quinta-feira, 17 de junho de 2010

Educação high-tech

Uma seleção de ferramentas tecnológicas que deixam a aprendizagem com cara de brincadeira.

Imagine uma sala de aula em que a iluminação muda de acordo com o assunto ensinado: para matérias de exatas, luz fria; para o ensino das artes, luz que simula o sol de fim de tarde. Os alunos não precisam responder à chamada, já que câmeras especiais reconhecem o rosto de cada um, atualizando automaticamente um banco de presença. O que antes só acontecia no mundo dos Jetsons começa a transformar a dinâmica do ensino e da aprendizagem. As novidades vêm de um centro de educação digital recém-inaugurado pela Intel na escola da Fundação Bradesco em Campinas (SP).
por Eliane Scardovelli
Fonte:http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/educacao-high-tech-390313.shtml

Geane Barbosa, 303 noite

22 comentários:

  1. Realmente imaginar um ambiente assim, lembra filmes de ficção científica e ainda mais quando se trata de sala de aula. Sem dúvida o uso de ferramentas a esse nível proporcionariam aulas incríveis.
    Tatianne 3º período noite

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, um ambiente sintonizado com o conteúdo aplicado. Mais uma maneira de atrair os alunos. Acredito que a inovação ainda é uma das melhores opções para evitar a evasão escolar.

    ResponderExcluir
  3. vanessa do nascimento pereira18 de junho de 2010 às 04:26

    Tudo isso é muito legal, mais seria melhor ainda se todos os alunos tivessem acesso a toda essa tecnologia.
    vanessa do nascimento pereira. sl 303 noite

    ResponderExcluir
  4. Janaina Farias 3° período noite18 de junho de 2010 às 06:15

    Muito interessante esta reportagem, eu fico imaginando como as crianças iam ficar encantadas com esta tecnologia em sala de aula.
    fascinante!

    ResponderExcluir
  5. Nossa!!
    Eu como professora adoraria utilizar este mecanismos com os meus alunos!
    Concerteza a aula ficaria bem mais criativa e os alunos conseguiriam compreender bem melhor o contéudo!!

    Priscila Leite - 3° período - noite

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Primeiramente é impossível não me imaginar como uma aluna inserida nesta aula.
    Em seguida me imagino dando uma aula e utilizando destes recursos...
    Uma aula assim é mais que encantadora, fascina qualquer aluno...
    Espero que esta ferramenta não seja apenas um protótipo a favor das grandes escolas... Mas que chegue depressa para nossos alunos da rede pública.

    ResponderExcluir
  9. Mírian-pedagogia -noite18 de junho de 2010 às 07:31

    Primeiramente é um sonho,mas certamente seria fascinante um ambiente em que os alunos fosse levados verdadeiramente ao mundo tecnologico.
    Dessa maneira qualque aluno tem prazer em ir para escola.Mas sera que vai chega ao público
    auvo,as escolas públicas?

    ResponderExcluir
  10. A atenção dos alunos seria ímpar, me imagino em uma sala dessa, e já fico euforica. Creio que com o uso das luzes já é uma maneira dinâmica de ministrar as aulas. Os alunos ficariam felizes e motivados com tanta tecnologia envolvida.

    Marianna da Silva - 3ºP/NOITE

    ResponderExcluir
  11. Que legal!!
    É impressionante imaginar o quanto a tecnologia está avançando, ao ponto de proporcionar aos alunos diversas sensações em uma sala de aula. Parece que desta maneira tanto os professores quanto os alunos estariam mais conectados, pois os conteúdos seriam transmitidos de uma forma antes nunca vivenciados.
    Confesso que desejaria estar presente em uma sala de aula composta por tais recursos inovadores ou possibilitar que os meus alunos tivessem experiências como esta, tendo em vista que a aula seria bem mais proveitosa. Assim como Miriam, minha preocupação é de como estas inovações alcançariam os alunos da rede pública, pois como eu já afirmei em outro comentário, o nosso país ainda é composto por desigualdades crescentes.

    ResponderExcluir
  12. Simone Soares Mamede18 de junho de 2010 às 10:22

    É verdade Mila, imaginar uma aula... Em uma sala de aula com todos esses recursos, é mesmo muito legal!Mas ao imaginar uma sala de aula assim, também devemos imaginar os alunos que estarão nela, pois acho que para manter uma sala assim deve ter custos. O que para os alunos do ensino público, talvez não seja alcançado.

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante essa tecnologia,ela traz o uso de diversos recursos tecnologicos no ensino,acho que como todos esses recursos diponibilizados as crianças até sairiam menos da sala de aula.

    Shirley Targino Silva 3° periodo / noite.

    ResponderExcluir
  14. Qual o público-alvo desse ambiente escolar? Acredito que, primeiramente, deveria haver uma universalização dos conteúdos básicos das TIC´s para depois avançarmos em níveis tão elevados de estruturas tecnológicas.

    ResponderExcluir
  15. Rosângela Quirino do Nascimento18 de junho de 2010 às 21:18

    É impressionante mesmo todo o avanço da tecnologia nos últimos anos, ainda bem que já temos como introduzir parte desta nas escolas para um melhor desempenho dos alunos em seus estudos.

    ResponderExcluir
  16. Rosenilda Rodrigues:
    realmente imaginar uma sala dessas é uma ficção,mais ao ler eu me imaginei dentro de uma sala dessa, tomara que esta ficção possa chegar a se não todas a muitas escolas públicas da nossa paraiba,já que desacredito em um investimento muito alto desses para que políticos possam realizar.

    ResponderExcluir
  17. Seria muito bom poder ter acesso a um ambiente desses,realmente é fascinante, espero que um dia possamos usufruir dessas tecnologias e implantar em sala de aula sem distinção.

    ResponderExcluir
  18. Realmente só de imaginar um ambiente de sala de aula dessa maneira parece um sonho, espero que um dia possamos realmente atingir todas as camadas da sociedade com esses avanços tecnológicos.
    Ana Cláudia Ribeiro da Silva Brito, 3ºperíodo ,noite

    ResponderExcluir
  19. Grace 3° Período Noite22 de junho de 2010 às 15:04

    concordo com você Rosenilda,seria muito bom se aqui na Paraiba pudessemos usufruir de toda essa tecnológia.

    ResponderExcluir
  20. Flaviane caxias, 3º período - Noite22 de junho de 2010 às 16:30

    Parece um sonho! Quão bom seria se isso estivesse presente em todas as escolas, as aulas seriam bem mais produtivas, sem contar que as crianças iriam amar estudar e ao mesmo tempo se divertir.

    ResponderExcluir
  21. ELANE CANDIDO/ G.8/ TARDE22 de junho de 2010 às 16:40

    Muito legal,gostaria de ser aluna nesta sala,tenho certeza que o ensino será bem mais eficaz.No momento é esperar para que nossoS alunos vivam este momento.

    ResponderExcluir
  22. Interessante, mas acredito que essa realidade fica um pouco longe de nossos padrões.

    Petrônio Pereira. 3ºP - Noite

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário