segunda-feira, 21 de junho de 2010

MOODLE: Software de apoio à aprendizagem

O Moodle (Modular Object Oriented Distance LEarning) é um software de apoio à aprendizagem amplamente utilizado no mundo nos dias de hoje. Ele serve como portal de conteúdo e serviços voltados para educação à distância.

Muitas instituições de ensino usam esta ferramenta para oferecer nova dinâmica de aprendizagem a seus alunos, além de treinar seu corpo docente no uso de tecnologias voltadas à educação.

O Moodle foi originalmento concebido por Martin Dougiamas, que percebeu o grande potencial da internet na educação e resolveu montar um projeto para construção de uma plataforma que auxiliasse o aprendizado à distância, mas que fosse fácil e intuitiva de usar. Dos vários projetos iniciais nasceu o Moodle, que passou a ser utilizado em várias intituições de ensino em pouco tempo.

Hoje Martin continua liderando o projeto, melhorando, atualizando para que se adeque às várias plataformas de sistemas operacionais existentes no mercado, além de se ajustar à imensa pluralidade de formas de ensino.

Mas qual a grande inovação do Moodle? Sua proposta: aprender com colaboração! Baseando-se na pedagogia sócio construtivista o software trata a aprendizagem como uma atividade social, mas focaliza a atenção na aprendizagem que acontece enquanto construímos ativamente artefatos (textos, vídeos, fóruns, etc) para que outros usuários vejam e utilizem.

Por sua versatilidade o moodle passou a ser adotado não apenas em organizações educacionais mas também em ONG's, empresas privadas, instituições governamentais para treinamento e em grupos independentes.

Para entender um pouco mais como o moodle funciona vejam o vídeo:



Para aprofundamento na ferramenta visite:

http://moodlelivre.com.br/o_que_e_moodle/
http://aprender.rosana.unesp.br/mod/resource/view.php?id=254
http://cidade.usp.br/redemoinhos/?2005-03/ferramental

Site oficial:

http://moodle.org

4 comentários:

  1. Existe muitas vantagens na utilização desse software e algumas das vantagens de se utilizar ambientes que permitem o gerenciamento
    de cursos, como o Moodle, são: disponibilizar material didático online e aproveitar o
    tempo de aula para discussões, questões e resoluções de problemas; incluir discussões
    online possibilitando a participação de alunos que em sala de aula podem se sentir
    tímidos para fazer suas perguntas e flexibilizar o tempo de estudo dos alunos, fazendo com que os mesmos possam adequar os horários de trabalho com os horários do curso.

    Queli Rodrigues Dantas - Aluna do 3° periodo noturno

    ResponderExcluir
  2. O moodle traz o aprendizado através da interação e da colaboração, visto que ao produzir textos entre outros elementos, os usuários trocam informações, logo adquirindo conhecimento. Assim, possibilitando um aprendizado ativo e construtivo.

    Petrônio Pereira. 3ºP - Noite

    ResponderExcluir
  3. Acredito que a aplicação do Moodle no ensino fundamental possibilita a construção de uma cultura de compartilhamento, que é fundamental para o desenvolvimento de uma nova sociedade.

    Samir de Araújo Pinheiro, 3ºPeriodo Manhã, Grupo 4

    ResponderExcluir
  4. Bem interessante e apresentável o site e material,boa referencia para quem esta se iniciando nessa área.Parabéns.

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário