sábado, 12 de junho de 2010

AS NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

Os computadores, a tecnologia digital e as inovações no mundo audiovisual já transformaram as nossas sociedades. E tudo continua a mudar a uma velocidade estonteante. Nas escolas as novas tecnologias estão a dar os seus frutos e prevemos que irão produzir uma verdadeira revolução nos tempos mais próximos. Já começamos a ver a utilização dos quadros interativos que tornam muito mais atraentes e fáceis de perceber as explicações do professor. Em breve teremos que mudar a expressão “chamar o aluno à pedra”. Ele poderá também manipular o que está no quadro e dar o seu contributo interessadamente e de uma maneira lúdica.
A utilização dos retro-projetores para a ilustração das aulas já era uma boa técnica, mas com o uso do portátil e do projector de vídeo as novas possibilidades são incomparáveis. Cada bom profissional do ensino terá no seu computador uma base de dados com textos, esquemas, planos de aula, pequenos vídeos que poderá projetar quando achar conveniente.
Todos sabemos a força e o impacto que as imagens têm. É costume referir que uma imagem vale mais que mil palavras. E de facto elas poderão ser um bom ponto de partida para se poder atingir os processos cognitivos mais exigentes. Os alunos cresceram rodeados de imagens e os seus cérebros estão moldados nesse contexto. Sendo assim a escola terá que ir ao encontro dessa condição para alcançar os seus objectivos mais ambiciosos.

Edilane Ferreira 3° Periodo - Noite

13 comentários:

  1. Como eu sempre digo, o concreto é sempre mais eficiente. Muito mais proveitoso e significativo.
    É bom sempre desfrutar de algo novo também, e se for para ser mais ambicioso com as questões escolares, eu apoio.


    Araní Mayara, G 2, tarde, 10916535

    ResponderExcluir
  2. O uso dessas tecnologias realmente contribuem para uma maior assimilação dos conteúdos, pois como você aponta no texto, a medida que o aluno visualiza a imagem ele assimila melhor, sendo que essas tecnologias se forem bem utilizadas, poderão propiciar isso e muito mais, para o processo de aprendizagem do educando.

    Lidiane Nayara Nascimento dos Santos, 3º período, noite

    ResponderExcluir
  3. Todo esse processo de aprendizagem do aluno depende inteiramente do mediador, ele quem vai mostrar o que o aluno pode fazer, até aonde ele pode chegar. O caminho a percorrer é dificil, devido a falta de preparação dos professores e a falta de interesse dos governantes, mas, nada disso é impossível.

    Marianna da Silva - 3º P/Noite.

    ResponderExcluir
  4. Hedy Lamar,Noite, G115 de junho de 2010 às 07:03

    O processo em se requer um maior domínio do mediador, mais nada que possa ser adquirida com esforço, acredito que tudo vale à pena quando é observado que estes alunos estão apreendendo de forma natural e pratica.

    ResponderExcluir
  5. A escola precisa se moldar as novas Tecnologias para que seus alunos não permaneçam presos a pensamentos e modelos de ensino arcaicos que não os possibilitem um crescimento amplo voltado para o crescimento intelectual pleno.
    (Andreza Carvalho, turma 303 - noite)

    ResponderExcluir
  6. Não esqueçamos do mais importante: Somos a geração capaz de tornar tudo isso possível! Não estamos aqui apenas para apontar os erros, possuimos a força e as ferramentas para a transformação.

    ResponderExcluir
  7. Usar as tecnologias facilita bastante na assimilação dos conteúdos e no processo de aprendizagem, fazendo com que a escola e os alunos lutem para alcançar seus objetivos.
    Ana Cláudia Silva Gomes, 3º período noite
    sala-303

    ResponderExcluir
  8. ELANE CANDIDO/G.8/TARDE17 de junho de 2010 às 14:16

    A importância da reforma dos sistemas educativos é apontada pelas organizações internacionais como uma prioridade na preparação dos cidadãos para essa sociedade pós-moderna.E nós como pedagogos precissamos sempre buscar mais informações afinal estamos na era da comunicação.

    ResponderExcluir
  9. Vanessa do nascimento pereira18 de junho de 2010 às 04:58

    O uso da tecnologia é muito importante , mais acho que tudo deve ser feito com muito cuidado pelo professor , que está orientando.

    ResponderExcluir
  10. É realmente Edilane a escola deve agir de forma a ir de encontro as novas tecnologias, eu não consigo imaginar hoje em dia uma escola sem um computador, apesar que ainda existe, mais isto deve mudar e devemos ter em mente como futuros educadores que todas as ferramentas tecnológicas que existem hoje, servem para nos ajudar de maneira pedagogicamente correta quando é utilizada por profissionais capacitados.

    Priscila Leite - 3° período - Noite

    ResponderExcluir
  11. EDNA MARIA AMÂNCIO SILVA20 de junho de 2010 às 14:25

    As tecnologias só vêm contribuir no processo de ensino aprendizagem, a utilização deste pelos professores mostra que a escola em si não está desatenta ao crescente avanço da comunicação tecnológica, a fim de promover e facilitar a aprendizagem. Claro que a utilização das tecnologias em sala de aula é muito importante, mas o professor não pode se limitar apenas a essa metodologia, ele tem que sempre se reciclar e buscar novas formas de construir educação.
    Edna maria Amâncio silva,3° período - Noite

    ResponderExcluir
  12. Realmente o uso de tais programas ajudam muito no processo de ensino , verdadeiramente a imagem faz com que a pessoa que está vendo assimile melhor ,tudo isso pode trazer muitas vantagens para todos.
    Ana Cláudia Ribeiro da Silva Brito
    3º período/noite

    ResponderExcluir
  13. Com uma aula interativa o conteúdo é absorvido mais rapidamente, desde que haja uma comunicação entre aluno e professor.

    Petrônio Pereira. 3ºP – Noite

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário