quinta-feira, 3 de junho de 2010

Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Uma renovação nas metodologias pedagógicas

A evolução tecnológica trouxe consigo novas metodologias pedagógicas, permitindo diferentes possibilidades de ensino-aprendizagem.
Os ambientes virtuais de aprendizagem representam um novo método de ensino-aprendizagem, modificando as formas de mediação de informações, que se mantinham anteriormente presas aos métodos tradicionalistas contidos na sala de aula.
Os AVA's facilitam o acesso à informação e comunicação, podendo ser empregados tanto como suporte para sistemas de educação à distância, como para servir de apoio às atividades presenciais em sala de aula.
Os ambientes virtuais de aprendizagem promovem a integração de vários tipos de mídias, linguagens e recursos, apresentam informações de maneira organizada, para que os alunos possam elaborar produções e socializar com outras pessoas, dessa forma, o AVA permite a interação entre pessoas e objetos de conhecimento.




Joyce Rodrigues, terceiro período, noite

18 comentários:

  1. O novo processo de ensino-apredisagem trazido pela tecnologia trouxe para o professor mudanças significativas no seu cotidiano com o alunado, no entanto para que esta ferramente o auxilie com eficácia, necessariamente, o docente precisa ter o conhecimento mínimo da tecnologia que vai utilizar em sala de aula.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o que a Maria falou, hoje em dia a tecnologia proporciona ao professores diversos meios que podem ser ultilizados dentro e fora de sala de aula, mas para isso é necessário que ele tenha o conhecimento necessario para utilizar esses meios e fazer com que eles tragam resultados positivos no processo de aprendizagem dos alunos.

    ResponderExcluir
  3. O ambiente virtual é uma excelente ferramenta para uma aluna dinâmica e interativa, o ambiente virtual é divertido e se usado de maneira correta estima a linguagem e obtenção de informações de forma geral. vale apena conhecê-lo. Polliana Marques/ 3°Período/ Tarde.

    ResponderExcluir
  4. O AVA é realmente um ambiente muito bom para a educação, mais é necessário que o educador e seus educando conheçam as formas de utilizar de maneira correta!!

    Priscila Leite - 3° período - Noite

    ResponderExcluir
  5. O AVA é uma ferramenta que permite a utilização de vários tipos de mídias e recursos, para isso é necessário que o professor seja capacitado para utilizar essa ferramenta. É muito importante que o professor esteja sempre acompanhando as evoluções tecnológicas, que esteja sempre se atualizando, buscando aprender mais, para que saiba fazer o uso correto dos recursos tecnológicos, pois assim o processo ensino-aprendizagem será bem mais proveitoso.

    Joyce Rodrigues, terceiro período - noite

    ResponderExcluir
  6. O AVA é uma ferramenta muito interessante para ser usada no ambiente escolar, pois se utiliza de vários recursos, mas para que esta seja uma ferramenta positiva no aprendizado é necessário que o professor esteja preparado para a utilização desta, esteja sempre buscando sempre se atualizando.

    ALINE MANOELA 3º PERÍODO NOITE

    ResponderExcluir
  7. Realmente o AVA é um ambiente que ajuda muito o educador, já que proorciona uma interação com os alunos, facilitando cada vez mais a vida dos educadores, que agora poderá verificar como está o processo de aprendizagem e de interação do aluno com as propostas apresentadas para as aulas, já que o AVA possibilita um controle maior no processo educacional do educando.

    Lidiane Nayara Nascimento dos Santos,3º período, noite

    ResponderExcluir
  8. joyce, gostei muito do assunto,sem sombra de duvídas,toda tecnologia utoilizada para aprendizagem do aluno,é válido e a cada momento a tecnologia nos trás recuros novos que precisamos saber utilizar-lós para a educação.Rosenilda 3º período noite

    ResponderExcluir
  9. Os AVA's nos abrem um leque de novas dimensões de aprendizagem, interação e relacionamento focado unicamente a educação,ensino-aprendizagem que nos permitindo diferentes possibilidades. É sempre bom saber que quando a tecnologia é utilizada em favor da educação.
    (Andreza Carvalho, Turma 303-noite)

    ResponderExcluir
  10. Os ambientes virtuais de Aprendizagens (Ava) é sem dúvida um ótimo recurso de aprendizagem, de inclusão digital, e trouxe novas perspectivas para educação, possibilitando uma maior interação professor e aluno, a auto- aprendizagem, associada à praticidade, facilita a aprendizagem, e ajuda o professor a gerenciar os conteúdos e acompanha constantemente o progresso dos alunos.

    Gildo albino Figueiredo, 3 °periodo noite

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Achei super interessante conhecer o seria o AVA, pois nem imaginava do que se tratava. Enxergar esses ambientes virtuais de aprendizagem, como promotores de integração, só aumenta a utilidade desses, que se tornam assim, um grande trunfo para adequação do uso das TIcs em sala de aula.

    ResponderExcluir
  13. Vanessa do Nascimento Pereira18 de junho de 2010 às 04:33

    É muito legal e veio para facilitar a aprendizagem do aluno e auxiliar o professor na formação desses alunos

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito de sua postagem Joyce,
    Me identifiquei bastante com este tema, para mim foi gratificante estudá-lo para o seminário.
    Após visitar o moodle de nosso curso, pude ampliar a minha noção sobre a EAD. Percebi como este trabalho é levado a sério e quantas pessoas estão sendo beneficiadas através de recursos tecnológicos como este. O AVA é um espaço organizado, com vários profissionais envolvidos todos com o mesmo foco:
    Suprir, ainda que a distância, a necessidade de um professor (um mediador) na formação deste novos alunos e profissionais, além de subsidiar e fornecer uma formação para aqueles que possivelmente não teriam acesso.

    ResponderExcluir
  15. Simone Soares Mamede18 de junho de 2010 às 11:02

    Parabéns pela sua postagem Joyce!
    O AVA é um recurso essencial para o ensino a distância. Depois de fazer um artigo sobre ele e visitar o moodle, pude entender um pouco melhor sobre esse recurso, que antes nunca tinha ouvido falar. O Ava proporciona a interação do aluno com o professor, e auxilia o professor em todo o processo de transmitir dos conteúdos a serem estudados pelo o aluno.

    ResponderExcluir
  16. Muito boa sua postagem joyce,é muito bom quando os ambientes virtuais, são usados para fins educativos,isto faz com que a prendizagem seja socializada entre todos.
    Rosenilda Rodrigues,3º período noite

    ResponderExcluir
  17. Edna Maria Amâncio Silva21 de junho de 2010 às 15:22

    Gostei muito do seu texto Joyce, pois muitos alunos que gostariam de cursar uma universidade e pelo motivo de muitas cidades não possuírem um campus, os alunos ficavam impossibilitados de realizar os seus sonhos, mas hoje essa realidade mudou devido aos Ambientes Virtuais de Aprendizagens – AVA, que proporciona aos alunos um ensino superior à distância.
    Edna Maria Amâncio Silva, 3ºperído - noite

    ResponderExcluir
  18. Muito bom Joyce,o AVA é sem dúvida um ambiente para fins educativos,é uma boa forma de interatividade entre professores e alunos.
    Maria Nazaré Cavalcante de Sousa.3°período,noite.

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário