, de espaço, tudo isso brincando.

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