quarta-feira, 23 de junho de 2010

A utilização do chat como um recurso Educativo.

A utilização do computador como ferramenta de ensino está sendo uma idéia cada vez mais difundida nas escolas. Percebe-se a importância desse instrumento em sala de aula na seguinte citação:
“(...) Cada dia surgem novas maneiras de usar o computador como recurso para enriquecer e favorecer o processo de aprendizagem. Isso nos mestra que é possível alterar o paradigma educacional; hoje, centrado no ensino, para algo que seja centrado na aprendizagem” (Valente, 1993: 15).
Com a internet, tanto o professor quanto o aluno enxergam horizontes bem distantes. É uma maneira de traçar experiências, conhecer novas metodologias e interagir com outras culturas em uma velocidade estimuladora. Um dos recursos utilizados na internet é o chat. Nesta perspectiva, visualizamos o chat com importante meio de comunicação. Nele encontramos rapidez e um ambiente inovador para esta comunicação. É um ambiente em que o usuário tem de sintetizar suas respostas e utilizar o raciocínio rápido para ler as mensagens.
A utilização do chat com um caráter educativo está ajudando na educação de algumas escolas espalhadas pelo País. Utiliza-se esse recurso, a fim de trabalhar o ensino- aprendizagem dos alunos de uma forma não tradicional.
A metodologia utilizada para o chat constitui na leitura previa de um texto, feita pelo aluno, utilizando computadores com acesso a internet. Escolhe-se um sitio de chat-free (BrasNet), com alta velocidade. Nesta sala de discussão, nomeia-se um mediador que pode ser o professor, o monitor, ou ate mesmo um dos alunos da disciplina, tendo sido esta a opção escolhida na experiência. O mediador foi um dos responsáveis pela dinâmica da discussão.
O chat propicia quatro momentos on line de uma discussão, os quais não são realmente vivenciados em sala de aula presencial: leitura de uma mensagem, tradução (que podem ser varias, simultaneamente), interpretação, fundamentando a resposta, contextualização e a reflexão, que envia a resposta no mesmo momento em que chegam as novas mensagens, que podem, inclusive, ser uma parte ou o todo de uma resposta. Pode-se observar nessas aulas “... que há uma maior desinibição dos alunos, portanto, uma maior participação dos mesmos. É uma maneira de envolver e estimular a leitura, seja ela feita antes do chat ou no momento dele, na forma de pesquisa” (Pereira, 1999, página 196).
Algumas diferenças entre utilização do chat convencional e do chat como um recurso educativo é o contato didático feito entre professor e alunos e entre alunos e alunos.
Um chat educativo tem a intenção de alcançar objetivos no primeiro momento, por isso a necessidade do contato didático, tendo como exemplo a assinatura do próprio aluno ao entrar na sala. Não basta só ter a idéia, pois o professor tem que possuir as habilidades necessárias para transformar suas aulas atrativas, objetivas e, o que é mais importante produtivas. Vale lembrar que laboratórios de informática Educativa utilizam computadores para aprofundar conteúdos de currículo escolar.É de fundamental importância o papel do professor no meio de toda essa evolução da informação, pois é ele o facilitador da aprendizagem dos seus alunos utilizando também recursos tecnológicos. O professor é o principal transformador desse novo ambiente, depende dele a didática, a abordagem e o rumo dessas aulas, com sempre foi.

Fonte:http:chateducativo.spaceblog.com.br/765955/o-uso-do-chat-na-educação/‏

223 comentários:

  1. Maria Janicleide dos Santos, 3°período ,noite23 de junho de 2010 às 15:40

    A internet vem a cada dia tomando um espaço maior na vida do homem, tornando-se essensial,no ambiente de trabalho, vida pessoal e também escolar.
    Uma das ferramentas é o chat que hoje, como foi falado no texto acima, é um meio de comunicação e concordo plenamente que através do uso correto do chat em sala de aula é um forte auxiliador na construção do conhecimento, tanto do aluno quanto do professor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não ha como fugirmos da realidade que está ai;as ferramentas cada vez mais avançadas e o chat seria a forma mais interessante para ajudar os alunos timidos, a se integrar com o professor e demais colegas da turma e com outras pessoas, seria excelente ferramenta para o desenvolvimento intelectual desse aluno.

      Excluir
    2. concordo com você, mais as escolas do Paraná não estão preparada para enfrentar essas tecnologia ,precisamos de mais infraestrutura nas escolas com inernet banda larga, para poder os alunos ter mais acesso,isso não está acontecendo,na
      realidade,não podemos nem fazer pesquisas.

      Excluir
    3. Penso que dentre as vantagens da ferramenta chat, estão à geração de novos conteúdos, a multiplicidade de interesses e novas ideia, o aperfeiçoamento da comunicação,colaboração mútua,a organização do tempo e a acessibilidade de informações no processo de aprendizado.

      Excluir
    4. Olá Maria, boa tarde!

      Realmente o chat pode nos oportunizar momentos de troca de experiências, conhecimentos e de tirar dúvidas junto ao nosso professor/tutor. Acho incrível quem consegue ter um espaço desse e aproveitar para promover a sua aprendizagem.
      Tenho que concordar com o "Anônimo acima" que as escola públicas paranaenses não estão prontas tecnicamente para nos dar suporte para desenvolver esse trabalho.
      Para não perder o bonde da tecnologia, uso com minhas alunas, por enquanto o correio eletrônico e o sms. Fazer o que não é?
      Abraços, Isabel C J Farias, Turma 365, Agrinho.

      Excluir
    5. Concordo que a educação de hoje exige a inserção das novas tecnologias.
      Eli Mazur. Agrinho. Turma 362

      Excluir
    6. A internet está realmente inserida no cotidiano dos nossos alunos e devemos acompanhar esse momento renovando nossas aulas.
      Marlene Meaurio Bareiro. Agrinho. Turma 370

      Excluir
    7. Já realizei um trabalho na Sala de Informática com blog e foi muito interessante e motivador.
      Claudete Saturnino de Oliveira. Agrinho. Turma 360

      Excluir
    8. Vejo a internet como uma nova forma de aprendizagem na escola. Os alunos têm muito interesse em tecnologias. Temos que explorar isso.
      Vera Lúcia Ribeiro. Turma 375. Agrinho

      Excluir
    9. també achei muito interessante o uso dessas tecnologias em sala de aula,são bem atrantes e fazem com que os alunos participem com mais vontade e criatividade.
      josi

      Excluir
    10. A Informática esta sendo utilizada como uma ferramenta para a construção de novos conhecimentos, criando condições para que os alunos possam estar disponibilizando através da interação com a máquina, com o professor e seus colegas da sala.
      Rosêmeire - Agrinho turma 372.

      Excluir
    11. A Tecnologia é portanto uma ferramenta para encontrar novas soluções para velhos e novos problemas,e melhorar com isso a qualidade do ensino e o trabalho do professor.

      Excluir
    12. Realmente a internet faz parte de nossas vidas,já não é possível sobrevivermos sem esta ferramenta tão importante.

      Excluir
    13. Sempre precisamos estar trocando ideias, pois não tem como viver sem ela. Os blogs é mais uma ferramenta que o professor tem para tornar suas aulas mais interessantes e atraentes para seus alunos.

      Excluir
    14. Atualmente é de extrema importância se comunicar através da internet, essa ferramenta veio pra ficar, já que com eficiência, encurta as distâncias.

      Excluir
    15. Atualmente o uso da internet na educação é cada vez mais comum muitos alunos meus inclusive, que não conseguem tirar suas dúvidas em sala de aula fazem isso através do bate papo em horários nos quais estão mais disponíveis.

      Excluir
    16. Cleuza - Agrinho -Turma 361.2 de maio de 2013 às 15:15

      Acredito na importância dos recursos tecnológicos como ferramentas pedagógicas, mas o nosso papel enquanto educadores não pode ficar em segundo plano...A tecnologia deve ser um recurso a mais em nossas aulas, mas não podemos deixar que ela ocupe nosso lugar. Devemos acompanhar as transformações que a tecnologia vem trazendo na area educacional, para poder desempenhar nosso papel de mediador do conhecimento.

      Excluir
    17. Andreia Jaqueline Bach - Agrinho - Turma 3592 de maio de 2013 às 15:33

      Os recursos tecnológicos são valiosíssimas ferramentas ao nosso dispor mas o que me deixa indignada é por exemplo o que acontece em uma das escolas em que trabalho: temos computadores novos, mas a internet nunca funcionou direito e quando se pede para os responsáveis resolverem o problema sempre protelam e assim lá se vão 3 anos e nada resolvido! É uma lástima!!!

      Excluir
    18. Penso que a internet é uma ferramenta excelente para as aulas, pois pode se mostrar ferramentas que nos auxiliam na busca de muitas atividades diferenciadas, mas a maioria das escolas não estão preparadas para isso, um exemplo é você querer trabalhar jogos matemáticos, as vezes leva quase uma aula para carregar um jogo,onde os aluno começa a se dispersar e querer procurar coisas que não tem nada a ver com a aula. Ficamos muitas vezes só nas promessas que irá ter computadores para cada aluno e enquanto isso o temp vai passando e ficamos na mesmice.

      Excluir
    19. Olivia Santini Primon - Agrinho - Turma 371- 4 de Maio 2013 - 20:144 de maio de 2013 às 16:16

      A tecnologia na escola veio para colaborar com o professor, como mais uma ferramenta, na sua prática pedagógica.Os recursos onlino estão aí, cada dia mais inovados para auxiliar com o processo ensino-aprendizagem. Possibilitando para professor e aluno enxergarem horizontes bem distantes. Oferecendo mais possibilidades de traçar experiências, conhecer novas metodologias e interagir com outras culturas, com aperfeiçoamento nos conhecimentos tem contatos com novos conhecimentos; tudo isso numa velocidade rápida e estimuladora. Como exemplo, dessa comunicação, podemos citar o uso do chat.

      Excluir
    20. Não a dúvidas que a internet é uma ferramenta muito útil para que o professor possa prender a atenção do aluno ganhando-o como aliado, parceiro. Mas também precisamos que o professor seja capacitado e aberto as novas tecnologias, e que as escolas estejam preparadas com equipamentos,suporte e manutenção, para tudo fluir perfeitamente,lembrando que infelizmente, está não é uma realidade da maioria das nossas escolas públicas brasileiras.
      AGRINHO - Turma 362

      Excluir
    21. A internet é um recurso valioso para a educação, porém necessitamos de outros recursos que devem estar aliados a ela para que possamos usufruir da melhor forma, como recursos humanos capacitados, computadores atualizados e manutenção dos mesmos...pois de nada adianta termos salas de computação se não é funcional...Pior ainda é quando levamos os alunos que quando acessam ao mesmo tempo ..faz com que tudo saia do ar...e assim por diante.

      Excluir
    22. Confesso que o uso do Chat como uma ferramenta educacional é para mim uma novidade. Mas consigo vislumbrar uma possibilidade de trabalho após a leitura deste artigo.

      Excluir
    23. professor que não se inteirar das novidades tecnologicas está perdendo espaço e oportunidades, ja que a internet, por exemplo, é o centro de interesse de muitos dos nossos alunos.

      Excluir
    24. O que me deixa preocupado é este verdadeiro culto da tecnologia que hoje chega as raias de uma nova religião, cheia de dogmas, profetas, santos, ícones e toda a parafernalha tecnológica travestida de panacéia. Elementos essenciais no processo todo ficam a margem, como se efetivamente, os alunos já chegassem realmente alfabetizados, acostumados a estudar e dispostos a fazer o seu trabalho. Menos, gente.

      Excluir
    25. ELI DREHMER DA ROSA9 de junho de 2013 às 07:18

      Gostei muito das colocações sobre a maneira de ensinar utilizando novas ferramentas que estão à disposição de todas as pessoas. Cabe aqui ressaltar o papel do professor que é fundamental no processo de aprender a aprender; mostrando caminhos que o aluno sozinho não visualiza; porque a tecnologia por si somente será mais um brinquedinho na mão dos alunos. ELI DREHMER DA ROSA, 09 DE JUNHO DE 2013.

      Excluir
    26. A utilização das ferramentas dos ambientes virtuais de aprendizagem são importantes para se criar uma nova didática dentro do processo de aprendizagem, pois os alunos querem estar presentes de forma ativa no tempo presente.Entretanto como o anônimo menciona em seu comentário há falta de uma política de incentivo ao ambiente virtual de aprendizagem e não a simples distribuição de tecnologia à comunidade escolar.

      Excluir
    27. Criar novos ambientes de aprendizagem é fundamental para o aluno se inserir como construtor de conhecimento e de buscar novos meios de conhecimento. Mas, na medida que construirmos uma escola dependente do ambiente virtual de aprendizagem não estamos correndo o risco de criar novas castas sociais? A escola com tecnologia de informatização e outra com tecnologia do quadro de giz. Naturalmente a segunda é a escola pública, desprezada pela elite financeira e desvalorizada como meio de ascensão intelectual e social pela classe trabalhadora. A sociedade deve criar um pacto de favorecer a todos uma educação semelhante com uso das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem, pois do contrário nada vale discutirmos novas pedagógias com base na internet ou informática sem darmos a vara de pesca moderna ao aluno.

      Excluir
    28. Caro Professor! Suas considerações são bastante relevantes.Vivenciamos a realidade mencionada na escola pública e, sendo assim, não nos resta outra alternativa, senão aquela que nunca falhou, é claro, o quadro de giz, quando utilizado por um bom profissional na área do magistério. Com o crescimento do mundo moderno, os governantes deveriam priorizar a Educação em sua práxis social, pois se tratando da era tecnológica, tais recursos deveriam estar à disposição dos profissionais da educação, a serem utilizados como suportes metodológicos no processo de docência. Porém, o que se constata nas escolas públicas são equipamentos desgastados, sucateados e sem manutenção. Diante desta realidade, encontro-me neste ambiente virtual de aprendizagem discutindo o uso das ferramentas metodológicas na Educação...

      Excluir
    29. O que me parece bastante preocupante é que o computador aos poucos está tomando lugar do ambiente sala de aula, ótimo fazer com que os alunos tímidos participem, mas e o lado humano, ele será cada vez mais tímido e um sujeito frio, pois sem o contato visual, se tornará mais introspectivo no convívio social.
      Thais J. Ferreira

      Excluir
    30. Concordo que as novas tecnologias podem ajudar na educação, porém é preciso que sejam bem administradas, tanto o lado do professor quanto do aluno, muitas vezes são colocadas nas escolas sem o devido suporte, como internet lenta, espaço físico inadequado, o que dificulta o uso correto dessa ferramenta. Preparar aulas criativas com uso dos recursos tecnológicos oferecidos é bastante inovador, mas para que isso aconteça é necessário que as "tecnologias" presentes funcionem... Agrinho turma 414

      Excluir
    31. Agrinho turma 465
      A tecnologia na escola é uma ferramenta de grande valia, instrumentalizar professores e alunos para utilizar-se de recursos tecnológicos é uma necessidade para os dias atuais, novos ambientes de aprendizagens é fundamental. No entanto nos deparamos nas escolas de nosso país, falta de salas de aulas, de energia elétrica, telefone,e as que possuem internet, a mesma é lenta. Ao irmos no laboratório de informática com os alunos, somente 3 ou 4 conseguem acesso. Isto nos deixam entristecidos, pois a tecnologia está posta, com uma gama de informações assustadora, mas não é acessivel a todos.

      Excluir
    32. Magda Regina Pereira Burgath, 05 de setembro de 2013.

      Com base no texto acima, realmente os recursos tecnológicos midiáticos e as redes sociais são as maiores aliadas às práticas pedagógicas contemporâneas e, acredita-se que, à medida que a utilizar, maiores são as chances dos alunos interessarem-se pela aprendizagem dos temas científicos e sistematizados.
      Ressalta-se que os Colégios, ainda, precisam se ampliar seus equipamentos tecnológicos na ordem de se atender toda a demanda da população estudantil.

      Excluir
    33. Clery Terezinha Gomes 28 de novembro de 2012.
      Com certeza os recursos tecnológicos vieram para ajudar no processo ensino aprendizagem, porém é preciso dominar as ferramentas e adaptar as metodologias no uso desses novos recursos tecnológicos.

      Excluir
    34. Não conhecia todas essa possibilidades.Agora, vejo com outros olhos, porque pensava que se tratava apenas de uma recurso para bate-bapo

      Excluir
    35. Com certeza, utilizar a internet como um meio de ensino é fundamental nos dias atuais, tanto para o professor quanto para o aluno, por isso, a importância do chat, onde podemos trocar experiências, buscar novos conhecimentos e conhecer novas culturas, proporcionando p processo ensino-aprendizagem motivador com aulas mais dinâmicas e atrativas.

      Excluir
    36. Gislane Ferreira - Programa Agrinho

      Nossa, achei esse blog muito rico em informações. Parabenizo aos organizadores do mesmo. Bem, realmente as tecnologias quando bem utilizadas e manejadas só contribuem para o processo de ensino e aprendizagem, para tanto o professor precisa se qualificar para poder utilizá-la ao seu favor.

      Excluir
    37. Eidivaldo Pereira Amarãres- Programa Agrinho

      É importantíssimo a utilização dos computadores na educação contemporânea,pois nossos educandos são de uma geração onde a internet está inserida praticamente o dia todo em seua afazeres e estão familiarizadas com essa ferramenta como se a mesma fosse uma extensão do próprio corpo e a utilização do Chat é fundamental para que o professor seja o mediador do conhecimento e oriente os educandos sobre a maneira correta de se utilizar essa ferramenta poderosa capaz de transformar completamente a relação de ensino aprendizagem evidenciando que estamos passando por uma revolução na maneira de produzir e repassar o conhecimento ou na maneira de aprender e ensinar novos conhecimentos.

      Excluir
    38. O blog, acredito eu, é uma das ferramentas que pode nos ser muito útil para a troca de informações, tanto aluno X aluno, professor X aluno como professor X professor.

      Excluir
    39. Não há dúvidas de que o uso das tecnologias na educação contribuem para melhoria da aprendizagem dos alunos. Mas para que isto seja possivel é necessário equipar as escolas com tecnologia atualizada e manter um programa de cursos de formação atualizado para os professores. O Chat é um ótimo recurso a ser usado como auxiliar na educação.
      Professor Derli A. Klein
      Participante do curso Agrinho - 2016.

      Excluir
    40. Não há dúvidas de que o uso das tecnologias na educação contribuem para melhoria da aprendizagem dos alunos. Mas para que isto seja possivel é necessário equipar as escolas com tecnologia atualizada e manter um programa de cursos de formação atualizado para os professores. O Chat é um ótimo recurso a ser usado como auxiliar na educação.
      Professor Derli A. Klein
      Participante do curso Agrinho - 2016.

      Excluir
    41. Maravilha!!Os recursos tecnológicos nos surpreendem a cada dia.Não há como resistir a eles.Podem e devem ser usados como ferramentas em todos os locais, trabalho, lazer, entretenimento, entre outros.Usar as ferramentas tecnológicas citadas no texto, e outras mais, nos auxiliam e enriquecem, salvam vidas, impulsionam, aproximam espaços, pessoas, ampliam horizontes não só de novos conhecimentos bem como de um novo personagem e sujeito, agente de sua vida e sua história.

      Excluir
  2. Acredito que dentre os benefícios da ferramenta, estão o estímulo à geração de conteúdos, o compartilhamento de ideias e interesses, a colaboração mútua, o enriquecimento da comunicação, otimização de tempo e a facilidade no processo de aprendizado.

    Queli Rodrigues Dantas - Aluna do 3°periodo noturno

    ResponderExcluir
  3. O chat tem se mostrado um dos recursos mais promissores na educação atual, a facilidade de comunicação instantânea, além da possibilidade de compartilhamento rápido, auxiliam professores e alunos na construção da aprendizagem.

    ResponderExcluir
  4. O interessante a aula chat é que o aluno se torna livre (desinibido) para falar, ou melhor, escrever. Na sala de aula os alunos costumam se retrair e não participam da aula, por pura timidez. No que diz respeito a chats as pessoas no geral (isso inclui os alunos) costumam ser mais espontâneos, liberam suas idéias e mostram o quanto são criativos. Em vista disso, se faz necessário a utilização de, pelo menos uma, aula chat para conhecer melhor os alunos.

    Petrônio Pereira. 3ºP – Noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com você tem alunos que só conseguem se expressar escrevendo, assim conseguem superar até a timidez

      Excluir
    2. Legal sua colocação, a espontaneidade realmente flui nesse com esse tipo de mídia.

      Excluir
  5. Acredito que a utilização do Chat pode propiciar ao aluno uma oportunidade de interação com o professor e com os demais alunos, que não seria possível num ambiente escolar tradicional, em contra partida deve ser utilizado como uma das ferramentas de apoio educacional que propicie ao aluno novas formas de aprendizagem do conteúdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pelos comentários no blog!
      Sobre o uso do chat, podemos entendê-lo como mais um canal de comunicação que permite a extensão do diálogo pedagógico entre docentes e discentes para além do espaço e tempo da aula. esse tipo de comunicação tem peculiaridades que devem ser conhecidas e consideradas pelos usuários para que atinjam os objetivos do uso do chat como recurso pedagógico. Há muito que se ler e discutir sobre a questão.

      Excluir
    2. O computador é um meio estimulador de aprendizagem, uma ferramenta
      que ajuda o educador a desenvolver e descobrir algo, um meio a mais dentro
      do ambiente escolar, sendo um facilitador do conhecimento.

      Excluir
    3. O computador hoje nas escolas está sendo usado como ferramenta importante para enriquecer o processo ensino-aprendizado, quebrando paradigma desde de mudar horizontes dos professores até interagir com outras culturas, inovando a comunicação. Isso não significa que o professor não é necessário, mas que ele pode fazer um trabalho interativo, criativo e produtivo.

      Excluir
    4. Edson, permita-me discordar em parte. Se você parar para pensar em todas as profissões ocorre o uso da tecnologia, pois a agilidade, o menor custo, entre outros tantos elementos, são propiciados atualmente pelo uso da tecnologia. Então até a escola dita como tradicional, se não propiciar o uso de tecnologia (ao menos em parte dos conteúdos) no processo ensino-aprendizagem, não estará formando educandos capazes de interagirem em ambientes de trabalho e em faculdades.

      Excluir
    5. Adorei essa linha de raciocínio. Onde há uma maior interação do aluno e dele se expor sem medo.

      Excluir
    6. Sem dúvida nenhuma o chat é uma ferramenta expectacular para que haja a troca de conhecimento. Vivemos numa era global e virtual e isso é muito importante. Você troca informações, aprende, publica, ela acaba alargando os leques que proporcionam uma amplitude expetacular.

      Excluir
    7. Toda nova forma de comunicação é bem vinda para alargar os horizontes das relações modernas. O chat é uma ferramenta muito interessante em muitos setores da vida atual, encurtando o tempo e distãncia da comunicação. È interessante incentivar esse recurso tecnológico no No ambiente educacional.

      Excluir
    8. O chat é uma ferramente que auxilia o professor em sala, se usado para interagir com o aluno. A interação professor /aluno, aluno/aluno, é criada,

      Excluir
    9. Toda a tecnologia incluída na atividade pedagógica pode proporcionar uma aprendizagem mais significativa, porém há que se considerar os objetivos e o encaminhamento metodológico que é dado pelo professor. Entre a tecnologia, o aluno, o conhecimento está o professor como articulador, mediador, daí a necessidade premente de uma formação sólida no âmbito tecnológico e pedagógico, de modo a não se perder o foco na aprendizagem dos conteúdos propostos nas Diretrizes Curriculares. A tecnologia por si só não leva à aprendizagem sistematizada que é proposta na escola.
      Concluído: Penso que a tecnologia precisa ser vista como um recurso valioso nas mãos de um professor habilitado para usufruí-la, na promoção da aprendizagem significativa.
      Marli Dancosky

      Excluir
  6. Nossa estou impressionada com as possibilidades tecnológicas existentes que possam colaborar no Processo Ensino Aprendizagem.Mas como foi citado"O impacto da Novas Tecnologias" é fundamental que o professor esteja familiarizado com as modalidades de uso da informática em âmbito escolar, o que requer a exploração de atividades cada vez mais sofisticadas.

    ResponderExcluir
  7. Como educadora vejo quão importante termos conhecimento de todos os recursos digitais pois eles nos auxiliam e facilitam nosso intercâmbio com as pessoas por mais distantes que estejam, aproximando informações e trocando experiências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Itamara R. de Lara-12/06/13
      Não existe mais fronteiras, o planeta está conectado e a escola não pode achar que nada mudou que o professor é o único a ter a informação.

      Excluir
    2. muito bom seu texto.
      vou contribuir sugerindo assistir um vídeo no youtube chamado "Buraco no Muro)

      Excluir
  8. A utilização de Chats, atualmente tem sido uma das formas mais mais promissores na educação atual, pois, além da facilidade de comunicação instantânea, os alunos tem acesso até mesmo de um celular, o que faz com que possam acessar de qualquer lugar, e realizar sua contribuição, instigar uma discussão, etc.
    O mais interessante em relação a aula utilizando um chat é que o aluno, conversa com você de uma forma mais espontânea, expõe suas dúvidas, pois muitas vezes, em uma sala de aula, eles não se expõe até mesmo com medo, de ser zuado, o que não ocorrerá em uma aula virtual, eles passam a ser mais interessados, costumam ser mais espontâneos, liberam suas idéias e mostram o quanto são criativos.

    Acredito que a utilização do Chat pode propiciar tanto aos alunos como para os professores, se, utilizado como uma das ferramentas de apoio educacional, possa a vir a ser uma das formas mais interessantes e que propiciarão novas formas de aprendizagem dos conteúdos de todas as áreas do conhecimento.
    Clodoaldo Chaves, Santa Mariana - Pr.

    ResponderExcluir
  9. Muito interesante este texto! Acredito que o trabalho com os alunos, utilizando os instrumentos inovadores com os quais os estudantes estão familiarizados atualmente, vem acrescentar maior interesse dos mesmos no processo de ensino e aprendizagem.

    ResponderExcluir
  10. Acho bastante dinâmica e interessante as propostas pedagógicas que buscam incluir o uso das novas tecnologias no processo de ensino/aprendizagem. É preciso despertar o aluno para o uso criativo e produtivo de todas essas ferramentas. Por isso é tão importante a formação dos professores nesta área.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O computador logo que chegaram as escolas, nós professores resistindo a esta transformação olhávamos aqueles laboratórios de informática bem desconfiados e com o propósito de não frequentar tão logo aquele ambiente. Hoje sabemos como esta ferramenta é de suma importância para melhorarmos cada vez a nossa metodologia dentro do ambiente de sala de aula, com aulas que estão se tornando cada vez mais atrativas para os alunos. Mas sabemos que todas as transformações sofrem resistência logo que implantadas.

      Excluir
    2. Realmente concordo com os colegas , o professor precisa propor aos alunos atividades desafiadoras utilizando-se de recursos visuais e digitais, tornando suas aulas mais interessantes e atrativas.
      Até mais, Leni

      Excluir
    3. Entrando no mundo deles, quem sabe podemos entender melhor o seu pensamento, e possamos descobrir uma forma criativa de atingi-los.

      Excluir
    4. Concordo em que nos professores temos que nos adaptar a essas tecnologias, pois para os alunos isso é fácil.

      Excluir
  11. Norma salomão Castilho22 de março de 2013 às 09:52

    O Uso da tecnologia nas salas de aula ou laboratório de informática, com a utilização de chats, blogs e outros recusos só vem enriquecer o ensino aprendizagem, pois estaremos falando a linguagem dos nossos alunos.

    ResponderExcluir
  12. O uso do Blog facilita muito na interatividade professorXaluno, mas é preciso que o professor tenha um conhecimento contínuo e saiba usufruir desta ferramenta de comunicação.

    ResponderExcluir
  13. Trabalho em uma escola que fica no meio rural. Infelizmente em muitos lugares onde moram os alunos ainda não há acesso a internet e não existe nenhuma previsão pro acesso ocorrer a curto prazo. Mas quando estiver instalada um dos meios de comunicação que certamente usarei, será o chat, principalmente devido a distância entre os alunos, professor e escola. Então esse aplicativo favorecerá o dinamismo no ensino de conteúdos e a troca de informações simultâneas.

    ResponderExcluir
  14. Acho que o trabalho com chats muito produtivo, principalmente, com aqueles alunos desmotivados que não se interessam pelas aulas. Eu penso que essa forma diferencida de trabalho possa atingir aquela parcela de alunos que muitas vezes estão alheios às aulas, porque é uma forma de aprender trocando experiências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que toda tecnologia se bem utilizada pelo professor e alunos, contribuem para melhorar o ensino aprendizagem em sala de aula

      Excluir
    2. O uso das tecnologias está cada dia mais acentuada seja no âmbito educacional ou profissional, e temos que ver estas ferramentas como possibilidades de crescimento do processo ensino e aprendizagem tornando as aulas mais atrativas e dinâmicas

      Excluir
  15. Na escola onde trabalho o laboratório está sendo colocado ainda, mas confesso que estou com receio de utiliza-lo, pois está instalado o programa Linux no qual ainda tenho dificuldades em utilizá-lo, mas espero aprender logo pra poder assim ensinar meus alunos e a aprendizagem fluir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniele

      O sistema Linux é um pouco diferente, mas rapidamente você se familiariza com ele. Nossos alunos aprendem facilmente. Somos, nós, professores que temos um pouco de receio. Dependendo do que você irá trabalhar com seus alunos a forma de uso é basicamente a mesma, com algumas exceções, as quais você pode sanar com o pessoal da secretaria de sua escola, pois eles usam o sistema Linux há muito tempo e certamente auxiliarão em suas dúvidas.

      Excluir
  16. Considero fundamental a interatividade entre alunos. POrém, há necessidade de cuidados, pois não podemos ser ingênuos de acreditar que todos os estudantes sabem utilizar dessas ferramentas conscientemente e para fins didáticos.

    ResponderExcluir
  17. Com os avanços cada vez mais rápido das tecnologias é de fundamental importância que nós professores estejamos atentos e qualificados a tratar sobre esse assunto e saber como usá-los. O chat sem dúvida nenhuma é uma ótima ferramenta para auxiliar a comunicação entre professor aluno. Infelizmente ainda não temos condições físicas para que isso ocorra em todas nossas escolas públicas. Mas vale lembrar que não devemos perder nunca o foco que é a transmissão dos conteúdos.

    ResponderExcluir
  18. Como educadora, hoje eu vejo como é importante conhecer todos os recursos digitais, pois eles facilitam o intercãmbio coma as pessoas aproximando informações e a troca de experiências.Elizabeth Miriam da Silva.

    ResponderExcluir
  19. como educador devo avaliar a importancia dos recursos digitais que possibilitam um intercambio a colaborar no processo ensino aprendizagem interagindo com outras culturas e inovqando a comunicação.

    ResponderExcluir
  20. Toda ferramenta é sempre bem vinda quando nos propomos a ensinar. Só estou um pouco reticente, pois no Colégio que trabalho os computadores estão estragados. Penso também na demanda de tempo para organização disso tudo. Com dois padrões não me sobra muito tempo. Mas gostaria de tentar.

    ResponderExcluir
  21. Toda esta tecnologia só vem a acrescentar e facilitar o aprendizado do nosso aluno, é fundamental que o professor esteja familiarizado com as modalidades de uso da informática em âmbito escolar, o que requer a exploração de atividades cada vez mais sofisticadas.

    ResponderExcluir
  22. Acho muito interessante a ideia de trabalhar com o blog, porém não tenho muito domínio nessa ferramenta.espero poder aprender e aplicá-lo da melhor forma possível no processo de ensino e aprendizagem.

    ResponderExcluir
  23. Berenice -Turma 365, Agrinho29 de abril de 2013 às 13:21

    Pois é Isabel,também eu lanço mão desses dois recursos a que Vocé se refere... Sinceramente repenso muito a possibilidade de levar uma turma com 40 alunos ao laboratório de informática. Há sempre dedicação e preparo anterior, criam-se expectativas e frequentemente vemos tudo ir por água abaixo em função dos recursos frágeis e que geralmente estão sem suporte técnico.
    Situações como essa fazem o professor perder a credibilidade em proporcionar aulas interativas e atraentes, sem contar, as piadinhas sem graça que ficam no ar.

    ResponderExcluir
  24. Olá Maria,

    Penso que a interação através do chat será muito maior e permitira o aluno escrever mais, ler mais e analisar pontos de vista diferentes do seu.

    ResponderExcluir
  25. Concordo com o colega que diz que as escolas públicas não estão preparadas estruturalmente para trabalharmos com blogs ou chats, pois não existem computadores suficientes e muitos alunos ainda não tem o seu equipamento em casa. Revezamos os grupos na Sala de Informática para que os alunos possam conhecer as ferramentas da internet.
    Abs
    Simone de Quevedo dos Santos. Agrinho. Turma 373

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isto mesmo Simone, os laboratórios estão na maioria sucateados e não tem acesso a internet. Como acompanhar a evolução se não se investe na educação?

      Excluir
  26. A apropriação de novas tecnologias pela educação é um caminho sem volta. A sentença está claramente definida nas propostas deste curso.A educação é um dos grandes desafios do século XXI e de uma sociedade industrial que se torna sociedade da informação e do conhecimento. Portanto, é preciso criar oportunidades para as novas tecnologias, para além de uma ferramenta, mas como linguagem que potencialize o processo de ensino e aprendizagem. Sabemos que há muita dificuldade da instituição escolar assumir este novo papel diante das novas tecnologias. A escola, de algum modo, precisa repensar o seu papel neste cenário, pois ela não é mais o único espaço que detém o saber. Houve avanços, mas precisamos progredir muito neste processo. Eu diria que é um caminho que se faz ao caminhar. Penso que a maior preocupação do curso AGRINHO é conscientizar todos os profissionais da educação, da rede pública e privada, para que eles possam instruir os alunos da melhor maneira possível, caso contrário, os alunos vão acabar ensinando os professores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Loreni de Fátima Sangaleti Manchak. Agrinho. Turma 367.30 de abril de 2013 às 19:34

      Olá José!
      Muito interessante seu comentário, pois apesar da grande difusão de tecnologias digitais no momento, a formação dos educadores ainda se procede nos moldes tradicionais de ensino e aprendizagem na maioria das Instituições de Ensino. As práticas inovadoras e com uso de tecnologias já é preocupação de muitos Profissionais da Educação que buscam conhecimento em novas tecnologias digitais, aprendendo a dominar as diferentes ferramentas e técnicas para também inovar suas aulas e o Programa Agrinho, de fato, tem colaborado para essas reflexões.

      Excluir
    2. Olá José!
      Estamos na era da tecnologia, mas como você já comentou, as escolas , mesmo com suas dificuldades precisam pensar em trazer estas tecnologias para a escola, em condições de uso. Os profissionais também precisam se adaptar e utilizar desta ferramenta, que só vem a contribuir, enriquecendo a aprendizagem.

      Excluir
  27. Já é sabido que não temos mais como ignorar a realidade da tecnologia nos mais variados ambientes, sobretudo, o escolar.Para tal, faz-se necessário estarmos nos aperfeiçoando e o Programa agrinho também tem contribuido para essa mudança de cenário.

    ResponderExcluir
  28. Todo novo método de Trabalho produz efeito nas práticas pedagógica, mas as novas tecnologias amplia tanto o conhecimento do educador quanto do educando,fazendo com que ambos se valorizem mais.

    ResponderExcluir
  29. Interessante como o chat é um espaço favorável para aqueles alunos que não conseguem expor seus pontos de vista/idéias, por causa de sua timidez ou por falta de determinação para tomar o turno de fala durante uma aula convencional. O chat é democrático, todos tem a possibilidade de expor suas idéias, de ser "ouvido".
    Experiência própria... Normalmente, nas aulas presenciais, não costumo falar muito. Mas gosto de comentar em grupos virtuais, quando tenho o meu próprio tempo de raciocínio e exteriorização.
    Edna I. M. Delaroza (Agrinho, turma 362)

    ResponderExcluir
  30. Os alunos estão a cada dia mais espertos e os professores, ao contrário, devido a sua carga horária, e com a disculpa de não ter tempo para se atualizar, está ficando a margem. Os alunos questionam e a qualquer momento podem verificar se o que o professor fala é verdade ou não.
    O importante é sempre estar se atualizando. Como pode um professor querer estimular um aluno a ler se ele mesmo não lê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os alunos estão a cada dia mais espertos e os professores, ao contrário, devido a sua carga horária, e com a disculpa de não ter tempo para se atualizar, está ficando a margem. Os alunos questionam e a qualquer momento podem verificar se o que o professor fala é verdade ou não.
      O importante é sempre estar se atualizando. Como pode um professor querer estimular um aluno a ler se ele mesmo não lê?

      Mas o grande problema da sociedade de hoje é deixar de lado tudo só para viver estudando ou viajando na net para alguns, e a familia, os filhos, esposa afazeres domésticos onde vai parar tudo isso.

      Excluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. É de suma importância conhecer as novas tecnologias, uma vez que estas tem proporcionado maior comodidade em várias áreas. Nos estudos, essa nova ferramenta tem contribuído com maior rendimento e transferência de conhecimentos.

    ResponderExcluir
  33. Tecnologia e sala de aula. Não há mais como fugir. Nós, professores precisamos nos inteirar desse assunto, caso contrário ficaremos obsoletos e subestimados pelos próprios alunos.

    ResponderExcluir
  34. A tecnologia só veio para colaborar com o professor em sala de aula, é preciso fazer da escola um espaço interativo entre conteúdos e realidade.

    ResponderExcluir
  35. A tecnologia está presente à nossa volta, mas permanece distante da nossa prática pedagógica. Vejo a aplicação constante e cotidiana da tecnologia, na educação, como utopia, principalmente no que diz respeito à escola pública. Uma grande parte dos computadores da rede pública não funciona, e, para conseguir algum tipo de assistência, a burocracia é imensa. Ainda, há aqueles que estão sucateados e ultrapassados. Assim, num mundo ideal, onde todos os computadores funcionam e nenhuma rede de acesso à internet cai, a tecnologia realmente pode fazer a diferença. Rosângela Gliebos de Andrade Minuzzi. Turma 372 – Programa Agrinho.

    ResponderExcluir
  36. Pois é, não há dúvidas da importância da tecnologia na educação, mas para isso acontecer com eficiência precisamos de um computador por aluno. Sabemos que isso é impossível nas escolas públicas, apesar das promessas de nossos governantes. É o que acontece nas salas de informáticas, poucos computadores funcionando mal, e quando consegue o funcionamento adequado, a aula já está acabando. É desanimador, ver seu planejamento sem conclusão. Seria maravilhoso trabalharmos utilizando o chat para conversarmos com aquele aluno que não teve oportunidade de sanar sua dúvida em sala de aula e escrevendo ele consegue expressar melhor suas ideias.

    ResponderExcluir
  37. A tecnologia está chegando com bastante velocidade,mas muitas promessas não cumpridas fazem com que nossos alunos sofram com poucos computadores, além disso antigos, lentos e quando se percebe o horário já passou e o aluno não teve proveito algum. Deverão investir muito mais se quiserem que a tecnologia chegue realmente junto aos alunos. Tereza Cristina Ribeiro - Fernandes Pinheiro - Turma 374

    ResponderExcluir
  38. Pode-se chamar a Internet de um grande centro de informações, para educadores e educando, abrangendo assim todas as áreas de conhecimento. O mundo depara-se com imensa quantidade de informações com extrema velocidade de transmissão destas informações. A grande rede eletrônica não suprime a velha escrita; ao contrário, ela remete aos milhões de textos, artigos, publicações, revistas especializadas, jornais que acumulam a cada dia mais bibliotecas e centros de documentação.

    ResponderExcluir
  39. Realmente é uma ferramenta importantíssima para aperfeiçoarmos a aprendizagem, entretanto, a realidade do colégio em que trabalho é outra - não há laboratório de informática. Janne Cibelle de Oliveira Agrinho-turma 365-

    ResponderExcluir
  40. A Internet e uma ferramenta, um meio, que, quando usada corretamente, pode nos ajudar a realizar atividades de aprendizagem deformam diferentes. Os alunos gostam de comunicação online, por isso a escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação de novos caminhos. O importante é o aluno gostar de aprender de várias formas, com motivação. Todos os envolvidos com a educação precisam agir, em busca de ações inovadoras, não bastas tentarem remendos com as atuai tecnologias, precisamos mudar e logo.

    ResponderExcluir
  41. Sem dúvida nenhuma a internet é um recurso muito importante para educação. E realmente os chats e blogs podem oportunizar momentos de troca de experiência, conhecimentos, tirar dúvidas e ainda aproveitar para promover a aprendizagem de cada um.

    ResponderExcluir
  42. As ferramentas e meios encontrados na internet nos abre novos horizontes constantemente ,principalmente no chat a interação é intensa,observo que para acontecer realmente a construção do conhecimento ,faz-se necessario o esforço do tratamente e analise dos conteudos por nós professores,pedagogos para então os alunos.
    Eliana Gomes de Oliveira. (Agrinho, turma 362)

    ResponderExcluir
  43. Antes de mas nada acredito na dedicação e inovação para o uso das novas tecnologias elas não devem assustar os educadores e sim servir de estimulo, e como uma material que vem a motivar os educandos.
    Temos que aprender a usar a tecnoliga a nosso favor, insentivando a pesquisas de uma maneira que a internet torne-se nossa aliada e não uma cópia a mais.

    ResponderExcluir
  44. Realmente, é uma das ferramentas muito importantes de que o professor pode se utilizar em sala de aula. Além de propiciar aulas mais atrativas, há um maior contato entre professor e aluno, bem como entre alunos através do chat, onde podem trocar idéias, colocar suas opiniões, etc...Acho muito válida essa tecnologia para se trabalhar em sala de aula.
    Inês H. Carneiro (Agrinho, turma 364)

    ResponderExcluir
  45. Acredito que a tecnologia disponível para utilização em sala de aula é uma ferramenta que veio somar ao material didático já disponível para o aluno. O início foi a TV Multimídia que avançou muito na prática pedagógica. Toda ferramenta é positiva quando se trata de aplicação para o objetivo comum: aprendizado do aluno.

    ResponderExcluir
  46. Olá Boa noite...Trabalho numa Escola de Educação Básica na Modalidade Especial. Onde os alunos apresentam muitas dificuldades de entender e aprender a leitura e escrita. Fizemos uma experiancia usando a internet como ferramenta para desenvolver o gosto pela leitura. Tivemos uma surpresa muito grande, o interesse dos alunos pelo mundo virtual foi muito grande. Estamos felizes e animados para continuar este trabalho.
    Este é meu blog onde publicamos a experiencia...passa lá...

    http://papelartesanaliks.blogspot.com.br/search/label/ESCOLA

    Irineia curso Agrinho turma 409

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Irineia, é disso que precisamos, com professores comprometidos, com ferramentas e vontade de trabalhar não tem como não dar certo.

      Excluir
  47. É muito importante estar interagindo pelas "teias digitais", busca maior conhecimento, troca de ideias e ainda repassar o que se aprende para outro colegas. O professor deve estar sempre se atualizando e buscando novos meios se atualizar digitalmente.

    ResponderExcluir
  48. Realmente não podemos mais ensinar sem a tecnologia, vemos que as aulas preparadas com os meios tecnológicos cativam, chamam a atenção dos alunos, dessa maneira acredito que temos que estar constantemente buscando meios de nos atualizar ao contrário ficaremos sem alunos em sala de aula.

    ResponderExcluir
  49. A tecnologia vem a nos auxiliar em nossas práticas pedagógicas. É muito ampla as formas de como podemos utilizar essas novas tecnologias com nossos alunos, em qualquer disciplina.

    ResponderExcluir
  50. As mídias de modo geral estão presentes há muito na vida dos alunos, sendo que a internet é a mais explorada por eles, quer no uso das redes sociais, dos blogs ou e-mail. Contudo, acredito que falta direcionar a exploração dessa mídia no sentido mais pedagógico do uso das informações ou das possibilidades que ela proporciona.

    ResponderExcluir
  51. Acredito que é possível trabalharmos com blogs com nossos alunos, mas para isto é preciso que nós professores estejamos melhores preparados. Estou fazendo este curso no Agrinho e estou bastante contente, pois estou aprendendo explorar melhor estes recursos em minhas aulas.

    Luciano Ferreira Maia - Agrinho - Turma 439

    ResponderExcluir
  52. Concordo que a utilização dessas ferramentas tecnologicas (e-mail, blogs, chats) pelos professores garantiria um avanço no processo de ensino-apredizagem. Já que essas ferramentas fazem parte do cotidiano da maioria das crianças e adolescentes. Porem, não é possivel a utilização dessas ferramentas na escola sem a devida organização desta para esse fim. E mais importante não é possivel o uso dessas tecnologias sem a devida capacitação dos professores. É preciso comprometimento dos gestores públicos.
    Agrinho - Turma 443.

    ResponderExcluir
  53. O chat propicia quatro momentos on line de uma discussão, os quais não são realmente vivenciados em sala de aula presencial: leitura de uma mensagem, tradução (que podem ser varias, simultaneamente), interpretação, fundamentando a resposta, contextualização e a reflexão, que envia a resposta no mesmo momento em que chegam as novas mensagens, que podem, inclusive, ser uma parte ou o todo de uma resposta. Esta é uma ótima ferramenta de trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Cristina.
      Acredito que a utilização do Chat pode propiciar ao aluno uma oportunidade de interação com o professor e com os demais alunos, que não seria possível num ambiente escolar tradicional, em contra partida deve ser utilizado como uma das ferramentas de apoio educacional que propicie ao aluno novas formas de aprendizagem do conteúdo.
      Esse recurso abre um grande leque de interação entre alunos.

      Excluir
  54. Toda tecnologia bem utilizada pode se tornar uma importante ferramenta que auxilie o professor em sua difícil tarefa de ensinar.

    ResponderExcluir
  55. Claudete Aparecida Bragas28 de julho de 2013 às 16:33

    Concordo com os colegas que realmente o ensino com o uso das novas tecnologias é muito bom e importante desde que, as escolas ofereçam o espaço adequado com as ferramentas adequadas, para que possibilite a interação entre professores e alunos, enfim toda a comunidade escolar.

    ResponderExcluir
  56. Acredito que está cada vez mais fácil e atrativo o acesso a novas informações.As variadas ferramentas oferecidas pela Internet favorecem o contato,dependendo da ferramenta,imediato ou possível de se resgatado a qualquer momento pelos interlocutores. Acredito também que a possibilidade de interação é bem maior,mesmo à distância, pois como aluna EaD posso afirmar que essa expectativa de trocas de ideias, o contato com outras pessoas e a curiosidade por saber as respostas dadas pelos colegas é muito instigante!

    ResponderExcluir
  57. As novas tecnologias vem ganhando cada vez mais espaço, devemos nos apropriar desse mundo tecnológico para que nossas aulas fiquem mais interessantes. Agrinho turma 434

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, e na minha visão Andréa devemos nos apressar, pois as tecnologias estão vindo com muita utilização, novidades, e acima de tudo um ensino diferente.

      Excluir
  58. Mesmo com as dificuldades e falta de acesso total ao uso das mídias, precisamos incentivar nossos alunos para o usos das TICs, pois eles já fazem uso não direcionados para a aprendizagem, muitas vezes apenas para simples troca de informações e bate papo sem objetivos de formação. Claro, isso é importante, mas por que não direcioná-los aos estudos também? Turma 461.

    ResponderExcluir
  59. O uso de novas tecnologias permeia o maior entendimento dos conteúdos colocados em sala de aula. Só deve-se tomar muito cuidado com o uso dos chats por meio dos alunos, pois pode-se tornar muito perigoso, pois os mesmos estão muito inteligentes nessa parte informatizada. Turma Agrinho 465

    ResponderExcluir
  60. Muito interessante a utilização do chat como mais uma ferramenta pedagógica, propiciando agilidade e eficiência e podendo até ser utilizado como um meio de avaliar o conhecimento construído. Por outro lado ainda temos que vencer um obstáculo, uma parcela considerável dos alunos não possuem acesso a Internet em suas casas e os laboratórios de informática das escolas muitas vezes não atendem às necessidades para o desenvolvimento de um trabalho mais elaborado.

    ResponderExcluir
  61. Muito interessante a utilização do chat como mais uma ferramenta pedagógica, propiciando agilidade e eficiência e podendo até ser utilizado como um meio de avaliar o conhecimento construído. Por outro lado ainda temos que vencer um obstáculo, uma parcela considerável dos alunos não possuem acesso a Internet em suas casas e os laboratórios de informática das escolas muitas vezes não atendem às necessidades para o desenvolvimento de um trabalho mais elaborado.

    ResponderExcluir
  62. Realmente, utilizar a tecnologia em sala de aula é excelente, no entanto a maioria das pessoas não pensam ( e aí refiro-me às mantenedoras) na manutenção e atualização dos instrumentos tecnológicos, quer sejam as máquinas, quer seja o tempo disponível para os professores acessarem e trabalharem todo esse material. Aqui no colégio, temos poucos computadores, a rede sempre cai ou não está no ar e por aí vai...

    ResponderExcluir
  63. Magda Regina Pereira Burgath, 05 de setembro de 2013
    Turma Agrinho - 466
    Parabéns pelo texto. Realmente, não se dá para imaginar o trabalho pedagógico distante das tecnologias de ponta, principalmente, as que se atem às redes sociais.
    Acredita-se que os Colégios precisam ampliar a capacidade dos equipamentos tecnológicos, para que se possa atender a demanda posta (alunos/as).

    ResponderExcluir
  64. Trabalhei diversas vezes com uso de tecnologias em salas de aula, e o resultado foi sempre muito bom, inclusive além do esperado. Já utilizei um site próprio para passar conteúdos diversos de Biologia, Ciências e Química aos alunos, como "material de apoio" para os estudos. Além disso, em 2011, turmas minhas de Biologia desenvolveram sites e blogs em grupo para apresentação de trabalhos. O resultado foi incrível! Sempre que posso incentivo este tipo de criação e interação em ambientes virtuais. A resistência a esta forma de ensinar ainda existe, mas vejo com ótimos olhos a incorporação das tecnologias na educação.

    Wagner de Souza - Professor de Ciências nas redes Municipal (de Curitiba) e Estadual de ensino. Programa Agrinho - Turma 470.

    ResponderExcluir
  65. Realmente as novas tecnologias estão chegando com mais inovações, e assim todos nos profissionais da educação devemos sim, aproveitar essas tendencias para um grande aprendizado e uso dos mesmos junto aos nossos alunos,oportunizar meios, e assim ensinar com um olhar de futuro de descobertas.

    ResponderExcluir
  66. A rede pública de ensino vem aos poucos utilizando cada vez mais as novas tecnologias,o que é um avanço, porém ainda falta muito. A entrega de tablets no meio do ano para os professores do ensino médio, aqui no Paraná, é só a ponta desse iceberg. Ainda faltam capacitação do professor, instalações e estruturas adequadas, disponibilização de banda larga, sem falar nos alunos que, por hora, não tem internet em casa, para, por exemplo, participar de um chat.

    ResponderExcluir
  67. MARIA DO CARMO MIRANDA ANANIAS8 de setembro de 2013 às 19:56

    O Chat é muito interessante, pois possibilita uma comunicação simultanea entre os alunos e professores sobre os assuntos estudados em sala =)

    ResponderExcluir
  68. Maria Rosangela Borges Medeiros8 de setembro de 2013 às 20:20

    O chat é uma ferramenta muito boa que contribui muito para o professor ensinar os conteúdos na sala de aula... O fato de a comunicação ser instantanea então é ótimo!

    ResponderExcluir
  69. O chat é uma ferramenta que auxilia na comunição e na construção do conhecimento. Além de propiciar a troca de experiências, tirar dúvidas com o professor e demais colegas da turma. É um excelente meio para que os alunos se desenvolvam intelectualmente, integrar professor-aluno, compartilhar conhecimentos.

    ResponderExcluir
  70. Estamos vivendo num mundo totalmente tecnológico, portanto cada dia que passa o professor deve estar cada vez mais antenado a tudo que se refere as tecnologias nos ambientes escolares, buscando por mudanças que venha beneficiar o ensino-aprendizagem de forma dinâmica e prazerosa,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente que com as novas tecnologias, professor e aluno aprendem juntos contribuindo assim para um bom relacionamento.

      Excluir
  71. De fato...
    Utilizar o recurso do chat a nosso favor (como professor / educador) pode somar no processo de ensino aprendizagem e no vinculo com a disciplina e com o professor.
    Carlos

    ResponderExcluir
  72. Realmente,as novas tecnologias ajudam e muito em sala de aula,e achei muito interessante este blog,pois,é interativo e bastante útil.Aida Cristina.

    ResponderExcluir
  73. Francisco Dorta
    Bem interessante o uso do chat e de como esta ferramenta pode ser incorporada nas práticas pedagógicas de forma que torne o ambiente e o ensino bastante estimulante e desafiador.

    ResponderExcluir
  74. Estamos vivendo a era digital e percebo os chats como uma das forma de interagir com as pessoas, mesmo em espaços diferentes. Acredito que esta é uma boa ferramenta para ser utilizada em sala de aula, pois através da tecnologia conseguimos muitos resultados com os alunos, principalmente os adolescentes.

    ResponderExcluir
  75. Utilizo chats com meus alunos como plantão tira dúvidas e é sempre muito proveitoso.

    ResponderExcluir
  76. Olá
    Tenho um blog, consegui desenvolve-lo quase que sozinho seguindo os tutorias encontrados na web,mas confesso que preciso pedir uma ajuda para melhorar seu visual, fiquei tentado a retornar esse projeto e tentar com ele melhorar minhas práticas pedagógicas, como professor temos que tentar fazer com que nossos alunos saiam apenas da obtenção da informação a qualquer custo e passe a ter informação e também conhecimento agregado.

    ResponderExcluir
  77. Muito bom utilizar esses recursos. Ferramentas pedagógicas excelentes para o processo de ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  78. O chat além de atrativo aos estudante oportuniza reflexões a e ções diante do tema em evidência

    ResponderExcluir
  79. Concordo contigo o chat é um meio de comunicação tecnológico que possibilita aos sujeitos do processo ensino aprendizagem oportunidade de interação, reflexão e ações em favor de um bem comum, a busca do conhecimento.

    ResponderExcluir
  80. sou funcionário público municipal, além do estadual, e nesta parte, trabalho com organização esportiva na fundação de esportes.
    Gerencio 12 modalidades esportivas. Algumas delas possuem toda a regulamentação na internet, via site da Prefeitura. A inscrição dos atletas é realizada via endereçamento eletrônico, a divulgação de fotos e resultados da mesma forma. estou habituado a utilização do equipamento eletrônico.
    Com pessoas selecionados pelo hobby, pelo prazer, pelo conhecimento e não pelo grosso da massa que frequenta um determinado local, estando dispostas ou não àquele fim, como é o ambiente escolar. Desta forma, o destino da informação chega com mais facilidade, já que o outro lado, tem interesse em buscar uma determinada informação.

    ResponderExcluir
  81. Também acredito que o chat venha ser um recurso pedagógico atraente, mas nós professores ainda estamos pouco preparados para fazermos uso de toda essa tecnologia. A formação continuada do profissional da educação em relação às novas tecnologias deve ser cada vez mais inserida no contexto escolar.

    ResponderExcluir
  82. Acredito que a tecnologia deve ser nossa aliada em sala de aula. É claro, que com toda a evolução tecnológica temos que ir nos aperfeiçoando, pois temos que ser intermediadores, facilitadores da aprendizagem dos alunos com os recursos tecnológicos.

    Curso Agrinho - turma 578

    ResponderExcluir
  83. Podemos observar que cada dia mais a INTERNET está inserida no contexto escolar e no dia dia de nossos alunos, nós enquanto educadores não podemos ficar de fora deste importante meio tecnológico que só vem a auxiliar nosso trabalho em sala de aula. devemos usar esta ferramenta, mas para isso devemos estar informados e capacitados.

    ResponderExcluir
  84. Hoje tudo está mais rápido, uma mensagem é colocada numa rede social e voa rapidinho, o comentário é geral, agradando ou não. Chat é muito interessante, pois encontra a pessoa rápido. Para ser usado todo este material temos que nos aperfeiçoar bem, os alunos até sabem mais por mexer sempre nestas novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  85. Maria das Neves - Agrinho - turma 579
    Realmente, o Chat é um meio de comunicação inovador. No processo de ensino e aprendizagem possibilita ao aluno uma maior participação, estímulo a leitura a pesquisa, uso de raciocínio rápido, sintetização de respostas e troca de mensagens entre aluno e professor e entre os alunos. Isso tudo proporciona um ambiente com novos horizontes, troca de experiências e interação numa velocidade estimuladora e um recurso agradável, interessante e presente na vida do aluno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Maria das Neves o chat pode propiciar ao aluno e professor tudo isso que você coloca muito bem, mas o aluno precisa entrar no clima, estar disposto a aprender, e tem sido uma das grandes dificuldades nas escola reter a atenção do aluno quando o professor está explicando o conteúdo.
      Glaucia Maria Agrinho turma 577

      Excluir
  86. Cabe a escola, espaço formal de aprendizagem, o papel de promover a gestão do conhecimento, orientando seus jovens sobre como transformar as informações relevantes em conhecimento através do uso das mídias de comunicação. Ao professor cabe o papel de cuidar dessa aprendizagem.
    Marcia Astafieff Ozelin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, a escola é o local de passar conhecimento e o professor de contextualizar este conhecimento e fazer com que o aluno se interesse em adquirir este conhecimento. Para isso devemos usar das tecnologia para motivar e estimular os alunos a aprender.

      Excluir
  87. Marcia Astafieff Ozelin - Programa Agrinho - Turma 579

    O uso das TICs podem inaugurar uma nova forma de construir saberes, elas surgem como um novo cenário para aprender a aprender e aprender com o outro, ou seja, aprender a conviver virtualmente, num processo interativo pedagógico comunicacional que emerge no ciberespaço. O uso da rede social possibilita que o professor utilize diferentes metodologias para incentivar e motivar o estudante no seu processo de aprendizagem, mediante uma nova perspectiva transformadora.

    ResponderExcluir
  88. O AVA é um recurso muito amplo, abrangente que pode colaborar de forma criativa, estimulante, enriquecedora no processo de ensino-aprendizagem, cabe a cada professor dentro de sua disciplina montar sua aula explorando o AVA como um coadjuvante importante na árdua tarefa de ensinar.
    Glaucia Maria Programa Agrinho 577

    ResponderExcluir
  89. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  90. A tecnologia é fundamental para a realidade das salas de aula, porém a estrutura das escolas não facilita. Trabalho em uma escola que é muito difícil quando os computadores estão funcionando em número adequado.

    ResponderExcluir
  91. É interessante o uso das tecnologias nas aulas diárias, porém, é necessário que não se esqueça que o professor é fundamental como mediador desse processo. Que tal fazer um teste e fechar a escola por um mês, descartando a presença do professor nesta escola, e deixar os alunos com computadores apenas para se comunicarem e aprenderem sozinhos?

    ResponderExcluir
  92. sem duvidas que a tecnologia mudou a nossa vida, principalmente a dos professores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Matilde a facilidade que nós professores temos em dar uma aula dinãmica e criativa hoje é muito facil, pois as mídias em sala de aula nos auxuliam muito.

      Excluir
    2. realmente a aula fica mais dinâmica como uso de tecnologias, pois podemos utilizar recortes de videos, imagens e exercícios para resolver junto com os alunos. só não sei porque não nos foi fornecido o livro didático digitalizado.
      seria de grande ajuda olha um bom exemplo, em Pernambuco 'www1.educacao.pe.gov.br/cpar" aulas em PPT

      Excluir
  93. Solange Palhano curso agrinho turma 61715 de julho de 2014 às 08:26

    Cada vez mais o uso das tecnologias é necessário nas salas de aula pois, nossos alunos estao cada vez pedindo mais de nos...o que é pena é que muitas vezes isso não é visto de modo bom , algumas diretoras proíbem o uso de celulares e computadores nas salas de aula e nossos alunos é que acabam perdendo.....

    ResponderExcluir
  94. Silvia Regina de Oliveira Turma 617 Agrihnho15 de julho de 2014 às 08:52

    O uso da tecnologia em sala de aula é muito importante, mais infelizmente a tecnologia em alguns lugares ainda é precária, e os lugares com maior acesso a aprendizagem esta cada vez mais sendo beneficiada com a mesma que tem vindo revolucionando a educação.

    ResponderExcluir
  95. A tecnologia é uma ferramenta maravilhosa quando usada com responsabilidade.

    ResponderExcluir
  96. Os jovens estão cada vez mais ligados a novas tecnologias, e ao passo que a tecnologia motiva o educando ,pode desencadear no professor certa insegurança , portanto, o professor precisa estar preparado para interagir com esta geração de alunos que possivelmente está mais atualizado e informada tecnologicamente.

    ResponderExcluir
  97. Os alunos estão empenhados em descobrirem novas formas de se comunicar 24 hrs por dia. Cada vez mais alunos possuem seus aparelhos tecnológicos, o problema é conciliar os de usos pessoais na escola, uma vez que é proibido fazer uso de celulares e notebooks dentro da escola ( pelo menos na minha escola ), também tenho receio pois já aconteceu muitas coisas entre os colegas, levando a problemas com conselho tutelares , policial e ate mortes....acho que vamos levar mais tempo para poder usa-los em escolas publicas de periferia, infelizmente.!!

    ResponderExcluir
  98. Os nossos alunos conhecem quase tudo sobre tecnologia por isso nos professores deve usar desta tecnologia para passar conhecimento tornando as aulas mais alegre e motivante. Mas esta tecnologia em alguns lugares funcionam precariamente e ou o professor tem certo receio de usá-lo por falta de conhecimento. Para isso temos que reciclar e capacitar para melhorar no uso das tecnologias para melhor qualidade de ensino. Pois cabe ao professor cuidar desta aprendizagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você professor, pois nós professores temos que nos adaptar as novas tecnologias para poder trabalhar de modo satisfatório e acredito que a maioria ainda não está preparada .

      Excluir
  99. A utilização de chats, blogs e outros recursos pode ser interessante para dinamizar as aulas , porém o professor deve dominar esses recursos de modo que promovam a troca de experiência, conhecimentos e a aprendizagem dos alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Na minha escola temos um Blog do Ensino Médio Inovador (EMI) e este é muito usado pela comunidade para discutir os mais diversos temas. Os segmentos da escola poder interagir e se posicionar sobre o que está sendo discutido, bem como utilizar-se desta ferramenta para melhorar o processo de ensino-aprendizagem.

      Excluir
    2. Acabei de encrever um texto sobre a importância do trabalho com genero e perdi todo o conteúdo....problemas da era digital

      Excluir
  100. O chat pode ser uma maneira de integração entre professor-aluno para trocar informações, sanar dúvidas, compartilhar experiências e curiosidades.

    ResponderExcluir
  101. O trabalho com as tecnologias é extremamente importante no ensino-aprendizagem de língua inglesa, uma vez que trabalha de forma dinâmica com o gênero "chat" e possibilita ao estudante buscar informações rapidamente, o que facilita a participação do aluno no processo de aquisição de um segundo idioma.

    ResponderExcluir
  102. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  103. Agrinho - Turma 732 - O uso das tecnologias no ambiente escolar, como o computador com a internet e suas ferramentas digitais como sites, blogs, portais, chats, forum, possibilita a interação entre alunos e professores de forma simultânea, permitem contribuições dos próprios alunos sobre assuntos discutidos naquela aula e a troca de conhecimento entre eles. Atualmente as escolas estão usando um pouco mais dessas tecnologias, por meio das salas de informática, alguns professores ainda são resistentes ao uso das mesmas, por não se atualizarem, mas em número bem reduzido. O uso da Internet como ferramenta de ensino é uma tendência cada vez maior nas escolas.

    ResponderExcluir
  104. As novas pedagogias, com base nas tecnologias, são importantes, e devem ser direcionadas pelos mestres para atingir a aprendizagem, oportunizando aos educandos maior interação, criatividade e produtividade

    ResponderExcluir
  105. Realmente não podemos ignorar o uso das tecnologias em nossas aula, ela faz parte do cotidiano e devemos usa-las para facilitar a aprendizagem de nossos alunos, porém nossas escolas não encontram-se equipadas para o desenvolvimento destas dinamicas.

    ResponderExcluir
  106. Realmente impossível ignorar o uso das tecnologias na educação.O papel do professor neste sentido tem que ser de facilitador, sendo também participativo junto as atividades.

    ResponderExcluir
  107. É fundamental usar a internet a favor da educação, pois ela facilita a aprendizagem e pode ser ao mesmo tempo mediadora, entre alunos e professores.

    ResponderExcluir
  108. Estou participando do Programa Agrinho Novas Tecnologias

    Nossa, achei esse blog muito rico em informações. Parabenizo aos organizadores do mesmo. Bem, realmente as tecnologias quando bem utilizadas e manejadas só contribuem para o processo de ensino e aprendizagem, para tanto o professor precisa se qualificar para poder utilizá-la ao seu favor.

    ResponderExcluir
  109. Sonia Gracita Ferreira3 de junho de 2016 às 17:45

    É muito interessante o texto apresentado.
    A internet é uma recurso que deve ser aproveitado por todos os professores a fim de melhorar sua prática pedagógica. Assim estará contribuindo com as transformações que ocorrem tão rapidamente em nossa sociedade através das tecnologias.

    ResponderExcluir
  110. Participo do Curso Programa Agrinho Novas Tecnologias e considero o texto de extrema importância para meu aprendizado, como docente.

    ResponderExcluir
  111. Participo do Curso Programa Agrinho Novas Tecnologias e considero o texto de extrema importância para meu aprendizado, como docente.

    ResponderExcluir
  112. Considero o Chat uma excelente ferramenta na área educacional, a partir do momento que o educador estiver familiarizado com as tecnologias pode utilizar esse recurso, podendo incrementar os conteúdos e incentivar os alunos à pesquisa.

    ResponderExcluir
  113. Mônica C. F. Volanin1 de julho de 2016 às 05:48

    Muito legal utilizar o Chat como ferramenta nas aulas. A tecnologia permite avançar no conhecimento, de forma mais rápida. É uma pena que nem todos tenham acesso à internet na escola e com computadores funcionando de forma que todos possam utilizar. Mas é um excelente recurso tecnológico o Chat , sem dúvida! Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  114. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  115. Turma 1000 agrinho.
    O Blog é uma ferramenta de grande utilidade para ampliar o estudo de um conteúdo, pois a interação do aluno/professor e aluno/aluno, enriquecem as discussões, possibilitando a aquisição da aprendizagem.

    ResponderExcluir
  116. Realmente o Blog é uma importante ferramenta de comunicação que aliado à educação pode contribuir significativamente para a aprendizagem.

    ResponderExcluir
  117. Sabemos que as dificuldades da escola são muitas, desde a parte física, materiais e profissionais preparados para as novas tecnologias. O professor tem a responsabilidade de mostrar essas ferramentas pois elas são fundamentais para que seus alunos aprendam de uma maneira mais prazerosa.

    ResponderExcluir
  118. Achei muito interessante o conteúdo desse blog.
    O uso dos recursos online podem auxiliar também no desenvolvimento de metodologias educacionais, facilitando a interação e comunicação entre alunos e professores, a realização de atividades online, e a facilidade de pesquisa de forma mais ampla. Isso é muito útil e muito usados em cursos online. Porém o professor ao preparar uma aula deve pensar em quais as características sociais dos alunos, se todos tem acesso a essa tecnologias, pois torna-se difícil o uso desses recursos para o ensino em escolas publicas.

    ResponderExcluir
  119. Nivia Maria Daciuk Schoemherr2 de outubro de 2017 às 18:57

    Dentre as tecnologias que podemos utilizar na educação, uma opção bem interessante é a utilização do chat, que surge como uma ferramenta que se diferencia do método tradicional, estimulando a leitura, a participação ativa dos educandos, e assim contribuindo para a obtenção de uma aprendizagem significativa.

    ResponderExcluir
  120. Anderson Michel Frazon11 de junho de 2018 às 07:04

    Os chats podem ser muito bem utilizados como ferramenta de ensino nas escolas, ótima maneira de aproximar os alunos dos temas trabalhados

    ResponderExcluir
  121. Parece que nossas escolas andam num mundo à parte da sociedade. Conheço escolas, não obstante a precarização dos investimentos públicos, que fazem rateio ente a comunidade escolar para ter disponível recursos de comunicação que a ligue ao mundo virtual.Mas isso deveria ser uma prioridade das políticas públicas. Ceio que os diversos recursos, como chat , blog, site e outras ferramentas virtuais só nos ajudam a nos aproximar uns dos outros.

    ResponderExcluir
  122. Sibele maria lovatto zampieri, 12 de setembro de 2018
    Acredito que as novas Tecnologias estão presentes em nossas escolas, em nossas casas, e com certeza fazem parte da nossa realidade. Trabalho com celulares em sala de aula e gosto bastante,creio que seja uma prática pedagógica muito importante para nosso dia dia.

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário