sábado, 12 de junho de 2010

As Novas Tecnologias: Instrumentos Aliados no Processo de Aprendizagem

Com o surgimento das novas tecnologias, o professor, no entanto adquirem esse meio como suporte em sala de aula, para que haja uma aprendizagem tanto do professor quanto do aluno. Porém muitas vezes, o professor esquece que as novas tecnologias estão para ser dominadas, e para isso o educador tem que ter a palavra final, não deixando ser dominado pelas novas tecnologias, mas tem que haver competência para lidar com esses instrumentos.

As novas tecnologias têm que ser um aliado no processo de aprendizagem, sabendo que o uso das tecnologias exerce um papel importante nas mãos de um professor, sendo assim um instrumento que promove o saber, dependendo de como usá-las, pois toda tecnologia traz em si uma ambiguidade no seu uso.

Deyseane Santana dos Santos - 3°período - Noite


16 comentários:

  1. Edvalda Pereira - G2 - 3º Período/Tarde12 de junho de 2010 às 13:56

    A utilização da tecnologia na Educação requer um olhar mais abrangente, envolve novas formas de ensinar e de aprender e exige dos profissionais novas competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia transversal/multidisciplinar.

    ResponderExcluir
  2. Janaíne - Turma 2 G712 de junho de 2010 às 21:47

    As tecnologias são fontes riquíssimas quando são bem aproveitadas. Cabe ao professor está aliado a essas tecnologias, que tem o poder de sair do tradicional 'giz e quadro', para obter bons resultados no processo de ensino/apredizagem des seus alunos.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, tudo no âmbito da educação pode ter vantagens e desvantagens, logo geram ambiguidades. O que é bom para um nem sempre é para o outro! Por isso o professor necessita ser uma ferramenta de mudanças e em mudanças para a educação.

    Araní Mayara, G 2, Tarde, 10916535.

    ResponderExcluir
  4. As tecnologias são realmente um bom aliado a educação facilitando e auxiliando a vida do professor ao transmitir o conhecimento na sala de aula, melhorando assim o resultado de ensino aprendizado.

    ResponderExcluir
  5. Simone Soares Mamede16 de junho de 2010 às 11:04

    Concordo com você o professor tem que usar a tecnologia como aliada para as suas aulas, dispondo do que lhe é útil para proporcionar uma boa aprendizagem.
    Concordo quando diz que o professor tem que dominar a tecnologia e não ser dominada por ela. No entanto ele precisa de formação para isso...

    ResponderExcluir
  6. Eis a questão: Quer ser professor? Seja inteiro! Procure conhecer e consequentemente dominar a tecnologia, no cenário atual (globalizado) não dá mais pra fingir que o computador não existe e simplesmente continuar usando o mimeógrafo. Pensemos a respeito.

    ResponderExcluir
  7. Realmente o professor precisa usar dos meios tecnológicos em suas aulas, pois é um diferencial no modo de ensinar e traz o professor para mais perto da realidade dos alunos, que é a era eletrônica.
    GRACE MARY - NOITE

    ResponderExcluir
  8. Os professores devem estar preparados para usar as TICs em sala de aula.Podemos assim, nos perguntar: Qual a importância das novas tecnologias no âmbito escolar,se não há profissionais qualificados para usar as TICs com os seus alunos de forma eficaz?
    Flaviane caxias,3ºperíodo,noite.

    ResponderExcluir
  9. Essa questão da ambiguidade no uso das tecnologias, é de fato interessante, pois por um lado o avanço tecnológico permite a construção do conhecimento de forma muito positiva, porém por outro, essa pode ser utilizada como fonte de de informações indevidas. Cabe assim ao professor mediar essa relação para que os educandos possam conhecer e utilizar de forma correta as tecnologias.

    ResponderExcluir
  10. Deyse concordo quando você diz que é preciso ter competência para lidar com as novas tecnologias, e completo para que o professor tenham essa competência é necessario uma preparação adequada.

    ResponderExcluir
  11. Deyse concordo quando você diz que é preciso ter competência para lidar com as novas tecnologias, e completo para que o professor tenham essa competência é necessario uma preparação adequada.

    ResponderExcluir
  12. É verdade! Aliás, todo material trás essa ambiguidade e isso só valoriza, ou não, o nosso trabalho enquanto educadores. Se tratando das tecnologias, ou dos demais recursos; está em nossas mãos o caminho que vai ser percorrido até se chegar a aprendizagem, afinal nós ministramos tal caminho. É preciso está atento a como utilizar esses materiais, pra que eles não sejam o foco da aula e nos desvie de nosso verdadeiro objetivo.
    Géssica Romão, 3° período, noite.

    ResponderExcluir
  13. é bem verdade que todo educador deve utilizar de maneira correta, sabendo a hora de para e de continuar, é saber utilizar o que na verdade muito educadores não sabem pois não foram preparados para isto.

    Priscila Leite – 3° período - Noite

    ResponderExcluir
  14. Exatamente Deyseane, o professor tem que ter responsabilidade ao adotar essa nova forma de se construir o saber, pois não basta só querer, tem que se capacitar para que as competências sejam verdadeiramente desenvolvidas no processo de ensino e aprendizagem tanto do professor como do aluno.

    EDNA MARIA AMÂNCIO SILVA

    ResponderExcluir
  15. É nessa ambigüidade que mora o problema, muitas vezes o professor se deixa dominar pela tecnologia de forma que passa a acreditar que a única maneira de dar uma aula é utilizando algum recurso tecnológico. Por tanto, da mesma forma que se deve ter o domínio da sala de aula, deve-se ter domínio das ferramentas utilizadas.

    Petrônio Pereira. 3ºP - Noite

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário