sexta-feira, 4 de junho de 2010

Blogs como uma nova Ferramenta de Aprendizagem.

Estamos na era da tecnologia. O que faz com que surjam também novas formas de aprender e ensinar. Deste modo, precisamos como educadores desenvolver meios para se adequar a esses processos de evolução.
Pensando sobre isto, logo me veio à mente o tema a ser publicado, pois observei o quanto este trabalho de postagem nos enriquece e nos dar a oportunidade de interagir, de descobrir, enfim de aprender.
Foi assim admirando esta iniciativa da aula de tecnologias que optei por falar de blogs.
Adaptar-se ao mundo virtual é indispensável para todo educador, uma vez que, estamos na sociedade do conhecimento, devemos dar a possibilidade de nossos alunos “abrirem novas janelas” de saberes.
Para isso muitos recursos tecnológicos podem ser utilizados, para alcançar êxito no processo de aprendizagem.
O blog nos permite uma maior interatividade entre os participantes, como: feedbacks e comentários. Isso faz com que exista uma troca de informações.
Deve haver uma nova estruturação no sistema educativo, adequando o mesmo para preparar os cidadãos na evolução tecnológica. Mas não podemos esperar de “braços cruzados” esse momento chegar, devemos nos como mediadores de conhecimento, desenvolver estratégias para incluir nossos alunos a era digital.
Educar é semear!
Diana Dayse, 3° Período, noite.

20 comentários:

  1. Anaí Silveira-3º Período-tarde-G3.4 de junho de 2010 às 17:51

    Olá Diana, também acho o blog um espaço incrí-vel. Nós somos um belo exemplo da interação que você aponta em sua postagem, se não fosse esse recurso pedagógico, talvés jamais tivessemos a oportunidade de nos comunicar, visto que somos de turnos diferentes. Precisamos nos apropriar das ferramentas que nos são apresentadas, para repassarmos isso com propriedade aos nossos alunos. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Lidiane Lima,Noite,G15 de junho de 2010 às 07:14

    Também concordo com vocês, o blog é uma ferramenta de fácil acesso e um ótimo recurso pedagógico, basta que os educadores saiba manuseá-la em favor da educação.

    ResponderExcluir
  3. Os blogs podem ser usados de diversas formas para incentivar e estimular o aprendizado. Eles são faceis de fazer e qualquer um pode tê-lo. Um dos exemplos e nós estamos inseridos nele, é este blog de educação e tecnologia, que interagindo com os demais e postando aprendemos mais sobre os conteúdos apresentados em sala.
    Roberya Viana / pedagogia - 3º periodo / g6 / turma 2 - tarde

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo Diana!!

    Educar é semear! E os Blogs nos permite uma maior interatividade entre aluno e professor, aluno e aluno.

    Priscila Leite - 3° Período - Noite

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a Anaí o uso deste Blog está permitindo uma maior troca e aprendizado com a professora e entre os alunos de diversas turmas, onde cada um tem o seu ponto de vista, e algo a acresentar no nosso processo de apredizagem.

    ResponderExcluir
  6. Realmente o uso de blogs, como uma ferramenta de educação é essencial, hoje em dia para uma educação de qualidade, os educadores tem que se qualificarem para essa nova realidade.
    REINALDO DE PAULO DINIZ 3 PERÍODO NOITE

    ResponderExcluir
  7. O Blog é uma ferramenta fácil de utilizar, leva a interatividade, construção de conhecimentos,fácil acesso, sem falar que o educador não precisa ter muita qualificação para o seu uso.

    ALINE MANOELA 3º PERÍODO NOITE

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Diana, gostei muito do seu post, realmente o blog é um espaço que faz com que os indivíduos aprendam com essas trocas de experiências, da mesma forma que algumas meninas citaram acima, nós somos um grande exemplo dessa aprendizagem construtiva, pois o que muitos falam acima enrriquecem ainda mais o texto que a Diana postou, fazendo com que nós alunos aprendamos de maneira lúdica.

    Lidiane Nayara Nascimento dos santos, 3º período, noite

    ResponderExcluir
  9. Essa pequena frase diz tudo!!! "Precisamos como educadores desenvolver meios para se adequar a esses processos de evolução". Nós como escudadores precisamos tomar consciência que somos a ponte que leva ao educando a novos caminhos e por isso devemos esta sempre nos reciclando em busca do novo para levar nossos alunos sempre além.

    (Andreza Carvalho,Turma 303- noite)

    ResponderExcluir
  10. É verdade que com as novas formas de aprender e ensinar os educadores devem usar meios adequado de aprendizagem e o Blog é uma ferramenta importante de interatividade.
    Maria Nazaré Cavalcante de Sousa,3°período,noite.

    ResponderExcluir
  11. O blog é uma ferramenta muito legal para ser utilizada na sala de aula,pois é uma forma de deixar a aula dinamica, vale também salientar ,que existe ainda uma certa resistencia por parte dos professores em aplicar a ferramenta com seus alunos, em virtude do desconhecimento da tecnologia e de como a ferramenta funciona.

    Shirley Targino Silva 3° periodo / noite

    ResponderExcluir
  12. ELANE CANDIDO/G.8/TARDE17 de junho de 2010 às 14:31

    Importante sua postagem,pois nesse período através dessa interação por meio do blog,aprendi muito sobre vários assuntos.Porém, uma coisa me preocupa apesar de muitas escolas possuírem estas tecnologias, as mesmas não são utilizadas como deveriam, ficando muitas vezes trancadas em salas e longe do manuseio de alunos e professores.

    ResponderExcluir
  13. Simone Soares Mamede18 de junho de 2010 às 10:51

    É assim mesmo Diana o mundo evolui, e com ele evoluímos também.
    Os blogs são ferramentas importantes para um ensino-aprendizagem, no qual haja interatividade do professor com os alunos, pois como você coloca no texto que fazer postagem nos enriquece e nos dar a oportunidade de interagir, de descobrir, enfim de aprender.
    Faço suas as minhas palavras, pois o que estamos fazendo em trabalhar postagem e fazer comentários , nos da oportunidades de conhecer , de interagir e de aprender por meio das experiências vivenciadas a cada postagem e comentários postados no blog.

    ResponderExcluir
  14. Oi Diana! adorei seu texto!
    Concerteza o blog nos permite interagir diretamente com o professor e com os alunos, dando oportunidade de socializar conhecimentos.
    Ana Cláudia Silva Gomes, 3º período noite

    ResponderExcluir
  15. Parabéns, Diana! Realmente, essa é uma ferramenta riquíssima que podemos usar para uso de interação do conhecimento.

    MIRIAM DA SILVA BEZERRA, 3º PERÍODO- NOITE

    ResponderExcluir
  16. Edna Maria Amâncio Silva21 de junho de 2010 às 15:17

    Muito bem Diana,o blog é uma ferramenta muito importante nas mãos de um professor, pois é uma forma do mesmo conhecer os seus alunos, como também proporcionar uma troca de conhecimento entre os educandos.

    Edna Maria Emâncio Silva,3ºperíodo - noite

    ResponderExcluir
  17. Grace 3º Período Noite22 de junho de 2010 às 15:42

    Concordo o blog é uma ferramenta fácil e importante e deve ser usado por todos para trocar conhecimentos.

    ResponderExcluir
  18. Mírian Vital -3°p noite -(G1)23 de junho de 2010 às 17:19

    Cada periodo que passa me dou conta que não esta tudo pronto e acabado,e o BLOG como também a disciplina Tecnologia da Educação,nos mostrou isso.Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  19. Na minha opinião para que essa nova tecnologia, ou seja, a utilização de Blogs, promovam às mudanças esperadas no processo educativo, as mesmas devem ser utilizadas não como método para ensinar ou aprender, mas como ferramenta pedagógica para criar um ambiente interativo que propicie aos estudantes, diante de uma situação problema a motivação para investigar, levantar hipóteses e discussões, construindo, a partir disso, seu próprio conhecimento.

    Queli Rodrigues Dantas, aluna do 3°periodo noturno

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário