sexta-feira, 4 de junho de 2010

O uso pedagógico do chat nas escolas da atualidade

O uso do Chat, ou pate-papo on line é um campo a se investigar e pode trazer novas dimensões não só para o ensino à distância, mas com instrumento de construção de conhecimento, pesquisa, troca de informação e comunicação entre pessoas que buscam aprender cada dia mais.
Essa nova realidade cria e exige outra postura do professor. Portanto, o ato de pensar e fazer educação assume um novo paradigma onde, na era digital, o aluno passa a ser o gerenciador do seu próprio conhecimento, sendo o professor o mediador nessa construção do saber.Podemos perceber que o Chat é uma ferramenta que favorece a comunicação entre grupos.
Essa comunicação pode ter várias direções, mas para que ela seja eficaz, se faz necessário a presença de um mediador que terá o papel de orientar aos participantes do Chat.
Então, você acha que o nossos professores estão aptos em mediar as tarefas sugeridas e tirar dúvidas dos grupos? Existe hoje uma formação para os professores?
Maria Liosa, 3ºperíodo noite

10 comentários:

  1. O orientador é fundamental no uso dessa tecnologia, assim poderá orientar seus alunos ao uso correto, assim também o professor terá de ser capacitado e bem preparado para que não comprometa a aprendizagem do aluno. Polliana Marques/ 3° Período/ Tarde.

    ResponderExcluir
  2. Só complementando o que Polliana relatou, é que se o profissional da educação não estiver por perto ou esteja orientando será uma coisa vazia, sem sentido, não será um aprendizado completo, pois o professor orienta, e ajuda a compreensão do aluno, na formação do seu aprendizado!
    Roberya Viana / 3º Período / G6 / turma 2 - tarde

    ResponderExcluir
  3. Mª da Conceição Rabelo10 de junho de 2010 às 19:10

    Bom o chat é uma ferramenta nova no campo educacional, mas vem sendo se suma importância na relação do professor e aluno, pois acaba sendo mais uma ferramenta para trabalhar e tirar dúvidas sobre os conteúdos vistos, mas é necessário uma preparação por parte do docente para a construção desses diálogos extraclasse.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente não acredito que nossos professores tenha domínio sobre o uso do Chat como um instrumento de construção de conhecimento, ainda há muito que se trabalhar para que as novas tecnologias cheguem nas salas de aula de forma construtiva.
    (Andreza Carvalho, Turma 303-noite)

    ResponderExcluir
  5. O uso do chat e muito legal na escola, mas deve haver um mediado sim, e deve ser utilizados como um instrumento de construção de conhecimento para assim fazer melhorias na educação e proporcionar uma melhor interatividade, dos educando e educadores.

    ResponderExcluir
  6. O Chat independentemente de sua função social, é um gênero marcado pela interatividade. Mas, para que ele seja utilizado com seriedade no âmbito da educação é preciso um mediador, desta forma o chat se torna uma ferramenta de práticas discursivas.

    ResponderExcluir
  7. O chat é uma ótima ferramenta para ser usada em sala de aula,não só para o ensino á distancia ,mas como instrumento mediador para troca de informação e comunicação para quem quer aprender.Assim é gerada a construção do saber e temos que ter o professor como mediador,para orientar a comunicação entre os alunos participantes.

    Shirley Targino Silva 3° periodo / noite.

    ResponderExcluir
  8. Não podemos negar que o uso das tecnologias no processo de aprendizagem esta evoluindo, mas ainda há muito que evoluir. Pois deve adequar os professores a esse novo método, incluindo nossos alunos na era digital.
    Diana Dayse 3° Período Noite.

    ResponderExcluir
  9. Trabalhar com os chat, em sala de aula é interessante,mais ainda se torna um desafio para muitos educadores ministrar uma aula nele,principalmente na educação infantil de 4°ao 6°ano,mais esta ferramenta é muito boa.
    Rosenilda Rodrigues,3ºperíodo noite.

    ResponderExcluir
  10. O uso das tecnologias no processo de aprendizagem vem crescendo cada vez mais, só que é muito importante que os professores possam ser adequados, de modo que possam fazer um bom uso dessa tecnologia, pois assim o ensino-aprendizagem será mais eficaz.

    Joyce Rodrigues, terceiro período-noite

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário