terça-feira, 8 de junho de 2010

Uso das tecnologias de informática na educação de crianças e adolescentes

Muitas vezes o ensino tradicional não desenvolve a capacidade criativa dos alunos, levando estes educandos a decorar e responder o que foi questionado. Com isso as novas tecnologias estão cada vez mais se inserindo no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes.
O computador vem a ser utilizado como uma ferramenta de auxílio no processo de ensino e aprendizagem, levando a despertar a curiosidade, a criatividade, a qualidade de produção do tempo de estudo destes alunos, sendo um grande aliado no processo educacional, provocando mudanças em nossa pedagogia, tornado assim mais eficaz o processo de construção e transmissão do conhecimento.
No entanto, vale salientar que a interação entre aluno-computador deve ser mediada por um profissional, e este profissional deve está preparado para passar as novas tecnologias, como também estimular os alunos a buscar os conhecimentos necessários para a realização de seus trabalhos.
Priscila Leite – 3° período - Noite

30 comentários:

  1. O uso das tic's na âmbito educacional contribui bastante na aprendizagem,assim também como fonte de ferramenta e para auxilio de pesquisas acadêmicas, mas essas tic's para promover uma aprendizagem significativa terá que ser bem utilizá-la e da forma correta, assim tanto o aluno,quanto o professor terão que estar preparados para o manuseio dessas tic's.
    Polliana Marques/ 3° periodo/ Tarde

    ResponderExcluir
  2. Sempre devemos esta por dentro das tecnologias, e vincular elas com precisão aos conteúdos vistos em sala, pois se passados corretamente contribui para o aprendizado e fixação mais exata do conteúdo!
    Roberya Viana / G6 / tarde - turma 2

    ResponderExcluir
  3. É fundamental hoje em dia o uso do computador, para contribuir no aprendizado dos educandos, sendo esse aprendizado mediado por um profissional, que vai levar essas novas tecnologias, para sala de aula, estimulando assim uma busca de novos conhecimentos.
    REINALDO DE PAULO DINIZ - 3º PERÍODO - NOITE

    ResponderExcluir
  4. Não há dúvidas que as tecnologias associadas na educação promova a aquisição dos contédos de forma clara e objetiva, mas para que esse processo ocorra como o desejado são necessarios avaços que devem ser trabalhados em conjunto, pois de nada adiante dispor de comptadores se não há profissionais qualificados para esse uso, ou trabalhar aquestão de qualificação dos professores se na realidade as escolas não viabilizam o material.

    ResponderExcluir
  5. Nossos alunos estão cada dia mais ligados as novas tecnologias, e nós profissionais da educação precisamos estar antenados para que saibamos dar o suporte necessários a nossos alunos. Precisamos estar sempre a frente um busca de algo novo para abrir um leque de novas experiencias para que nosso alunos utilizem as novas tecnologias de forma saudável e construtiva.

    ResponderExcluir
  6. Anaí Silveira-3º Período-tarde-G3.10 de junho de 2010 às 19:01

    Olá Priscila, muito legal a sua postagem. Acho super importante o uso das tecnologias de imformática na educação, para descobrir "talentos" e aprimorar os já existentes. Porém, creio que seja uma "faca de dois gumes", podendo tanto ajudar os alunos nas atividades-se estes estiverem preparados para usar a tecnologia que lhes foi apresentada-como atrapalhar,travar ou até mesmo desmotivar, quando esse aluno não foi bem orientado. Daí a importância de um profissional extremamente preparado, competente e comprometido.

    ResponderExcluir
  7. A tecnologia usada na educação foi encontrada para ter efeitos positivos no comportamento dos alunos, esta visão serve para mostra a reforma da educação nas escolas. Com isso podendo citar que, o modo da TIC no aumento de projetos ou na resolução de situações-problema aceita o registro dessa tecnologia construtivo, trabalha como um recurso de análise sobre o nível de desenvolvimento dos alunos, seus problemas e potencialidades, e, principalmente, favorecendo-lhes a identificação e correção da falha e a inflexível reelaboração sem perda do que já foi criado. A TIC abrange o sujeito em um mar de informações e, ao mesmo momento, incita-o à leitura e à demonstração através da escrita textual e hipertextual.

    ResponderExcluir
  8. Maria Janicleide dos Santos11 de junho de 2010 às 14:01

    Tanto o computador quanto a internet são ferramentas indispensáveis para a realização de trabalhos e pesquisas sejam eles escolares ou não.
    A constante troca de informações desperta nos alunos o interrese pelo que é novo, e o acúmulo dessas informações vem construindo ao longo da vivência escolar o apredizado.

    ResponderExcluir
  9. De acordo com a postagem de Priscila, quando vem esclarecer o uso da tecnologia em sala de aula para o melhor aprendizado do discente, concordo quando ela diz que tem que haver uma intermediação entre aluno e professor.

    ResponderExcluir
  10. Mª da Conceição Rabelo11 de junho de 2010 às 16:55

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Mª da Conceição Rabelo 3º P Noite12 de junho de 2010 às 08:34

    Realmente deve haver uma intermediação entre docente e discente, mas para isso é preciso uma preparação por parte dos professores para desenvolver as TICs.

    ResponderExcluir
  12. Edvalda Pereira - G2 - 3º Período/Tarde12 de junho de 2010 às 14:22

    O computador tornou-se um "aliado" do professor na aprendizagem, permitindo transformações no ambiente de aprender e questionando as formas de ensinar, facilitando a construção do conhecimento.

    ResponderExcluir
  13. É verdade, o uso do computador no ambiente escolar traz um leque de possibilidades de aprendizado, desde que tenha um professor como mediador. Vale salientar, que o computador nunca poderá substituir o professor no processo de ensino aprendizagem, mas sim este terá o papel de qualificar o ensino.

    ALINE MANOELA 3º PERÍODO NOITE

    ResponderExcluir
  14. O computador e mesmo um grande aliado a educação, sendo algo que esta presença na vida dos alunos, despertarem a sua curiosidade e facilitar sua vida ainda, mas no que diz respeito a educação, quando o professor utiliza esses métodos em suas aulas, ele ajuda a forma o senso critico do estudante, ou despertar o interesse dele pelos assunto.

    ResponderExcluir
  15. Hedy Lamar,Noite, G115 de junho de 2010 às 17:12

    O que é indispensável é deixarmos passar estas oportunidades são dadas, de aprendemos as novas tecnologias para melhorar nossa metodologia. Que bom seria se todos educadores não tivesse medo utiliza a informática e nem a tecnologia como um novo método de ensino.

    ResponderExcluir
  16. Simone Soares Mamede16 de junho de 2010 às 11:19

    O utilização das tic's na compo educacional é sem dúvida um recurso valioso, que aliado ao professor proporciona uma aquisisão de saberes de maneira fácil e dinâmica para as crianças e adolescentes que já nasceram no mundo informatizado, com todas as facilidades e interações que a tecnologia lhes oferece.

    ResponderExcluir
  17. Adorei a postagem, as tecnologias, antes eram usadas nas escolas como um complemento, hoje são fundamentais para garantir a interação entre alunos e professores, crianças e adolescentes dominam todos os tipos de equipamentos e exigem dos seus professores o mesmo conhecimento para que esse manuseio seja realizado corretamente na aprendizagem para assim desenvolver a criticidade e interação com o mundo do conhecimento, tendo como mediador o professor.

    Merielle/3periodo/noite/G1

    ResponderExcluir
  18. Concordo com a Anaí Silveira quando ela fala da importância de um profissional extremamente preparado, competente e comprometido.

    Pois o profissional da educação precisa além de ser bem preparado, se comprometer em utilizar a tecnologia de forma adequadada em sala de aula.

    Maria de Fatima Vasconcelos 3º período noite

    ResponderExcluir
  19. Concordo com a Anaí Silveira quando ela fala da importância de um profissional extremamente preparado, competente e comprometido.

    Pois o profissional da educação precisa além de ser bem preparado, se comprometer em utilizar a tecnologia de forma adequadada em sala de aula.

    Maria de Fatima Vasconcelos 3º período noite

    ResponderExcluir
  20. O uso da TICs,na aplicação escolar, realmente, tem a finalidade de ampliar o comhecimento do aluno no processo ensino- aprendizagem.Portanto, o professor não deve esquecer a visão crítica na formação da identidade cidadã desses alunos que fazem usos dessas ferramentas.
    Miriam da SIlva Bezerra,3º Período, Noite

    ResponderExcluir
  21. É verdade, isso nos remete novamente a questão de que a tecnologia é realmente muito importante para educação. Porém, nos leva a perceber a necessidade de uma boa formação, pra que de fato, estas não sejam utilizadas como "tapa buracos", como é a realidade de muitas instituições de ensino.
    Géssica Romão, 3° período, noite

    ResponderExcluir
  22. Janaina Farias 3° período noite18 de junho de 2010 às 07:44

    O uso das tecnologias é excelente,mas não basta só ela para as aulas serem mais atrativas e diversificadas, depende também do professor querer mudar sua metodologia de ensino e se capacitar para usa-las adequadamente.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Concordo Janaina,o professor não deve se prender apenas as tecnologias,para ministrar suas aulas mais contextualizar entre outras formas e a tecnologia.Rosenilda 3º período,noite

    ResponderExcluir
  25. Edna Maria Amâncio Silva21 de junho de 2010 às 10:18

    Realmente Priscila a tecnologia só vem contribuir na educação e formação dos alunos, pois é uma forma mais fácil de aprender sem ser preciso decorar o que o professor passou em sala de aula, além do mais, estes se sentem motivados a querer buscar o conhecimento muitas vezes sem ser preciso a intervenção do professor, pois a vontade de aprender e conhecer os conteúdos que muitos livros não trazem, ou porque o professor deixou de passar devido ao tempo, e por isso só conseguem se for através do computador.
    Edna Maria,3º período,noite

    ResponderExcluir
  26. Grace 3º Período Noite22 de junho de 2010 às 15:36

    É importantissino nos dias de hoje o uso do computador pois contribui muito para educação e para aprendizagem dos alunos, e auxiliar os professores em sala de aula

    ResponderExcluir
  27. A tecnologia tem contribuído muito nos processos educativos, o uso do computador representa um novo método de ensino-aprendizagem. E se o docente quiser utilizar esse método, cabe a ele modificar seu método de ensino e se capacitar devidamente, para que possa fazer o uso adequado desse recurso.

    Joyce Rodrigues, terceiro período-noite

    ResponderExcluir
  28. O uso do computador estimula a criatividade dos alunos, mas para que este tenha um desenvolvimento significativo se faz necessário a presença de um mediador, para que ele compreenda a finalidade da utilização deste instrumento para fins pedagógicos.

    Petrônio Pereira. 3ºP - Noite

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário