quarta-feira, 23 de junho de 2010

Educação em Rede



Canal terra forum_9 de abril de 2010
“Animação apresentando a visão da TerraForum Educação, demonstrando a transformação da educação com o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC), mobilizando a aprendizagem colaborativa e possibilitando a superação das fronteiras das salas de aula e escolas, ampliando a abrangência da educação por meio das redes.”

Através desse vídeo, podemos analisar que o conhecimento se propaga por meio das redes e dos contatos presenciais e virtuais, sendo assim, a tecnologia não faz a diferença se as pessoas não optarem também por fazer diferente, nem tampouco, é capaz de transformar a educação por si só. Justamente por isso, é preciso que atuemos de forma a colocarmos em prática tudo que foi visto na disciplina, procurando nos atualizar e reciclar sempre. Que possamos então, concluí-la não só como meros expectadores e sim como profissionais atuantes, capazes de interferir de forma positiva no processo de transformação da educação.
Tatianne Ferreira 3º Período Noite

14 comentários:

  1. Muito bom, o vídeo Tatianne! Se não utilizarmos o que aprendemos na disciplina, de forma correta, de nada servirá ter aprendido. Por isso é necessário estarmos atentos a essas questões, em sala de aula.
    Géssica Romão, 3° período, noite.

    ResponderExcluir
  2. Pertinente sua colocação Tatianne, o vídeo apresenta a força e a capacidade de transfomação que a tecnologia possui dentro da sala de aula de maneira muito clara. E é mais um incentivo aos novos profissionais da educação, que, como você colocou precisam fazer uso das Tic´s de maneira positiva, mas não podem se limitar, afinal são muitas as possibilidades, e o caminho é esse mesmo, atualização e reciclagem.

    ResponderExcluir
  3. Mírian Vital -3°p noite -(G1)23 de junho de 2010 às 17:04

    Acredito que nossa gereção veio para fazer a diferença,mas isso não quer dizer que, temos que deixar nas mãos das TIC's o que é de nossa responsabildade.Portanto, é nescessário ser humano antes de ser educador.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. A postagem em questão, não trata do posicionamento do professor (a) em sala de aula, e sim do uso das Tic´s. E ao meu ver, nenhum educador se torna menos humano por usar tecnologia.

    ResponderExcluir
  6. Maria da Conceição Lira Correia23 de junho de 2010 às 18:14

    Muito bom o vídeo, ele nos mostra que a tecnologia só faz a diferença se "nós" os educadores fizermos essa diferença, de nada adianta fazer as formações, as capacitações se não quizermos mudar.

    ResponderExcluir
  7. Jôse Almeida, G3, Noite23 de junho de 2010 às 18:42

    Concordo com a posição de Semíramis. A utilização das Tic´s na sala de aula não torna o educador menos humano... esse video mostra claramente como devemos utilizá-las objetivamente.

    ResponderExcluir
  8. Concordo meninas (Semíramis / jôse), não é uma questão de ser ou não ser humano, e sim de atuar positivamente junto as TICs, de forma a promover transformação no processo da educação. Tendo em vista que fica claro na animação, que mesmo com a chegada da tecnologia não mudou muita coisa na sala de aula e é justamente aí que nós entramos com a missão de fazer a diferença. Acredito que é importante pensar nisso ao final da disciplina. Tatianne Ferreira 3º Período Noite

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Tatianne pela postagem, como a colega, concordo perfeitamente, não adianta usarmos a tecnologia de forma imprópria, pois nossos alunos vão continuar desinteressados, e a proposta da tecnologia também é gerar interesse pelos alunos na educação.

    ALINE MANOELA 3ºPERÍODO NOITE.

    ResponderExcluir
  10. É por esses e outro pensamentos que as novas TIC's NÃO SÃO BEM UTILIZADAS em sala de aula, são por pessoas que não tem o menor objetivo de se atualizar para uma aula onde os alunos passem a aprender mais e melhor. Tatianne amei sua postagem e fico feliz por saber que são raras as pessoas que são contras as novas tic's.

    Abraços, Marianna Silva.

    ResponderExcluir
  11. Absolutamente. A tecnologia está presente na educação para ajudar, basta, nós educadores, sabermos usá-las. Muito bem colocado esse vídeo Tatianne, mostra como é mais produtivo o aprendizado através de meios interativos, esta é a prova de como os recursos tecnológicos são facilitadores no processo de ensino-aprendizagem.
    Petrônio Pereira 3ºP - Noite

    ResponderExcluir
  12. A resistência ao novo é um sinal claro de retrocesso, e francamente, não dá pra continuar usando apenas o giz e o mimeógrafo.
    Alexandro Pereira 3° período noite

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário