sexta-feira, 30 de abril de 2010

Educação e Tecnológia uma Aliança Necessária


Educação e tecnológia uma parceria de suma importância,pois é através destas inovações que podemos incluir nossos alunos neste grande mundo digital, porém é de extrema necessidade que nós professores se conscientize da grande aliança em que devemos fazer em nossas sala de aula, entre educação e ensino tecnológico.
O desenvolvimento do conhecimento tecnológico tem contribuído para colocar em novas bases o modo de pensar apartir das inovações tecnológicas. Nesse sentido faz-se necessário refletir sobre as formas de ensinar e sobre a produção de materiais para uma educação comprometida com a superação das desigualdades, conflitos e contradições postas na sociedade, sem perder de vista a diversidade cultural. É fundamental que a escola, o professor e o aluno, tenham clareza de quais são os fins ou os motivos da atividade de ensino e de aprendizagem, contextualizem seus objetivos, definam as ações e procedimentos necessários para a consecução desses fins e considerem os objetos ou recursos disponíveis (tecnologias) para o trabalho escolar, partindo de uma análise crítica da realidade, criando condições para a formação da consciência crítica comprometida com a transformação da sociedade.

8 comentários:

  1. Muito boa sua postagem Layane. Se todos os professores fossem assim como vc diz que deveriam ser, a educação hoje seria muito defirente e de boa qualidade e até mesmo não seria necessária essas nossas discussões sobre esse assunto. Mas infelizmente nem todos o professores são assim, na verdade a maioria não é. Mas essas nossas discussões são muitos prazerosas e necessárias para a consientização dos professores, principalmente os do futuro.
    Gabriela Maria, 303 manhã, 3º período

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. muito interessante sua postagem.seria muito gratificante para os alunos e ate mesmo para os professores se eles trabalhassem com a tecnologia no ambiente escolar ,pois despertaria a curiosidade dos alunos e ele s buscariam aprender cada vez mais.

    ResponderExcluir
  4. muito bom essa postagem Layane, seria bom que os profissionais da educação trabalhassem com essas ferramentas as "tics" que é importante para o aprendizado dos alunos, o uso do mesmo seria uma grande evolução na educação

    ResponderExcluir
  5. Essa questão requer muito cuidado, pensamos que a tecnologia é um facilitador, mas ela só trabalha com este objetivo quando a utilizamos de forma correta, mas vamos lá mostrar que essa geração de pedagogas que esta nascendo será capaz de vincular a tecnologia e aplica-la junto com as demais disciplinas para facilitar o aprendizado!!!
    Roberya Viana / 3º Período / G6 / tarde - turma 2

    ResponderExcluir
  6. A tecnologia facilita muito nossas vidas, mas em relação a educação ela deve ser utilizada com cautela, para que ela realmente ajude no processo ensino aprendizagem, não deixando os métodos tradicionais de lado mas aliando a ele, e juntos melhorando a educação.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. A tecnologia ela facilita mas quando a
    ultilizamos de forma certa!

    Heleny Nunes

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário