sexta-feira, 4 de junho de 2010

A tecnologia a serviço do brutos

Foi matéria da revista Veja edição 5 de maio,2010.Um em cada seis estudantes brasileiros do ensino fundamental já foi alvo de bullying no mundo virtual. Nesta matéria a autora Roberta de Abreu Lima e João Figueiredo, nos traz o drama de estudantes vítimas de assédio, organizado por grupos alimentados via internet, entre eles: a estudante paulista Brenda Mayer, 16 anos, que durante três meses seguidos foi alvo de humilhação sistemático encabeçados por um grupo de colegas do próprio colégio. As colegas de Brenda criaram uma comunidade no Orkut com o único objetivo de agredi-la. Ameaças terríveis eram deixadas: ”se você aparecer na escola, vamos te quebrar a cara!” ou “te mato”. Brenda emagreceu 4 quilos. O inferno da estudante só terminou quando ela trocou de escola.
A maldade dos agressores on-line é potencializada por cyberbullying. Os especialistas concordam que cabe à família como a escola orientar ou mesmo supervisionar o uso da internet pelos filhos ou alunos, de modo a evitar que eles se envolvam em situações de perigo. A pergunta é estamos preparados para esclarecer aos nossos alunos que a internet não é um território sem lei e que podem ser responsabilizados judicialmente caso postem comentários ou e-mails agressivos?

14 comentários:

  1. Excelente matéria da revista veja.Todos têm consciência de que atos agressores tanto dentro ou fora da internet devem ser punidos e em se tratando de bullyling é que não pode mesmo ficar em puni, pois essa agressão destroi a vida das pessoas envolvidas.Pais responsáveis tomam conta de seus filhos e eles são responsáveis por eles.

    ResponderExcluir
  2. È de conhecimento de todos nós os prejuízos que são causados as vítmimas de Bulling , e que os agressores deste tipo de violência a cada dia encontram novas formas de atormentar as suas vítimas. Isto serve para nos mostrar que a tecnlogia não tem só seu lado bom depedendo de quem a use ela pode proporcionar o bem ou mal.

    ResponderExcluir
  3. Edvalda Pereira - G2 - 3º Período/Tarde12 de junho de 2010 às 15:25

    A revista 'Nova Escola' do mês de junho/2010 também traz uma reportagem a cerca do Cyberbullying. Isso mostra como esse é um tema preocupante e recorrente no ambiente escolar.

    ResponderExcluir
  4. Muito interressante a matéria da revista nova escola, tendo em vista que muitos alunos sofrem com este tipo de agressão. Acredito que quando se trata de crianças e adolescentes, o uso do computador, da internet mais precisamente deve ser supevisionada pelos pais para que evite problemas mais graves.

    ALINE MANOELA 3º PERÍODO NOITE

    ResponderExcluir
  5. ALEX 3º período noite13 de junho de 2010 às 09:02

    A revista nova escola,traz sempre matérias importantes para seus leitores.o cyberbullying preocupa bastante, mas temos também as vítimas da pedofilia, que sem dúvida vem sendo alvo de muitos agressores. Portanto, temos que estar preparados para lidar com todas as situações relevantes contra nossas crianças.ATENÇÃO!!!

    ResponderExcluir
  6. Mesmo que Brenda tenha mudado de escola, sabemos que a existência de cyberbullying é real independente de onde ela for. Preocupa-me em saber que a má utilização desses recursos tecnológicos acarreta danos irreparáveis nas vítimas.

    Rosicleia, 3º período - noite

    ResponderExcluir
  7. A má utilização dos recursos tecnologicos e a falta de acompanhamento tanto dos pais como dos professores acabam acarretando prejuizos terrivéis para a criança e o adolescente.

    ResponderExcluir
  8. Grace Mary 3º período16 de junho de 2010 às 17:27

    Muito interressante a matéria, pois sabemos que esse tipo de agressão acarreta prejuizos irreparáveis para a vida da criança ou adolescente que passa por essa situação. essa matéria serve de alerta para o outro lado da tecnologia .

    ResponderExcluir
  9. Vanessa do Nascimento Pereira18 de junho de 2010 às 04:38

    Muito legal essa mat´éria da revisa veja, o importante é os pais e professores estarem sempre orientando seus filhos e alunos, pois na tecnologia não podemos espera só coisas boas.

    ResponderExcluir
  10. É sempre bom lembrarmos que as tecnologias também teu seu lado negativo, por isso é importante ficarmos atentos aos nossos alunos e alertá-los sobre os perigos da internet.
    Flaviane caxias, 3° período, noite.

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente essa prática também é encontrada nos meios tecnologicos,através de difamações que costumam mexer com o psicologico da pessoa.É importante sabermos os danos que essa "bricandeira maldosa" pode causar e que essas pessoas que praticam essa ação podem e devem ser processadas por calunia edifamação.

    Shirley Targino Silva 3° periodo/ noite.

    ResponderExcluir
  12. Mírian Vital - Pedagogia 3ºp.-noite.21 de junho de 2010 às 15:18

    Muito boa essa materia Elane,acredito que sim,podemos alertar nossos alunos,já existe especialistas em cyberbullying.Mas somos nos pais e educadores que podemos alertar de maneira mas eficaz,já que passamos o maior tempo com el@s.

    ResponderExcluir
  13. As tecnologias tem suas vantagens e desvantagens, a internet, por exemplo, é um recurso muito bom, rico de informações, mas infelizmente existem pessoas que não fazem o uso devido, utilizando-a para fins maldosos,chegando ao ponto de agredir e ameaçar os colegas da escola, entre outros. É de suma importância que os pais e educadores, seja no ambiente familiar ou escolar, acompanhem devidamente as crianças e os adolescentes, com o objetivo de alertá-los para que não cometam essas práticas maldosas.

    Joyce Rodrigues, terceiro período-noite

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário