sábado, 19 de junho de 2010

Desafio aos professores: aliar tecnologia e educação

Seja por meio de celular, computador ou TV via satélite, as diferentes tecnologias já fazem parte do dia a dia de alunos e professores de qualquer escola. Contudo, fazer com que essas ferramentas de fato auxiliem o ensino e a produção de conhecimento em sala de aula não é tarefa fácil: exige treinamento dos mestres. A avaliação é de Guilherme Canela Godoi, coordenador de comunicação e informação no Brasil da Unesco, braço da ONU dedicado à ciência e à educação. "Ainda não conseguimos desenvolver de forma massiva metodologias para que os professores possam fazer uso dessa ampla gama de tecnologias da informação e comunicação, que poderiam ser úteis no ambiente educacional." O desafio é mundial. Mas pode ser ainda mais severo no Brasil, devido a eventuais lacunas na formação e atualização de professores e a limitações de acesso à internet - problema que afeta docentes e estudantes.

13 comentários:

  1. todos os problemas encontrados na falta de introdução dessas tecnologias até podem ser solucionados, no entanto, seria necessário um acompanhamento e qualificação continuo dos profissionais da área educacinal, já que as novas tecnologias lançam novidades a cada momento.

    Rosângela Quirino do Nascimento, 3° período

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Rosângela,a todo momento, novas tecnologias desafiam o professor,e as novidads fazem com que ele precise dominar aquilo dentro da sala de aula.
    Rosenilda Rodrigues,3º período noite.

    ResponderExcluir
  3. Mírian Vital - 3ºp.Pedagogia noite.20 de junho de 2010 às 16:25

    O professor hoje em dia tem vários desafios e um deles e esse fazer um malabarismo entre passar conteúdo e tirar bom uso das Tic's em sala de aula.A tecnologia veio para contribuir,mas há limitações ao uso dessas.

    ResponderExcluir
  4. De fato, vários fatores, principalmente no Brasil, dificultam o uso, de maneira correta, das Tecnologias da Informação e Comunicação. Acredito, que além de formação aos professores e demais funcionários que compõem a escola, é preciso, também, uma espécie de fiscalização mais severa. Apesar de que os próprios professores podem começar com tal policiamento...
    Géssica Romão, 3° período, noite.

    ResponderExcluir
  5. muito bom essa questão, pois temos uma tarefa muito importante que é trazer para o ambiente escolar uso da tecnologia, sem prejudicar o conteudo pedagogico, e ate mesmo um reforço para os proprios profissionais para que os mesmo possam enfrentar o medo de usar e repassar o conhecimneto das tics

    ResponderExcluir
  6. Acredito que o profissional enquanto educador deve se qualificar continuamente, não só no que diz respeito às tecnologias. Justamente por ser educador, esse profissional deve estar a par de tudo que cerca a construção do saber. Estando disposto a se preparar para o domínio do uso das TICs em sala de aula.

    ResponderExcluir
  7. O professor hoje em dia sabe que cada vez mais é necessário atualizar-se, pois é inevitável que tenha que acompanhar tais avanços tecnológicos da sociedade e implantar em sala de aula , então mesmo com muitos desafios temos que enfrentar e transmitir o saber através dessas novas ferramentas e assim tirando bons proveitos para formar cada vez mais alunos informados e capacitados.
    Ana Cláudia Ribeiro da Silva Brito, 3º período/noite

    ResponderExcluir
  8. Fernando Monteiro 3 º período - noite23 de junho de 2010 às 07:17

    A tecnologia está prsente em todos os âmbitos da Sociedade. É um marco do avanço da Ciência nesta área tecnológica. A presença da tecnologia na educação, é apresentada no Plano Nacional de Educação. O qual, cita a formação dos professores para bem utilizar a tecnologia. Quanto o desafio dos professores em aliar tecnologia a educação, o vejo como possibilidade de crescimento para o processo educacional. Mas, é preciso capacitação para fazer acontecer a interação entre ambas.

    ResponderExcluir
  9. ELANE CANDIDO G.8/TARDE23 de junho de 2010 às 12:17

    A tecnologia avança a cada momento, como educadores temos que estar sempre atentos para estas mudanças,e por fim possibilitar uma melhor aprendizagem para nossos alunos.

    ResponderExcluir
  10. Realmente para aqueles professores que ainda não se familiarizaram com as novas tecnologias e principalmente com a ferramenta mais revolucionária das últimas décadas, o computador, é um desafio enfrentar essa nova realidade, mas acredito que para a maioria dos professores a repercussão do uso de novas tecnologias na relação professor-aluno é positiva e traz benefícios para o processo de ensino-aprendizagem.

    Queli Rodrigues Dantas - Aluna do 3°periodo noturno

    ResponderExcluir
  11. Jôse Almeida, G3, Noite23 de junho de 2010 às 19:27

    Infelizmente, a resistência a tecnologia é fato real e constante nas escolas brasileiras, principalmente, por professores formandos a mais de cinco anos. Os professores que estão sendo formandos atualmente, se não tiverem objetividade em suas propostas educacionais acabam “contaminados” por essas aversões a tecnologia.

    ResponderExcluir
  12. É verdade. Estamos vivendo da era da informação, onde o celular convencional já se tornou coisa banal, podemos dizer, quase obsoletos, o que vem a ser moda são os Smartphones, Celulares com tecnologia TouchScream (tela sensível ao toque) que trazem consigo acesso amplo à internet. No entanto, de fato, encontramos restrições (dificuldades) em utilizar as tecnologias da informação e comunicação. Mas, se nos sensibilizarmos e tivermos o objetivo de mudar esta situação, isto será possível. Devemos nos adaptar e aprender a utilizar tais recursos, para que desta maneira sejam aplicados de forma inteligente e construtiva.

    Petrônio Pereira. 3ºP – Noite

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário