terça-feira, 22 de junho de 2010

Nove dicas para usar bem a tecnologia


Já que estamos na última semana de postagens no blog das turmas de 2010.1, aí vai uma matéria da Nova Escola, com nove dicas interessantes, para utilizarmos os conhecimentos adquiridos, durante o semestre, sobre tecnologia.

O INÍCIO Se você quer utilizar a tecnologia em sala, comece investigando o potencial das ferramentas digitais. Uma boa estratégia é apoiar-se nas experiências bem-sucedidas de colegas.

O CURRÍCULO No planejamento anual, avalie quais conteúdos são mais bem abordados com a tecnologia e quais novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje, podem ser inseridas.

O FUNDAMENTAL Familiarize-se com o básico do computador e da internet. Conhecer processadores de texto, correio eletrônico e mecanismo de busca faz parte do cardápio mínimo.

O ESPECÍFICO Antes de iniciar a atividade em sala, certifique-se de que você compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usar na aula.

A AMPLIAÇÃO Para avançar no uso pedagógico das TICs, cursos como os oferecidos pelo Proinfo (programa de inclusão digital do MEC) são boas opções.

O AUTODIDATISMO A internet também ajuda na aquisição de conhecimentos técnicos. Procure os tutoriais, textos que explicam passo a passo o funcionamento de programas e recursos.

A RESPONSABILIDADE Ajude a turma a refletir sobre o conteúdo de blogs e fotologs. Debata qual o nível de exposição adequado, lembrando que cada um é responsável por aquilo que publica.

A SEGURANÇA Discutir precauções no uso da internet é essencial, sobretudo na comunicação online. Leve para a classe textos que orientem a turma para uma navegação segura.

A PARCERIA Em caso de dúvidas sobre a tecnologia, vale recorrer aos próprios alunos. A parceria não é sinal de fraqueza: dominando o saber em sua área, você seguirá respeitado pela turma.

Fontes: Adriano Canabarro Teixeira, especialista de Educação e tecnologia da UFRGS, Maria de Los Dolores Jimenez Peña, professora de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação Da Universidade Mackenzie, e Roberta Bento, diretora da Planeta Educação. In: Nova Escola, Edição 223 | Junho 2009

Géssica Romão, 3° período, noite.

14 comentários:

  1. Muito bom mesmo Géssica! Adorei a proposta, sem dúvida foram elencados, aspectos fundamentais para que utilizemos de fato, o conhecimento adquirido em todo percurso da disciplina Educação e Tecnologia.

    ResponderExcluir
  2. As dicas são extremamente relevantes, pois sugerem aos professores indicadores que vão desde como dar início ao uso das Tic´s em sala de aula, até o ensino de como usá-las com responsabilidade, fator este que acredito, ser substancial ao educador, posto que, é responsável direto, nesse sentido, pela formação do educando.

    ResponderExcluir
  3. Flaviane caxias, 3º período - Note22 de junho de 2010 às 10:44

    Ótima matéria! Realmente essas dicas ajudam e muito os professores a percorrer o caminho rumo ao desenvolvimento das TICs em sala de aula.

    ResponderExcluir
  4. Grace 3° Período Noite22 de junho de 2010 às 14:40

    gostei das dicas, pois são fundamentais para auxiliar o professor nesse mundo digital.

    ResponderExcluir
  5. É uma postagem execelente, que auxilia a nós pedagogos no uso de TIC's nas escolas, auxiliando-nos a desenvolver nas salas de aulas esses conhecimentos adquiridos nesta disciplina.

    Parabéns

    Kaliane, 3º período manhã

    ResponderExcluir
  6. As dicas mais interessantes são "o fundamental" e "o autodidatismo". Essas são as características que mais me faltam. Precisamos saber o básico das TICs e termos a iniciativa de buscarmos o conhecimento.

    Excelente postagem!

    ResponderExcluir
  7. As dicas para usar bem a tecnologia nessa matéria da revista Nova Escola, as considero como diretrizes tecnológicas educacionais. São dicas importantes para a utilização da tecnologia no processo educacional. Percebo metodologia na elaboração das dicas. Ótima matéria.

    Fernando Monteiro 3º período noite

    ResponderExcluir
  8. Maria da Conceição Lira Correia23 de junho de 2010 às 07:33

    É muito boa essa reportagem,seria interessante que os professores tivessem acesso a essas dicas,para ajudar e tirar dúvidas dos alunos e a dele próprio na sala de aula.

    ResponderExcluir
  9. ELANE CANDIDO G.8/TARDE23 de junho de 2010 às 12:21

    MUITO LEGAL!
    REALMENTE SE SEGUIRMOS ESTAS DICAS SEREMOS PROFESSORES BEM MELHORES .
    VALEU AS DICAS!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Maria Janicleide dos Santos, 3°período ,noite23 de junho de 2010 às 16:38

    Parabéns Géssica!
    Postagem interessante, ela me fez relembrar de algumas aulas lecionadas por Prof. Lebiam na disciplina, essas dicas nos ajudaram a expor futuramenteesse nosso conhecimento adiquirido.

    ResponderExcluir
  11. Poxa Géssica adorei a postagem, a disciplina já nos instiga a inserir o uso das tecnologias em sala de aula e com as dicas complementam e nos auxilia.


    ALINE MANOELA 3º PERÍODO NOITE

    ResponderExcluir
  12. Jôse Almeida, G3, Noite23 de junho de 2010 às 19:21

    Sem dúvida esta matéria nos mostra que para trabalhar com a tecnologia, assim como qualquer disciplina, deve haver planejamento. E a interação entre aluno e professor deve ser constante.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom Géssica. Essas dicas são ótimas para uma boa aplicação das TICs em sala de aula.

    Petrônio Pereira. 3ºP - Noite

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário